- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
Fonte: www.riogrande.rs.gov.br
A Secretaria de Desenvolvimento, Inovação, Emprego e Renda (SMDIER), através do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI), realizou a abertura oficial da I Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação nesta terça-feira (20), no Anfiteatro Earle Barros do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).
Participaram da mesa de abertura, representando a reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, a diretora de Extensão do Campus Rio Grande do IFRS Viviane Rios Kweco; representando a reitora da Universidade Federal do Rio Grande, a diretora de Pesquisa e Pós-Graduação Ana Baisch; representando o prefeito, o secretário Municipal de Desenvolvimento, Inovação, Emprego e Renda Jordano Marques; representando o secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia do Rio Grande do Sul, o chefe de Gabinete Gilberto Pinho; representando o diretor geral do Campus Rio Grande, o diretor de Ensino Fábio Costa Magalhães; e o diretor de Pesquisa e Inovação do Campus Rio Grande do IFRS Miguel Albuquerque.
A I Semana Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação está integrada à 5ª Mostra da Produção Científica e Tecnológica (MPCT) e ao 4º Seminário de Extensão. A integração dos eventos é um esforço conjunto para promover o debate sobre a ciência, tecnologia e inovação no Município. A programação dos eventos iniciou na segunda-feira (19) e ocorre até a próxima sexta-feira (23), no IFRS-Campus- Rio Grande.
O secretário da SMDIER, Jordano Marques, destacou: “Na Feira do Polo Naval e na Feira Sul Energia ocorrerá os debates sobre os temas que envolvem inovação e tecnologia, na ocasião estaremos assinando um acordo com o cluster naval náutico e italiano, estamos sempre tentando aproximar a cidade das questões de tecnologia e inovação, buscando trazer indústrias de energia solar, da área da biomassa e de energia eólica”.
O diretor de Pesquisa e Inovação do Campus Rio Grande do IFRS, Miguel Albuquerque, ressaltou o orgulho em receber estes eventos. “Ao caminhar pelos pavilhões da instituição podemos observar no rosto de cada aluno que apresentar o seu experimento e o seu trabalho a imensa alegria de estar aqui mostrando para o público interno e externo o trabalho que é desenvolvido na escola”.
O presidente do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Vinícius de Oliveira, por motivo de viagem em um compromisso profissional não estava presente, mas falou via Skype sobre a importância do evento e destacou: “O grande desafio agora é encontrar qual é a melhor maneira de atuarmos enquanto instituições políticas, de ensino, ativas do Município para que Rio Grande deixe de ser um mero exportador de recursos humanos bem formados”. Vinicius destacou também que Rio Grande não tem uma lei municipal relacionada ao assunto, mas que o Conselho está trabalhando em uma redação para apresentar ao Executivo e ao Legislativo Municipal.
Após a abertura oficial, compuseram uma segunda mesa para discussão sobre os temas ciência, tecnologia, inovação, desenvolvimento e Rio Grande o secretário da SMDIER, Jordano Marques, a diretora de Pesquisa e Pós-Graduação, Ana Baisch, o diretor de Pesquisa e Inovação do Campus Rio Grande do IFRS, Miguel Albuquerque, e o diretor superintendente da Refinaria de Petróleo Riograndense, Hamilton Romanato Ribeiro.
Redigido por: Michele Gonçalves