Feliz 2017!

Divulgação

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através da Superintendência de Gestão Pedagógica, divulgou nesta sexta-feira, 30 de dezembro de 2016, o Calendário Escolar 2017, o qual foi construído conjuntamente com os gestores das escolas da rede pública municipal de ensino.

O Calendário assinala o dia 15 de fevereiro como data inicial do ano letivo, tendo seu término previsto para o dia 12 de dezembro. Já o recesso escolar de inverno inicia no dia 17 de julho, estendendo-se  até 29 de julho.

O Calendário Escolar 2017 está organizado de forma a atender os 200 dias letivos e as 800 horas no Ensino Fundamental, de acordo com a LDB 9394/96. Nas escolas que possuem Educação de Jovens Adultos (EJA), o Calendário segue como previsto na Lei: 100 dias no primeiro semestre e 100 dias no segundo.

Dentre as atividades que constam no Calendário Escolar 2017, destacam-se a “Aula inaugural”, que ocorrerá no dia 13 de fevereiro, e a “Avaliação do Plano de Ação”, que acontecerá no dia 15 de julho; entre outras.

A Secretaria de Município da Educação continuará, em 2017, propondo espaços de Formação Continuada para todos os docentes da rede, de acordo com o cronograma que será divulgado em breve.

Acesse aqui o Calendário Escolar 2017 da Rede Municipal.

 

SMEd

Divulgação

SMEd

Divulgação

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd) está disponibilizando para download a versão digital, em formato PDF, do Plano de Estudos do Ensino Fundamental – Anos Finais da Rede Pública Municipal do Rio Grande.

SMEd

Divulgação

SMEd
Roberton Reis
Com informações da EMEF Dolores Garcia

Divulgação

No dia 16 de dezembro de 2016, na Escola Municipal para a Diversidade Cultural e Inclusão Escola Viva, a Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd) realizou o lançamento do Livro Digital “Escola ComVida: Tecendo Saberes e Práticas Significativas nos Anos Finais do Ensino Fundamental”.

Esse livro resultou de um trabalho que iniciou no ano de 2013, quando as Assessorias Pedagógicas dos Anos Finais da SMEd visitaram as escolas da rede pública municipal de ensino e conversaram com os professores sobre as temáticas que desejavam discutir e estudar no processo formativo do ano seguinte.

De posse dessas temáticas, foi organizada a formação continuada do ano de 2014. No total, foram sete encontros, distribuídos no decorrer do ano; e em todos os encontros realizados foram feitos relatos de experiência de professores da rede, com o intuito de compartilhar as práticas pedagógicas vivenciadas no espaço escolar, pois se acreditava na importância da socialização dos trabalhos como ferramenta para combater a cultura do isolamento.

Com o mesmo propósito, os professores participantes do processo formativo foram incentivados a relatar experiências pedagógicas significativas, com o objetivo de compartilhar essas práticas que, em muitos momentos, ficam restritas às salas de aula. Esses textos foram entrelaçados com os escritos de professores do Ensino Superior, que estiveram presentes, contribuindo de forma significativa naquela formação continuada.

Como assinala Marta Leivas, coordenadora do Núcleo do Ensino Fundamental – Anos Finais “este momento é muito especial para todos nós, pois muitas mãos, vozes e pensamentos contribuíram para tecer este livro que bordou histórias, costurou sonhos e participou da consolidação de uma Escola ComVida na rede municipal de ensino da cidade do Rio Grande”.

Acesse aqui o Livro Digital  “Escola ComVida: Tecendo Saberes e Práticas Significativas nos Anos Finais do Ensino Fundamental, em formato PDF.

SMEd
Roberton Reis

Nesta quinta-feira, 22 de dezembro de 2016, a Escola Municipal de Educação Infantil Maria da Glória Pereira, que está localizada no bairro Santa Rosa, está completando seis anos de existência e dedicação aos seus alunos e à comunidade em que está inserida.

SMEd
Roberton Reis