A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através do Núcleo de Gestão e Desenvolvimento dos(as) Trabalhadores(as) em Educação, está disponibilizando em seu site modelos de documentos para os servidores municipais: Ficha Salário Família, Ficha de Solicitação de Vale Transporte, Ficha de Cancelamento Vale Transporte, Ficha de Declaração de Residência e Atestado de Frequência do Professor. Dessa forma, os servidores que necessitem desses documentos, não precisam deslocar-se até a SMEd para ter acesso a uma cópia.

 

SMEd

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através da parceria entre os Núcleos dos Anos Finais do Ensino Fundamental e de Diversidade e Inclusão, realizará, na próxima terça-feira, dia 30 de maio, às 8h30min, o terceiro encontro da Formação sobre Adaptações Curriculares, dirigida aos professores dos Anos Finais das escolas da rede pública municipal de ensino.

Este terceiro Encontro de Formação Continuada, que ocorrerá na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cipriano Porto Alegre, que está localizada no bairro América, tem como público-alvo os Professores de Matemática e Ciências.

SMEd
Roberton Reis

Na última quarta-feira, dia 24 de maio, nos turnos da manhã e da tarde, foi realizado no  Instituto Estadual de Educação Juvenal Miller, o primeiro de uma série de quatro encontros de formação do Projeto Sacola Literária e Estante de Histórias, o Seminário “Leitura é Brincadeira – Oficinas de Contos de Fadas e Folclore”, que é promovido pela empresa VR Projetos, com o patrocínio da Refinaria de Petróleo Riograndense, através da Lei Rouanet de Incentivo à cultura, com o apoio da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd).

A abertura do evento ficou a cargo da representante da Refinaria de Petróleo Riograndense, Andréia Muller, e do Secretário de Município da Educação, André Lemes da Silva. O Seminário  contou ainda com a presença dos profissionais da VR Projetos, Vera Shida e Renato Paixão; do superintendente Pedagógico, Felipe Alonso dos Santos;  da Gerente Pedagógica, Débora de Oliveira; da coordenadora do Núcleo de Bibliotecas, Rosane Azevedo; bem como das assessoras Pedagógicas dos Núcleos da Educação Infantil, Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental.

A Oficina Literária e Contação de Histórias ficou a cargo da Prof.ª e Escritora Marô Barbieri e contou com a participação de 80 profissionais (entre professores e bibliotecários) das escolas da rede pública municipal de ensino.

O próximo encontro de formação do Projeto Sacola Literária e Estante de Histórias também acontecerá em dois turnos, no Instituto Estadual de Educação Juvenal Miller, no dia 28 de junho, com início às 8h15min.

 

SMEd
Roberton Reis

Fonte: www.riogrande.rs.gov.br

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Cultura (SeCult), em parceria com o Banrisul, com a Faders Acessibilidade e Inclusão e com o Lecine, realizou ontem (24) a 1ª edição do Festival de Cinema Acessível, no Teatro Municipal. O objetivo do festival foi levar cultura e arte para todos.

Foram promovidas duas sessões de cinema, uma às 14h, para as escolas da Rede Municipal de Ensino, sobretudo, as de educação especial, com o filme “Saneamento Básico”, dirigido pelo gaúcho Jorge Furtado. E também às 17h30, com “O Tempo e o Vento”, dirigido por Jayme Monjardim. As sessões foram abertas a comunidade e contaram com legendas explicativas, janelas de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e autodescrição. O Festival foi o primeiro no país a exibir clássicos do cinema brasileiro neste formato.

Na ocasião, os presentes ainda prestigiaram as apresentações do grupo Muito Prazer, Eu Existo e da Academia de Dança Ensaio.

Os filmes permitem que pessoas cegas, com baixa visão, deficiência auditiva, surdas ou sem nenhuma deficiência assistam aos longas na mesma sessão, o que possibilita a troca de experiências em um ambiente que valoriza as diferenças.

Com informações da SeCult

Divulgação

A Prefeitura Municipal do Rio Grande, através da SMEd, do COMDESCCON, SMGA, SMCAS e SMS, promoverá, no dia 26 de maio, às 18h30min, no Salão Nobre da Prefeitura, o “Encontro Identidade Negra: Discutindo a Avaliação para o Ingresso no Serviço Público Municipal”, tema de suma importância para a comunidade rio-grandina discutir os processos de políticas públicas aplicadas no município de Rio Grande.

O Encontro, que é aberto à comunidade, terá como convidados o Sr. Gleidson Renato Martins Dias, Bacharel em Direito e Especialista em Direito Público; e o Sr. Mailson Moraes Santiago, Acadêmico de História-Licenciatura. A Comissão de Avaliação para o Ingresso através das Cotas Afro-raciais para o Serviço Público Municipal também participará do evento.

SMEd
Roberton Reis

SMEd
Roberton Reis

O Projeto Ecoviver, viabilizado pela Lei Rouanet do Ministério da Cultura e patrocinado pelo Grupo EcoRodovias, dando início às suas atividades em Rio Grande, no ano de 2017, através da parceria com a Secretaria de Município da Educação (SMEd), realizará, no próximo sábado, dia 27 de maio, das 8h às 12h, o “Workshop de Sustentabilidade”, que tem como objetivo ampliar a discussão sobre as questões ambientais da atualidade, estimulando um novo olhar sobre a escola e sua relação com o meio ambiente.

O Workshop, que ocorrerá na Escola Municipal para a Diversidade Cultural e  Inclusão  Escola Viva, localizada na Av. Portugal, 38, traz como tema principal a sustentabilidade e suas dimensões: social, econômica, ambiental, política, ética, cultural e estética. Estas questões serão tratadas durante a formação e trabalhadas com os alunos dentro da perspectiva de arte educação e cidadania ativa.

Neste ano, o Projeto inovou sua proposta metodológica, trazendo a Jornada Ecoviver, que é um jogo com etapas para que a turma consiga alcançar a realização de um projeto ou ações em sua escola. O desafio dos professores e alunos envolvidos no Ecoviver será o de buscar alternativas para transformar a escola em um território sustentável e criar uma peça teatral alinhada ao tema trabalhado pelo grupo, que será apresentada no encerramento do Projeto.

 

SMEd
Roberton Reis