O secretário de Município da Educação de Rio Grande, André Lemes, entre os dias 27 e 30 de maio, estará em Florianópolis, Santa Catarina, participando do 6º Fórum Nacional Extraordinário dos Dirigentes Municipais de Educação – O fortalecimento da gestão das políticas educacionais para garantir o direito à educação, o qual é promovido pela UNDIME (União dos Dirigentes Municipais de Educação).
Neste ano, o Fórum terá um formato diferenciado. Serão quatro dias divididos entre palestras, oficinas e as visitas às salas de atendimento governamental. A UNDIME optou por proporcionar, durante as oficinas, momentos em que os participantes poderão discutir, de forma mais aprofundada, áreas da gestão da educação municipal, tais como: administrativa, alimentação escolar, democrática, estrutura e documentação, orçamentária e financeira, pedagógica, pessoas, transporte escolar, além do Plano Municipal de Educação e o uso dos indicadores educacionais. O objetivo é trabalhar a partir do ambiente virtual Conviva Educação (convivaeducacao.org.br), já que ele se organiza nessas áreas de gestão. Para participar das atividades das oficinas de forma efetiva, todos deverão levar o próprio computador e verificar seu cadastro no Conviva antes do encontro.
Durante as manhãs, os participantes poderão visitar as salas de atendimento governamental (SEB, Sase, Secadi, FNDE, Inep, Capes e MDS) e os estandes dos parceiros institucionais da UNDIME. No período da tarde, serão realizadas as palestras (dia 27) e as oficinas (dias 28 e 29 de maio). As palestras do último dia, 30 de maio, acontecerão pela manhã.
As atividades previstas para os quatro dias do Fórum serão transmitidas em tempo real, via web, com tradução para Língua Brasileira de Sinais (Libras). Para acompanhar, basta acessar o portal da UNIDIME, a partir do dia 27 de maio, quando começa o evento.
Como o número de vagas para participar do Fórum é limitado e os temas discutidos ao longo dos quatro dias interessa a muitos dirigentes e a comunidade educacional em geral, a UNDIME quer que a informação seja difundida para o maior número possível de pessoas. Por isso, tudo será transmitido ao vivo.
SMEd
Roberton Reis