ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL INAUGURA TRÊS NOVAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO MUNICÍPIO

Crédito: Marcos Jatahy

Crédito: Marcos Jatahy

Fonte: www.riogrande.rs.gov.br

A Prefeitura do Rio Grande realizou nesta segunda-feira (22) a inauguração de três novas escolas de Educação Infantil no Município. As inaugurações da EMEIs Prof.ª Débora Thomé Sayão (Bolaxa), Prof.ª Verenice Ferreira Gonçalves (Humaitá) e Prof.ª Nilza Alves Gonçalves (Bairro América) compuseram o encerramento oficial das comemorações dos 279 anos de Rio Grande.

Estiveram presentes nas cerimônias de inauguração: o ministro do Trabalho e Previdência Social Miguel Rosseto, representando a presidenta Dilma Rousseff; o prefeito Alexandre Lindenmeyer e a primeira-dama Eunice Lindenmeyer; o secretário Municipal de Educação André Lemes; o presidente do FNDE Idilvan Alencar; a reitora da Universidade Federal do Rio Grande Cleuza Sobral; o deputado federal Henrique Fontana; o comandante do 5º Distrito Naval Victor Cardoso Gomes; além de vereadores, diretores de escola, professores, comunidade em geral e profissionais da imprensa.

Durante a inauguração da primeira EMEI, a mãe e a irmã da professora homenageada (in memorian) com o nome da escola falaram da atuação de Débora Thomé Sayão na Rede Municipal de Ensino: “A atuação da Débora marcou pela visão antecipada da institucionalização da educação de 0 a 5 anos de idade. Durante sua trajetória ela nos proporcionou grandes aprendizados. A nós, familiares, nos resta agradecer à Prefeitura por esta merecida homenagem e dizer que temos a certeza do grande trabalho que será realizado dentro desta instituição”, completou Roberta Freitiani, irmã da homenageada.

O secretário André Lemes, por sua vez, parabenizou a todos os que contribuíram para que este momento finalmente chegasse e destacou o trabalho coletivo de toda a administração municipal: “Gostaria de parabenizar a todas as Secretarias Municipais que de alguma forma trabalharam para vivermos estas inaugurações. A educação infantil foi o centro do programa deste governo que, quando assumiu, teve por primeira ação conhecer a estrutura da Rede Municipal de Ensino. Diante do déficit e do abandono que vimos, a atitude não poderia ser outra, senão arregaçar as mangas e trabalhar muito em prol da educação. Este é sem dúvida um momento emocionante para todos nós”, completou.

Mil novas vagas para a Educação Infantil

Com o funcionamento das três novas EMEIs, a incorporação do Centro Educacional Fraternidade, localizado no Bairro Getúlio Vargas, e com a ampliação de vagas em outras escolas do Município, a Administração Municipal está criando mil novas vagas para a Educação Infantil em 2016. Outras cinco EMEIs estão em fase de conclusão – Vila da Quinta, Nova Quinta, ABC IX, Camping e Santa Rosa – e mais três entrarão em fase de licitação. A estimativa é chegar até o início de 2017 com o número de 3 mil novas vagas, o que representa universalizar o acesso das crianças de 4 a 5 anos na pré-escola.

Ao falar da prioridade da Educação para o atual governo municipal, o prefeito Alexandre Lindenmeyer disse que um dos seus maiores desejo é ter a oportunidade de ver todas as crianças tendo acesso à escola: “O que mais almejo é ver essas escolas com muitas crianças, é ver a inclusão de fato. É cobrir o déficit histórico da Educação Infantil em Rio Grande. Essa mil vagas nos motivam muito e a nossa meta é chegar até o final do ano com uma margem ainda maior alcançada. Parabéns a todos os professores que aqui trabalharão, às famílias e, principalmente, às crianças. Tenho a convicção de que é somente através da Educação que nós realmente conseguiremos transformar para melhor a nossa sociedade”, pontuou.

Já a cerimônia de inauguração da EMEI Verenice Ferreira Gonçalves foi marcada por muita emoção, vinda dos filhos da professora homenageada (in memorian), dos familiares e amigos próximos. Flávio Cezar Gonçalves tocou uma música em homenagem à lembrança da mãe, que deixou a todos recentemente. Sua filha, Natali Silveira, falou da vida professora: “Nossa mãe era uma daquelas raras pessoas que por onde passava era admirada por todos. Sempre justa nas palavras e irradiando alegria. Agora o seu nome se imortaliza e isso nos deixa muito honrados, tendo a certeza de que a sua luta incansável pela educação não foi em vão”, destacou emocionada.

Na solenidade de inauguração da EMEI Nilza Alves Gonçalves, a filha da homenageada, Neuza Gonçalves, agradeceu ao Executivo Municipal pela sensibilidade na escolha do nome e pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido por sua mãe que o ato representa.

Em nome da presidenta Dilma Rousseff, o ministro Miguel Rosseto desejou uma ótima caminhada a todos aqueles que farão parte do corpo administrativo e docente das três novas escolas e disse que “certamente as três professoras homenageadas sorriem no dia de hoje, assim como sorriem todos aqueles comprometidos com o processo educacional no nosso país”.

Estrutura das EMEI’s

As creches atenderão crianças de idade entre 0 e 5 anos. Cada escola possui oito salas, além de refeitórios, cozinhas, lavanderias, banheiros adaptados ao tamanho das crianças, biblioteca, espaço de lazer, vestiários de funcionários, sistema de prevenção de incêndio e setor administrativo. A capacidade de cada EMEI é de até 240 alunos em dois turnos de atendimento.

Ao mesmo passo que as novas escolas estão sendo construídas, o governo municipal realizou no ano passado concurso público para a ampliação do quadro de professores e cadastro de reserva da Rede Municipal de Ensino. Foram abertas diversas vagas para e Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais. As nomeações dos aprovados estão acontecendo desde o início do ano passado. Recentemente foram nomeados 114 professores. Destes, 96 para a Educação Infantil.

Gastos

As construções das EMEIs estão sendo financiadas por recursos do programa “Pró-Infância” do Governo Federal e por recursos próprios do Município, totalizando mais de R$ 20 milhões licitados. A meta é diminuir o déficit do Ensino Infantil em Rio Grande, uma vez que a demanda por creches cresceu, em grande medida, nos bairros periféricos da cidade nos últimos anos.

O Município, em parceria com o Governo Federal, assumiu o compromisso com a Educação e nomeou como prioridade a retomada das obras do Programa Pro-Infância durante a atual administração municipal. O programa foi instituído pela Resolução do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) nº 6, de 24 de abril de 2007, e faz parte das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do Ministério da Educação.

O principal objetivo do Pro-Infância é garantir o acesso de crianças a creches e escolas de educação infantil da Rede Pública de Ensino; além da melhoria da qualidade da Educação, através da construção de creches e pré-escolas, bem como aquisição de equipamentos para a rede física escolar desse nível educacional.

Assessoria de Comunicação/PMRG