- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
- Crédito: Roberton Reis
A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), no início da noite da última quinta-feira, 19 de fevereiro, dia em que Rio Grande completou 278 anos, realizou, na Sociedade Amigos do Cassino (SAC), a Cerimônia de Abertura Oficial do Ano Letivo 2015 da Rede Pública Municipal de Ensino.
Mesmo com a contínua e forte chuva que atingiu a cidade, o evento contou com grande participação dos professores, gestores escolares e demais trabalhadores ligados à educação da rede municipal. A Aula Inaugural também foi prestigiada por diversas autoridades, como o vice-prefeito Eduardo Lawson; os secretários de Município, Alexandre Protásio (Fazenda) e Cleide Rodrigues (Gestão Administrativa); a vereadora Denise Marques; a secretária-Adjunta da SMEd, Neci Coelho, bem como as superintendentes de Gestão Pedagógica e de Gestão da Educação, Juliane Alves e Rejane Veleda, respectivamente.
As autoridades que deram início à Solenidade foram as seguintes: o prefeito de Rio Grande, Alexandre Lindenmeyer; o vice-prefeito Eduardo Lawson; o secretário de Município da Educação, André Lemes da Silva; a representante da reitora da FURG, Silvana Zasso; a representante do Conselho Municipal de Educação, Rosana Pfarrius; e a coordenadora do SINTERG, Suzane Barros.
“Ao longo desses dois anos de governo nós procuramos, de forma gradativa, realizar ações efetivas na valorização dos nossos trabalhadores em educação. Penso que, não foi tanto quanto nós gostaríamos, mas entendemos que foi o possível dentro da nossa realidade”, afirmou o prefeito Alexandre.
O secretário da Educação, André Lemes, destacou em sua fala inicial “temos um desafio imenso no Ensino Fundamental: qualificar a aprendizagem das nossas crianças. O desafio é de todos nós que fazemos o dia a dia da sala de aula. Temos que qualificar o Ensino Fundamental para que nossas crianças saibam cada vez mais, tendo autonomia no seu processo de escolarização”. O secretário também afirmou que os grandes desafios que dizem respeito à Educação Infantil e à Educação de Jovens e Adultos têm sido vencidos e continuarão sendo enfrentados, como um compromisso assumido com a educação do município.
O evento contou com a fala de dois professores da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) que muito têm contribuído com seus conhecimentos e experiências nas reflexões acerca das práticas pedagógicas dos docentes da rede: Maria do Carmo Galiazzi, Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; e José Vicente de Freitas, Doutor em História e Sociedade pela UNESP – Faculdade de Ciências e Letras de Assis, São Paulo.
A Aula Inaugural, que teve como temática a “Alegria”, encerrou com a peça teatral “O impaciente”, encenada por André Barros e Nicole Péres, atores rio-grandinos que abordaram a escolha profissional para o magistério.
SMEd
Roberton Reis