Livro: Desemparedamento da Infância/ A escola como lugar de encontro com a natureza (Prefácio: Lea Tiriba, Organização: Maria Isabel Amando de Barros).

Leituras propositivas:

  • Prefácio (Lea Tiriba)
  • Escuta das crianças- pág. 40
  • Capítulo: Por que é importante brincar e aprender com a- e na natureza na escola- pág. 80 a 89
  • Escola é lugar de experimentar-se em movimento
  • Escola é lugar de encontros e de sentir-se bem
  • Escola é lugar de sentido, significado e interesse.
  • Escola é lugar de brincar

 

6. Fórum Interativo

O Fórum Interativo da 2ª Jornada Formativa da Educação Infantil tem como objetivo discutir e refletir sobre a importância da brincadeira no cotidiano da etapa da Educação Infantil. É um espaço educativo, para que, possamos problematizar questões pedagógicas relacionadas à prática docente. Nesse intuito, convidamos aos(as) professores(as) participantes desta jornada a compartilharem suas considerações sobre esta temática,considerando a importância da brincadeira para o desenvolvimento infantil, o espaço que esta ocupa na prática pedagógica e qual o papel do professor nesta mediação. Comente:

“Para a criança, o brincar é a atividade principal do dia-a-dia. É importante porque dá a ela o poder de tomar decisões, expressar sentimentos e valores, conhecer a si, aos outros e o mundo, de repetir ações prazerosas, de partilhar, expressar sua individualidade e identidade por meio de diferentes linguagens, de usar o corpo, os sentidos, os movimentos, de solucionar problemas e criar. Ao brincar, a criança experimenta o poder de explorar o mundo dos objetos, das pessoas, da natureza e da cultura, para compreendê-lo e expressá-lo por meio de variadas linguagens. Mas é no plano da imaginação que o brincar se destaca pela mobilização dos significados. Enfim, sua importância se relaciona com a cultura da infância, que coloca a brincadeira como ferramenta para a criança se expressar, aprender e se desenvolver.” (KISHIMOTO, 2010, p.1)

Referência:

KISHIMOTO, T. M. Brinquedos e brincadeiras na educação infantil. Anais do I Seminário Nacional: Currículo Em Movimento – Perspectivas Atuais Belo Horizonte, novembro de 2010.