A 2ª Jornada Formativa da Educação Infantil discutirá sobre a brincadeira e sua importância para o desenvolvimento e aprendizagem da criança. Propõe-se nesta ação formativa, discutir e refletir sobre o papel da brincadeira no contexto da Educação Infantil, bem como compreendê-la enquanto um dos eixos norteadores das práticas pedagógicas desenvolvidas na primeira etapa da Educação Básica. Diante disso, é fundamental manter o diálogo com o Documento Orientador Curricular do Território Rio-grandino, que continuará a subsidiar as reflexões em torno dos direitos da criança, os campos de experiências e os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento.

Responsável: Núcleo de Educação Infantil

O Núcleo dos Anos Iniciais nessa segunda jornada tem como objetivo aguçar discussões e reflexões com relação à temática das tecnologias, alicerçadas no Documento Orientador Curricular do Território Rio-grandino e as novas possibilidades para as práticas pedagógicas, nas quais é necessário um pensar sobre as tecnologias, não só no sentido da conectividade, e sim como uma ferramenta que potencializa o fazer pedagógico e as novas aprendizagens.

Responsável: Núcleo dos Anos Iniciais

A 2ª Jornada Formativa dos Anos Finais tem como objetivo fomentar o estudo acerca das Metodologias Ativas, as quais corroboram para a posição do(a) estudante como pesquisador(a), estando no centro do processo de ensino-aprendizagem. Entendemos essas metodologias como possibilitadorasde vir a contribuir com a prática docente, seja por Aprendizagem baseada por Projetos, Aprendizagem baseada por problemas, Sala de aula invertida ou Gamificação, entre outras.

Responsável: Núcleo dos Anos Finais

A 2ª Jornada Formativa do Núcleo da Educação de Jovens e Adultos tem por objetivo promover reflexões sobre o atual momento e a necessidade de repensarmos o nosso fazer docente, tendo como foco as metodologias ativas em concordância com o Documento Orientador Curricular do Território Rio-grandino. É a nossa oportunidade de partilhar ideias e fortalecer o processo educativo, seja ele remoto ou presencial.

Responsável: Núcleo de Educação de Jovens e Adultos – EJA

A II Jornada Formativa busca dialogar com o Documento Orientador Curricular do Território Rio-grandino e interfaces com o Projeto Político Pedagógico. Nessa jornada vamos aprofundar os estudos sobre a Formação Humana Integral e o conceito de competências.

Responsável: Núcleo de Orientação e Supervisão – Coordenação/Supervisão Pedagógica

A Jornada Formativa visa abordar o tema“Garantia de Direitos”, presente no Documento Orientador Curricular do Território Rio-grandino, promovendo o estudo e a qualificação das ferramentas adotadas pelo município na construção de estratégias que orientem as ações das escolas, em uma perspectiva de trabalho em rede.

Responsável: Núcleo de Orientação e Supervisão – Orientação Educacional/Profissionais Referência do Busca Ativa Escolar

A jornada formativa do Núcleo de Educação Ambiental, Patrimonial e Étnico-racial, tem como objetivo fomentar reflexões a cerca da utilização da temática Educação Patrimonial no ambiente escolar a fim de promover  uma educação pautada na valorização  da identidade e da cidadania.

Responsável: Núcleo de Educação Ambiental, Patrimonial e Étnico-Racial

A Jornada Formativa da Educação Ambiental: “Reflexões e práticas à luz do Documento Orientador Curricular do Território Rio-grandino” tem por objetivo resgatar e apresentar a Conferência Municipal Infantojuvenil de Educação Ambiental –
2019, relacionando tanto sua construção quanto sua realização às Competências previstas no DOCTR, bem como na BNCC.
Nesse sentido, pretendemos, que essa proposta, também seja entendida como um convite às (aos) colegas que vislumbram um aprofundamento, ou mesmo uma introdução, dos temas pertinentes à Educação Ambiental em seu trabalho com os (as) estudantes.

Responsável: GT Educação Ambiental

A Jornada Formativa do Núcleo de Diversidade e Inclusão visa esclarecer sobre a diferença entre Educação Especial e Educação Inclusiva, bem como, desencadear reflexões sobre o processo inclusivo nas escolas, na busca de uma educação com mais equidade, que possa contribuir para a sustentabilidade social.

Responsável: Núcleo de Diversidade e Inclusão

A Jornada Formativa para a Educação das Relações Étnico-Raciais tem como objetivo incentivar os profissionais da área de educação infantil a promoverem a igualdade racial em suas práticas pedagógicas dialogando com o Documento Orientador Curricular do Território Rio-grandino: Educação Infantil, tornando possível desenvolver um processo consistente de formação continuada para incluir a dimensão e uma educação antirracista nas nstituições de educação infantil.

Assessoria das Relações Étnico-Raciais – Profª Msc Ingrid Costa
Núcleo de Educação Ambiental e Patrimonial – Responsável: Profª
Fátima Barboza