PARTE DOS PROJETOS DE PPCI JÁ ESTÁ EM EXECUÇÃO

Crédito: Marcos Jatahy

Crédito: Marcos Jatahy

Fonte: www.jornalagora.com.br

Planos foram protocolados, ano passado, no órgão responsável

Das 72 escolas da  Rede Municipal de Ensino, 19 já estão com os projetos dos Planos de Proteção e Prevenção Contra Incêndio (PPCI) sendo executados.

A informação é do secretário de Município da Educação,André Lemes. Conforme o secretário, os projetos de PPCI foram elaborados no ano passado. “Nós fizemos os projetos para todas as escolas municipais, de acordo com a nova Lei. As escolas novas também já estão contempladas. Nós ingressamos, no ano passado, com os projetos no Corpo de Bombeiros“, destaca.

Ele explica que 19 projetos já foram aprovados pelo órgão responsável e que, após a aprovação, foi feita licitação para contratar a empresa, para executar os planos.

Decidimos não esperar todos serem aprovados e começar a fazer por lotes, para não ficarem esperando, porque são muitos projetos. No primeiro, são 19 escolas, e a empresa já está trabalhando – salienta o representante.

De acordo com Lemes, a segurança nas escolas é “um serviço prioritário“.

É a primeira vez que o Município vai regularizar as escolas neste sentido. Elas tinham os equipamentos básicos de segurança, mas não tinham um projeto específico, pois nenhum deles foi validado no Corpo de Bombeiros, de acordo com as regras estabelecidas – aponta.

Etapas

O secretário conta que a primeira etapa foi a entrega dos projetos, a segunda é a licitação por lotes, a terceira é a execução dos planos e, a quarta e última, é a vistoria pelo órgão responsável, o qual verifica se o PPCI foi executado corretamente.

Além disso, o responsável pela SMEd enfatiza que, no dia 15 de fevereiro, a empresa responsável pela execução do PPCI começou a trabalhar nas três escolas de Educação Infantil inauguradas neste ano.

No dia 1º de março, conforme o secretário, os projetos começaram a ser implantados nas outras escolas, as quais completam o primeiro lote. Ele diz que a previsão é que a execução dos planos do 1º lote levem 120 dias para serem concluídos, contando da data em que começaram a ser implantados. “Vamos lançar as licitações e executar os planos, até concluirmos os 100% das escolas da rede municipal“, finaliza André Lemes.

Por Aline Rodrigues
aline@jornalagora.com.br