PEQUENOS APRENDIZES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Fonte: www.jornalagora.com.br

Uma aula de educação ambiental movimentou a sala de aula da turma do 1º ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria da Graça Reyes (4ª Secção da Barra).

Na aula desta quarta (5), os alunos participaram do lançamento da campanha “Nossa vida, nossos mares”, do projeto Pinípedes do Sul – Conservação de leões e lobos-marinhos na Costa Sul do Brasil, desenvolvido pelo Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental (Nema), com o patrocínio da Petrobras.

Segundo a professora da turma, Karina da Rosa, a turma já participou esse ano de outros projetos de educação ambiental. “Eles já tiveram atividades com o pessoal do Projeto Albatroz, do Tartarugas no Mar. O pessoal do Nema está sempre por aqui. Esse tipo de atividade é importante para tornar a criança mais sensível, para que eles se coloquem no lugar do outro e parte do meio ambiente”, destacou Karina, ressaltando ainda que a maioria de seus alunos é filho, neto ou sobrinho de pescador. “Eles sempre trazem muitas histórias desse meio que eles vivenciam. É uma turma extremamente inteligente”, ressaltou a orgulhosa professora.

E a inteligência e o interesse pelo assunto por parte da turminha do 1º ano foi o que mais se destacou na palestra ministrada pela geóloga Carla Krivellaro, do Nema. A todo momento, os alunos interrompiam a palestra mostrando que tinham conhecimento do assunto. “Eu sei o que é isso, é para proteger o mar”, disse o pequeno Artur Rodrigues Perez, ao ver a foto das dunas.

Carla falou sobre a conservação dos leões e lobos marinhos. “O que são unidades de conservação?” questionou Carla, antes de falar sobre a importância dos Refúgios de Vida Silvestre da Ilha dos Lobos (em Torres) e do Molhe Leste (em São José do Norte).

A geóloga do Nema falou também dos aspectos relacionados aos impactos antrópicos, em especial àqueles ligados à pesca. “A pesca com rede é um dos principais problemas de mortalidade de leões e lobos marinhos”, ressaltou Carla. A professora Karina quetionou os alunos: “Já vimos que isso ocorre com outros animais também, não é turminha?”, ao que os alunos prontamente responderam. “Sim, com o albatroz e com a tartaruga”, lembraram os pequenos.

Além de participarem das palestras, os alunos do 1º ano receberam cadernos temáticos que fazem parte da campanha “Nossa vida, nossos mares”.

As atividades de educação e divulgação da “Nossa vida, nossos mares” são direcionadas à comunidade em geral, com o objetivo de levar a este público informações sobre as espécies de leões e lobos-marinhos que vivem no Brasil, buscando envolver e mobilizar a comunidade quanto à sua corresponsabilidade na conservação dos Pinípedes e seus ecossistemas.

Por Eduarda Toralles
eduarda@jornalagora.com.br