RESPONSÁVEIS PELO PROJETO CTC VISITAM O PREFEITO ALEXANDRE LINDENMEYER

Crédito: Marcos Jatahy

Crédito: Marcos Jatahy

Fonte: www.riogrande.rs.gov.br

Na busca de ensinar o conhecimento científco para adolescentes, reforçando novas formas de pensar e raciocinar, o município tem implementado o Programa Ciência e Tecnologia com Criatividade (CTC) em seis escolas. Nesta terça-feira (10), o prefeito Alexandre Lindenmeyer recebeu o gestor da Secretaria de Município da Educação (SMED), André Lemes, a representante do Núcleo de Educação Ambiental da SMED e Tutora local do Instituto Abramundo, Thasiana Lima, a Consultora Pedagógica do Instituto Abramundo, Luciana Hubner e a Gerente de Investimento Social da BG Brasil, Pâmella De-Cnop, para demonstração de informações do primeiro ano de funcionamento das ações.

O projeto tem durabilidade de cinco anos em cada município e foi instituído em Rio Grande no primeiro semestre de 2013. Abrangendo as escolas E.M.E.F. Altamir de Lacerda Nascimento, E.M.E.F João De Oliveira Martins, E.M.E.F. PROFª Wanda Rocha Martins, E.M.E.F. Cipriano Porto Alegre, E.M.E.F. França Pinto e E.M.E.F. Valdir Castro, todas de ensino fundamental, o programa busca a melhoria da qualidade de aprendizado dos alunos na área de ciências, do 1° ao 9° ano. O intercâmbio para funcionamento do projeto ocorre com a BG Brasil como financiador, o Instituto Abramundo como executor e a Prefeitura Municipal como beneficiário.

Só neste primeiro ano os indíces de aprovação dos alunos e o Indice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) nestas escolas aumentou cerca de 10%. A interação entre gestores, professores e alunos também modificou-se após o programa ter sido inserido. Segundo Lindenmeyer, incentivar essa participação e tornar o ambiente de estudo mais atraente é a provocação a ser realizada. “Maior desafio de hoje é estimular o adolescente a permanecer no espaço de ensino”, apontou.

Para Lemes, o maior desafio é trabalhar com a base do ensino, os professores. A busca do município neste momento é por investimentos em equipamento para estes obterem maior estímulo e sucesso para o ensino. “O acompanhamento do trabalho também faz parte do estímulo”, afirmou André. Este acompanhamento e recursos são disponibilizados pelo CTC, já que estes doam aos professores livros, materiais para investigação do desenvolvimento do trabalho e monitoram a implementação e aprendizagem.