A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) chega a sua 20ª edição neste ano de 2017 e, em 20 anos de existência, a OBA já distribuiu cerca de 40 mil medalhas e recebeu 8 milhões de participantes, entre alunos da escola pública e privada. Segundo os organizadores, o objetivo é estimular o interesse pela área nos jovens.
A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), entre alunos de todos os anos do Ensino Fundamental e Médio, em todo território nacional. Neste ano, a aplicação da prova da OBA ocorrerá no dia 19 de maio, nas próprias escolas inscritas. Em Rio Grande, as Escolas Municipais de Ensino Fundamental que participarão da 20ª OBA são: Bento Gonçalves, Cipriano Porto Alegre, Marília Rodrigues Santos, Mate Amargo e Valdir Castro.
Os melhores classificados irão representar o Brasil na Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica e na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica de 2018. Além disso, os participantes também irão concorrer a vagas nas Jornadas Espaciais de São José dos Campos, em São Paulo, onde assistirão palestras e receberão material próprio.
SMEd
Roberton Reis