- Crédito: Divulgação
- Crédito: Divulgação
Fonte: www.riogrande.rs.gov.br
Na noite do último domingo (24), na 43ª Feira do Livro, três escolas da Rede Municipal de Ensino realizaram os lançamentos de trabalhos construídos em conjunto entre estudantes e professores de Rio Grande durante o ano de 2015. Foram eles: a revista eletrônica da Escola SantAna “O Ciberbullying no Universo Escolar”; o livro da Escola Helena Small “África, prazer em conhecer!”; e o livro da Escola Valdir Castro “Nossas histórias estão apenas começando…”.
O livro “África, prazer em conhecer!” surgiu de um projeto homônimo idealizado pela professora de História Juliana Votto ao constatar que a Lei nº 10.639/03 não estava sendo aplicada de forma adequada. A Lei nº 10.639/03 torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio. Após esta constatação a professora e os alunos elaboraram uma apostila, que serviu de material para os estudos e que futuramente viria a se tornar o livro.
Para o secretário da Educação, André Lemes: “Foi um momento memorável, além de um orgulho sem tamanho em razão da dedicação e resultado do trabalho realizado em nossas escolas municipais. Conhecimento produzido e compartilhado. Cada escola pública receberá um exemplar para o acervo de suas bibliotecas”, disse.
Além dos lançamentos das três escolas, o Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (Caic) também está presente na Feira, organizando e coordenando a Rua das Crianças. A equipe do Núcleo de Bibliotecas da SMEd está com o Ônibus Biblioteca estacionado na Feira para visitação.
Assessoria de Comunicação/PMRG