Fonte: www.riogrande.rs.gov.br
A exemplo do que ocorre todo mês de setembro, na tarde deste sábado (5), mais uma vez o Centro de Rio Grande ficou colorido em razão do desfile das escolas do Município. No total, 13 grupos passaram pelo percurso destinado ao desfile, que incluiu quase toda a extensão da Rua General Neto (altura da Divisão de Bibliotecas da SMEd) até o Paço Municipal, em frente à Prefeitura.
O prefeito Alexandre Lindenmeyer destacou sua alegria em fazer parte do momento, agradeceu a presença de todos os rio-grandinos que estiveram reunidos no Paço Municipal para prestigiar o tradicional desfile escolar do Município e declarou o evento oficialmente aberto. Lindenmeyer também fez à comunidade um convite para que conhecessem o projeto “Quitanda Cultural”, da Secretaria da Cultura, que aconteceu simultaneamente ao desfile, na Praça Xavier Ferreira.
A Banda Marcial da Escola Coriolano Benício foi a responsável por abrir o desfile. A banda existe há cinco anos e é composta por alunos e ex-alunos da escola de nome homônimo, localizada na Vila da Quinta. A banda concretizou-se a partir de um antigo sonho da comunidade escolar, bem como da necessidade de formação e resgate da autoestima dos alunos por meio da musicalidade e da motivação no processo de ensino-aprendizagem.
O secretário da Educação, André Lemes, reiterou a importância do momento para o Município. “Este é um momento importante para a nossa cidade, para as nossas escolas. Trata-se da oportunidade que elas têm de poder manifestar o seu trabalho. Muito mais que uma devoção à pátria, o sentimento aqui é de tarefa cumprida, em razão do que a Educação do nosso Município vem fazendo. Exatamente neste momento em que a situação do país é bastante conturbada, nós damos aqui um exemplo muito positivo de que é possível sim viver numa democracia e de que temos que manter as instituições democráticas funcionando e as nossas escolas deram esse exemplo hoje”, ressaltou o secretário.
A Escola Municipal de Educação Bilíngue Profª Carmem Regina Teixeira, criada em fevereiro deste ano, participou pela primeira vez do desfile da semana da pátria. Nos cartazes, carregados por alunos e professores, as mensagens eram de agradecimento pelo empenho da prefeitura e Secretaria da Educação em apoiar a causa e atender à necessidade de criação de uma instituição de ensino que lecione a Língua de Sinais em Rio Grande.
Além das apresentações das bandas das escolas, tocando marchas tradicionais e arranjos inusitados, as instituições de ensino também levaram para a “avenida” suas homenagens, mensagens e pedidos de um mundo melhor. Compostas em blocos temáticos, as crianças, adolescentes e adultos carregavam faixas temáticas, tais como: pedido de preservação ao meio-ambiente, de valorização da cultura, do folclore, de respeito, de solidariedade, de bondade, de justiça, de gratidão e de amor.
Ainda em alusão à Semana da Pátria foram realizadas, também no sábado, a abertura da exposição das Forças Armadas (no entorno do Mercado Público) e concertos da Banda do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha, Banda Marcial Mascarenhas, Banda da Brigada Militar e Banda Silva Gama.
A ordem do desfile escolar foi a seguinte: Banda Marcial Coriolano Benício, E.M.E.I Castelo Branco, E.M.E.I Dayse Guma Pagel, Escola Municipal de Educação Bilíngue Profª Carmem Regina Teixeira (primeira vez no desfile), E.M.E.F Altamir de Lacerda Nascimento, Banda Marcial Cristóvão Pereira de Abreu, E.M.E.F Profº João Oliveira Martins, E.M.E.F Profº Manoel Martins Mano, E.M.E.F Dom Pedro II, E.M.E.F Sant’Ana, E.M.E.F Helena Small, Banda Marcial Profº Carlos Lorea Pinto e Banda Marcial Silva Gama.
Prestigiaram o desfile as seguintes autoridades: o prefeito Alexandre Lindenmeyer, o secretário de Educação André Lemes, o secretário da Cultura Ricardo Freitas, o secretário de Comunicação Paulo Rodrigues, a secretária-adjunta da Educação Lecy Bandeira, a primeira-dama Eunice Lindenmeyer, o comandante do 6º BPM do Rio Grande, Leonardo Nunes e o vereador Cláudio Costa.
Redigido por: Rosélia Falcão
Fotos: Rosélia Falcão/ Roberton Reis/ Fernanda Cruz