Divulgação

Fonte: www.riogrande.rs.gov.br

O aclamado e premiado escritor brasileiro Leonardo Boff presenteia Rio Grande na semana do aniversário da cidade, ao ministrar a Aula Inaugural da Rede Municipal de Educação. Na próxima quinta-feira (22), às 19h, no Cidec-Sul da FURG o autor de mais de 80 títulos traduzidos para outras línguas palestra sobre o tema “Saberes Docentes sobre Ética e Cidadania no Contexto da Escola ComVida”.

O evento é gratuito e voltado para os gestores, professores e funcionários da Rede Municipal e marca a abertura oficial do Ano Letivo de 2018 da Rede Pública. A população em geral também está convidada a participar.

Em razão do grande interesse em assistir a palestra do escritor, a dinâmica de acesso ao Cidec foi organizada da seguinte forma: até às 19h será priorizada a entrada dos professores e funcionários da Rede; depois deste horário serão disponibilizados lugares para a comunidade em geral. O Cidec-Sul tem capacidade para 1.300 pessoas sentadas. Outras 400 cadeiras também estarão disponíveis na Asa Norte do prédio, que estará aberta durante a palestra. Neste local a aula poderá ser assistida através de telões.

O secretário de Educação de Rio Grande, André Lemes, falou sobre o entusiasmo com que o anúncio do palestrante foi recebido em Rio Grande. “A escolha deste grande intelectual brasileiro, o professor Leonardo Boff, foi motivada porque a obra dele dialoga diretamente com o projeto pedagógico da nossa Rede Municipal, de uma escola com vida, de uma gestão compartilhada e da construção de uma cidade cidadã, exatamente na semana em que também se lança o novo Tema Integrador da gestão municipal. O anúncio do palestrante deste ano foi recebido por nossos professores e professoras, e pelo município, com muito entusiasmo”, ressaltou Lemes.

Sobre o Palestrante

Leonardo Boff é doutor em teologia pela Universidade de Munique. Foi professor de teologia sistemática e ecumênica com os Franciscanos em Petrópolis e depois professor de ética, filosofia da religião e de ecologia filosófica na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Está entre os iniciadores da teologia da libertação. É assessor de movimentos populares. Conhecido como professor e conferencista no país e no estrangeiro nas áreas de teologia, filosofia, ética, espiritualidade e ecologia. Em 1985 foi condenado a um ano de silêncio obsequioso pelo ex-Santo Ofício, por suas teses no livro “Igreja: carisma e poder”.

A partir dos anos 80 começou a aprofundar a questão ecológica como prolongamento da teologia da libertação. Em razão deste compromisso participou da redação da Carta da Terra junto com M.Gorbachev, S.Rockfeller e outros. Escreveu vários livros e foi agraciado com vários prêmios. Em 8 de Dezembro de 2001 foi agraciado com o premio nobel alternativo em Estocolmo (Right Livelihood Award).

Algumas das suas principais obras são: Ecologia: Ecologia, Mundialização, Espiritualidade (Record), Civilização planetária (Sextante), A voz do arco-iris (Sextante), Saber cuidar (Vozes), Ética e ecoespiritualidade (Verus), Homem: satã ou anjo bom (Record), Evangelho do Cristo cósmico (Record); Do iceberg à Arca de Noé (Sextante); Opção Terra. A solução da Terra não cái do céu (Sextante); Proteger a Terra-cuidar a vida.Como evitar o fim do mundo (Record); Ecologia: grito da Terra, grito do pobre (Sextante) pelo qual recebeu o prêmio Sérgio Buarque de Holanda.

Assessoria de Comunicação/PMRG

Fonte: https://leonardoboff.wordpress.com

Divulgação

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), em parceria com o Departamento Autárquico de Transportes Coletivos (DATC), dentro das atividades em comemoração aos “281 anos de fundação da cidade do Rio Grande”, promoverá “Roteiros de Educação Patrimonial”,  nos dias 19, 20, 21 e 23 de fevereiro.

Na próxima segunda-feira, 19 de fevereiro, data em que o município comemora 281 anos, sairá o primeiro roteiro, às 9h, da frente da Prefeitura Municipal. As vagas serão limitadas em 36 lugares e os interessados deverão realizar a inscrição para este primeiro roteiro, na Prefeitura Municipal, nos seguintes dias e horários:

  • 16/02, das 10h às 15h;
  • 19/02, às 8h.

 

SMEd
Roberton Reis

Divulgação

SMEd

Divulgação

A Prefeitura Municipal do Rio Grande, através da Secretaria de Município da Educação (SMEd), realizará, no dia 22 de fevereiro, às 19h, no Auditório do Cidec-Sul/Furg, a atividade que dará início ao Ano Letivo 2018: a já tradicional Aula Inaugural, voltada aos gestores, professores e funcionários das escolas da Rede Pública Municipal de Educação.

 

Neste ano, a Aula Inaugural, que acontecerá na semana em que a cidade do Rio Grande completa 281 anos, contará com a “Conferência de Abertura: Saberes Docentes sobre Ética e Cidadania no Contexto da Escola ComVida”, com o Prof. Dr. Leonardo Boff.

O credenciamento dos trabalhadores em educação da Rede Municipal, que estejam atuando ou sejam aposentados, ocorrerá das 18h30min às 19h. Após às 19h, a Conferência será aberta ao público em geral.

SMEd
Roberton Reis

Divulgação

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos (EJA), informa que o período de matrículas para a Modalidade de Ensino EJA, no turno da noite, na rede pública municipal de ensino, iniciará nesta quinta-feira, dia 15 de fevereiro.

A idade mínima para ingresso na EJA é 15 anos, e os documentos necessários para a inscrição são: Carteira de Identidade, CPF, Comprovante de Residência, 2 fotos 3X4 e Histórico Escolar. Caso seja menor e não for emancipado, deve estar acompanhado pelo responsável.

A EJA na cidade do Rio Grande é semestral e está dividida em dois blocos:

  • I Bloco – 4 etapas (anos iniciais);
  • II Bloco – 4 etapas (anos finais).

A matrícula deve ser realizada na escola em que o aluno deseje frequentar, até o dia 23 de fevereiro. Acesse aqui o folder com o nome das escolas que oferecem a modalidade EJA.

 

SMEd
Roberton Reis
Com informações do Núcleo da EJA

Fonte: www.riogrande.rs.gov.br

Em 2018 Rio Grande completa 281 anos de fundação. Para comemorar o início deste novo ciclo a Prefeitura do Rio Grande preparou uma extensa programação para celebrar o momento especial ao lado dos rio-grandinos e rio-grandinas. As comemorações acontecem do dia 19 – data do aniversário da cidade – até o dia 26 de fevereiro. As atividades tem a parceria do SESC, FURG e DATC.

 

A semana de aniversário de Rio Grande foi escolhida como ocasião especial para o lançamento do novo tema integrador das ações municipais. A apresentação da logomarca “Rio Grande Com Vida” acontecerá no dia 21 de fevereiro, às 9h, no Salão Nobre da Prefeitura. Também estão inclusos na programação de aniversário o lançamento de um conjunto de ações de modernização da administração municipal, entre elas aplicativos das áreas financeira e de Saúde.

No dia 19 acontece a tradicional solenidade de entrega das condecorações aos homenageados da Ordem Silva Paes, na Praça Xavier Ferreira, ao lado do Monumento ao Brigadeiro José da Silva Paes.

Atrações Culturais

Dois shows estão sendo oferecidos gratuitamente ao público, em parceria com o Serviço Social do Comércio. No dia 23 tem show da dupla Cézar Oliveira e Rogério Melo, na Avenida Rio Grande. No dia 24 a Banda Chimarruts traz o seu repertório para a cidade.

No domingo, 25, o cantor tradicionalista Elton Saldanha também faz show gratuito para a população durante o aniversário da cidade. A atração tem o apoio da Prefeitura e está sendo promovida pelo Partage Shopping, compondo uma tarde de shows em homenagem à cidade realizada pelo empreendimento.

Na programação ainda tem show com a cantora Paola Kirst e com a dupla Franfê, além de mostras de cinema e musicais para o público infantil.

A presidente da Comissão dos 280 anos de Rio Grande, responsável também por elaborar a programação dos 281 anos, falou sobre a construção do calendário de aniversário de 2018. “Esta programação foi elaborada com muito carinho. Desejo que, ao comemorarmos 281 anos, que o município do Rio Grande e, principalmente, seu povo tenha muita coragem e determinação para que possamos superar as nossas dificuldades e continuarmos enaltecendo o grande amor que todos nós temos pela nossa querida Noiva do Mar”, completou a primeira-dama Eunice Lindenmeyer.

Outras ações programdas para acontecer dentro da semana de aniversário são a posse da nova diretoria da AZONASUL, o lançamento do projeto “Conexões” e a inauguração das placas de energia solar nas EMEI Débora Sayão e EMEF Eliézer de Carvalho Rios.

Valorização do Patrimônio Histórico de Rio Grande

Também terá valorização do nosso Patrimônio Histórico durante a programação de aniversário. A Secretaria de Município da Educação (SMEd) elaborou roteiros em Educação Patrimonial. Os passeios estão programados para acontecer em sete dos oito dias de programação. Os dias e horários podem ser consultados no material em anexo.

Confira a programação completa no anexo desta notícia.

Assessoria de Comunicação/PMRG

Na manhã da última quinta-feira,dia 08 de fevereiro, a Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd) realizou, no Auditório da EMEF Cipriano Porto Alegre, a primeira reunião do ano com os gestores das escolas da rede pública municipal de ensino.

Durante o encontro, o secretário de Município da Educação, André Lemes da Silva, juntamente com os superintendentes de Gestão da Educação e de Gestão Pedagógica, Vanessa Pintanel e Felipe Alonso, respectivamente, abordaram diversas pautas importantes para a Educação Municipal, como a Conferência Nacional de Educação, que analisará o que foi feito na implantação do PME; COMED, onde será realizada a avaliação do PME; Adesão ao  Novo Mais Educação e ao Mais Alfabetização; PNAIC, entre outros.

Uma das pautas principais da reunião foi a volta às aulas, que inicia no dia 26 de fevereiro para os alunos da rede municipal. No dia 22, às 19h, acontecerá, no Cidec-Sul da Furg, a Aula Inaugural da Rede Municipal, que neste ano contará com a presença de Leonardo Boff, teólogo, escritor e professor universitário, que abordará a temática “Saberes docentes sobre ética e cidadania no contexto da Escola ComVida”.

 

SMEd
Roberton Reis