ALUNOS DA ESCOLA MUNICIPAL HELENA SMALL PARTICIPAM DO PROJETO “ÁFRICA, PRAZER EM CONHECER!”

Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

Fonte: www.riogrande.rs.gov.br

Alunos de cinco turmas de sexto ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Helena Small participaram da construção de um livro a partir do projeto “África, prazer em conhecer!”. O projeto, idealizado pela professora de História Juliana Votto, surgiu a partir da constatação de que a Lei nº 10.639/03 não estava sendo aplicada de forma adequada. A Lei nº 10.639/03 torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio.

A partir de um texto sobre a África, elaborado pelos alunos, a professora constatou que os estudantes tinham conceitos estereotipados sobre a cultura afro-brasileira e africana e os livros didáticos adotados não continham conteúdos suficientes para a realização dos estudos. Após esta constatação, foi elaborada pelos alunos uma apostila, que serviu de material para os estudos.

Além das aulas teóricas, os alunos participaram de oficinas, palestras, vivências, bate-papos, e de uma aula de português dos alunos senegaleses que vivem em Rio Grande, alterando a dinâmica das aulas e aumentando o interesse dos alunos pela história apresentada. Estas atividades foram ministradas por convidados que atuam no Movimento Negro, membros de coletivos e/ou organizações ligadas às demandas da população negra no Brasil.

Segundo a professora Juliana Votto: “A motivação dos alunos foi crescente, a cada aula sentiam-se mais envolvidos com as atividades proporcionadas pelos convidados e pelas aulas teóricas com a seleção de material realizada especialmente para o projeto, a participação foi intensa e os índices de aprovação cresceram muito”.

A educadora da rede básica ressalta a satisfação com o resultado do trabalho “A atividade atingiu dimensões jamais projetadas por mim e pelos colaboradores. O livro está lindo e foi escrito por muitas mãos, ele é resultado do esforço de muitas pessoas, é uma realização pessoal e profissional, que prova que com boa vontade, incentivo e trabalho pesado, a educação tem um incrível potencial libertador. E é fundamental salientar a importância do trabalho com a Lei nº 10.639/03, sobretudo em um cenário nacional em que o preconceito se faz presente das mais variadas formas”.

O livro “África, prazer em conhecer!” será lançado entre os meses de outubro e novembro, no auditório da escola Municipal Helena Small para as famílias dos estudantes e, posteriormente, em outros eventos no Município. A publicação do livro conta com o apoio da Secretaria de Município de Educação (SMEd).

Os exemplares serão distribuídos para os autores, participantes e entre as instituições de ensino do Município. “Nosso desejo é que seja utilizado em outros momentos e em outras disciplinas. Além disso, nosso objetivo é incentivar outras escolas a trabalhar de forma inovadora com a Lei nº 10.639/03” finaliza a professora.

 Redigido por: Michele Gonçalves