ENCONTRO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DISCUTE AVALIAÇÕES E INTERDISCIPLINARIDADE

Fonte: www.diariopopular.com.br

Ao total serão 18 sábados de formação aos professores do Ensino Fundamental e da Educação Infantil. (Foto: Marcus Maciel - DP)

Ao total serão 18 sábados de formação aos professores do Ensino Fundamental e da Educação Infantil. (Foto: Marcus Maciel – DP)

Serão 18 reuniões em 2014, com a finalidade de debater a prática e as dificuldades dos profissionais

O 4º Encontro de Formação Continuada, dirigido aos professores dos Anos Finais do Ensino Fundamental, promoveu reflexões coletivas sobre as avaliações escolares, experiências e a interdisciplinaridade nas escolas da rede municipal. Serão 18 reuniões em 2014, com a finalidade de debater a prática e as dificuldades dos profissionais.

Em uma das atividades do encontro, sábado, na sede do CTG Mate Amargo, o palestrante e docente da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Antônio Maurício Medeiros Alves, e a educadora da rede municipal, Simone Spotorno, tiveram a oportunidade de apresentar suas experiências e relatos na discussão de possibilidades da melhora no ensino. Exemplos de iniciativas em sala de aula, mudança nas avaliações e nos métodos de abordagens dos conteúdos foram expostos pelos dois professores em vista de qualificar as relações com os alunos e facilitar sua compreensão.

A formação realizada pelo Núcleo dos Anos Finais do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação proporcionou a reflexão para muitos professores sobre sua prática pedagógica. “O evento contribui muito para repensar nossas atividades. Me sinto motivada pelas discussões”, conta a professora de Matemática, Carla Lempek Montanhês.

Para o professor de Artes, Jayme de Freitas, é importante momentos para debates e troca de conhecimentos. “Tô adorando. Muitas vezes reclamamos que o município não oportuniza eventos e não dá apoio. É um momento de refletir sobre nossas práticas, trocar experiências e sair da reprodução automática”, afirma, em relação aos aprendizados adquiridos na formação e aos questionamentos propostos sobre o hábito de sala de aula.

Ação permanente

O secretário de Educação, André Lemes, garante que a formação continuada é prioridade: “Queremos qualificar pensando no dia a dia da prática pedagógica”. Os quatro encontros que discutem os processos de aprendizagem, que podem provocar mudanças na postura pedagógica dos docentes, já debateram o uso de tecnologias em sala de aula, ofertaram oficinas por área de atuação e, no sábado, questionaram os métodos de avaliação usados na rede municipal. Ao total serão 18 sábados de formação aos professores do Ensino Fundamental e da Educação Infantil.