- Crédito: EMEF Peixoto Primo
- Crédito: EMEF Peixoto Primo
- Crédito: EMEF Peixoto Primo
- Crédito: EMEF Peixoto Primo
- Crédito: EMEF Peixoto Primo
- Crédito: EMEF Peixoto Primo
Desde dezembro de 2014, integrantes do Grupo PhotoGraphein, do Núcleo de Pesquisa em Fotografia e Educação da Universidade Federal de Pelotas (UFPel/CNPq), desenvolvem atividades acerca da formação das imagens com estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Peixoto Primo, localizada no bairro Querência, com a colaboração da professora Xênia Velloso, também pesquisadora do Núcleo.
As ações integram o projeto de extensão da UFPel: “PhotoGraphein vai à Escola”, vinculado ao Curso de Artes Visuais – Licenciatura, do Centro de Artes, que é coordenado pela Prof.ª Cláudia Brandão. O projeto visa proporcionar um espaço para a discussão da fotografia como uma possibilidade de ver o mundo sob outra perspectiva, propondo o exercício do olhar crítico sobre o cotidiano. Tais práticas possibilitam o desenvolvimento de leituras visuais do mundo de modo lúdico, estimulando a percepção acerca da importância das imagens na contemporaneidade.
Durante as atividades, o grupo de alunos da professora Xênia construiu e utilizou “câmeras pinholes lata-de-sardinha”, e, posteriormente, montaram uma exposição no pátio da escola com as fotografias resultantes da atividade. Também foi erguida uma câmara escura gigante, que foi visitada pelos demais estudantes. Além disso, foram realizadas experimentações com outros dispositivos formadores de imagens e saídas fotográficas à beira mar, com a feitura de bolhas de sabão gigantes.
“Todas essas práticas provocaram uma maior aproximação e envolvimento do PhotoGraphein com a comunidade da Escola Peixoto Primo, culminando com a criação de um grupo fechado no Facebook que nos mantém em permanente contato. Comprovamos que investigar os métodos artesanais que retomam as primeiras experiências dos princípios da fotografia sensibiliza os olhares, estimulando a criticidade frente à maciça produção de imagens proporcionadas pelos equipamentos digitais”, explicou a Prof.ª Cláudia Brandão
SMEd
Roberton Reis
EMEF Peixoto Primo
Prof.ª Xênia Velloso
Universidade Federal de Pelotas
Prof.ª Cláudia Brandão