.

.

Para obter maiores informações, clique aqui.

SMEd

Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

Com o objetivo de estimular o protagonismo juvenil entre os alunos, a professora Dinair França, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Admar Corrêa, mediou a escolha, a organização e o monitoramento das atividades realizadas durante a Festa Julina da Escola.

Dentre as brincadeiras realizadas, destacaram-se a corrida do saco, corrida do balão, equilíbrio do ovo na colher, pescaria, tiro ao alvo, jogo da argola e pula a fogueira (adaptado com corda e fitas em TNT). As brincadeiras foram criadas pelos alunos do turno da manhã e desfrutadas pelos alunos do turno da tarde.

A professora Dinair França é participante da Formação Continuada da Rede de Parceiros Multiplicadores em Esporte Educacional.

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através da Assessoria de Matemática do Núcleo dos Anos Finais do Ensino Fundamental, está organizando um calendário de visitação às escolas da rede pública municipal de ensino para realizar uma cerimônia de reconhecimento aos estudantes que passaram para a 2ª Fase da 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

Nestas visitas, os referidos estudantes receberão uma Menção Honrosa da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande.

Veja abaixo o dia, o nome da escola e o horário de visitação:

  • Dia 04/08 – EMEF Helena Small, às 8h30m
  • Dia 05/08 – EMEF Clemente Pinto, às 8h30m e EMEF Buchholz, às 10h30m
  • Dia 06/08 – EMEF Cipriano Porto Alegre, às 8h30m
  • Dia 06/08 – EMEF Admar Corrêa, às 10h30m
  • Dia 07/08 – EMEF Sylvia Centeno Xavier, às 14h
  • Dia 10/08 – EMEF Zelly Esmeraldo, às 14h e EMEF Zenir de Souza Braga, às 16h
  • Dia 11/08 – EMEF Maria Angélica Campello, às 14h
  • Dia 12/08 – EMEF Bento Gonçalves,às 8h30min e EMEF Antônio Carlos Lopes, às 10h30min
  • Dia 13/08 – EMEF Mate Amargo, às 8h30min

SMEd
Núcleo dos Anos Finais
Assessoria de Matemática

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através do Núcleo dos Anos Iniciais, convida os(as) professores(as) do Ciclo de Alfabetização e as coordenadoras dos Anos Iniciais das escolas da rede pública municipal de ensino para que prestigiem o evento de culminância do Programa de Formação Continuada para os Professores do Ciclo de Alfabetização, o qual é oferecido pelo NEPE/IE/FURG, através do PROEXT, em parceria com a SMEd e o grupo de estudos GEPEALI.

O evento ocorrerá no dia 07 de agosto, às 17h, no Salão Nobre da Prefeitura (Gabex). Na oportunidade, acontecerá o lançamento do DVD: “A importância da família no processo de alfabetização”, sob a coordenação das professoras Dr.ª Narjara Mendes Garcia (FURG) e Msc. Danielle Monteiro Behrend (FURG).

O Programa teve início em 2014, com duas grandes ações: o Seminário de Formação para os Professores do Ciclo de Alfabetização e o Curso para os Professores do 3º ano do Ensino Fundamental. Em 2015, as atividades do Seminário tiveram continuidade durante o primeiro semestre.

As professoras Dr.ª Gabriela Nogueira Medeiros e Dr.ª Silva Maria Bellé Zasso são as coordenadoras do Programa, cujo objetivo principal foi proporcionar aos Professores Alfabetizadores, com a presença de profissionais especializados, momentos de reflexão e análise acerca de temáticas pertinentes ao campo educacional.

Nós, do Núcleo dos Anos Iniciais, que acompanhamos os encontros proporcionados pelo Programa, podemos constatar que o mesmo teve grande contribuição no que tange ao fazer pedagógico dos(as) nossos(as) professores(as) da rede, uma vez que fortaleceu e apoiou ainda mais as ações que já vinham sendo realizadas através do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) em nosso Município.”

Contamos com a presença de todos(as)!

SMEd
Núcleo dos Anos Iniciais

Crédito: Divulgação

Crédito: Divulgação

Fonte: www.esporteeeducacao.org.br

Os alunos deficientes auditivos da EMEF Sant’Ana, no município de Rio Grande, construíram brinquedos a partir de materiais reciclados. A proposta que antecedeu o período de férias escolares foi, inicialmente, direcionada aos alunos dos anos iniciais, porém acabou contagiando a todos, havendo integração e auxilio dos alunos dos anos finais. Na oportunidade, após a construção dos bilboquês, os alunos experimentaram e se divertiram durante a tarde, orientados pela professora Dinair França.

A Secretaria de Município da Educação do Rio Grande informa que estão mantidas as atividades escolares de início do segundo semestre letivo de 2015 previstas para amanhã, 03 de agosto.

Entretanto, diante das notícias que envolvem as paralisações dos servidores do estado, estamos orientando os gestores escolares no sentido de que seja avaliada a situação de cada comunidade escolar, de seus trabalhadores e de seus estudantes.

No exercício de sua autonomia de gestão, cada diretor(a) deverá adotar as medidas necessárias, dialogando-as com sua comunidade escolar e comunicando à SMEd sobre os procedimentos adotados. O expediente administrativo da Secretaria funcionará normalmente.


A equipe gestora da SMEd estará à disposição para auxiliar no que for necessário.

SMEd – Rio Grande

.

.

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através do Núcleo de Educação do Campo, está participando da organização do III Seminário de Educação do Campo da Região Sul do Rio Grande do Sul: Práticas Pedagógicas nas Escolas do e no Campo, que ocorrerá nos dias 27 e 28 de novembro, em São Lourenço do Sul, cidade onde a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) possui o campus que abriga seu curso de Licenciatura em Educação do Campo.

Este evento, que é uma iniciativa de várias Instituições Públicas de Ensino Superior, de Secretarias Municipais de Educação e de diferentes organizações de Movimentos Sociais do Estado do Rio Grande do Sul, precederá o Seminário Internacional e Fórum de Educação do Campo (SIFEDOC), a ser realizado no Estado do Rio Grande do Sul, em 2016.

O III Seminário de Educação do Campo da Região Sul do Rio Grande do Sul: Práticas Pedagógicas nas Escolas do e no Campo busca integrar professores da Educação Básica do campo e da cidade, secretários/as de Educação, pesquisadores na área, docentes do ensino superior, acadêmicos das Licenciaturas, especialmente das Licenciaturas em Educação do Campo do Rio Grande do Sul, estudantes dos cursos de pós-graduação, integrantes de movimentos sociais e sujeitos do campo (indígenas, quilombolas, pescadores, agricultores, entre outros).

Para obter maiores informações sobre o III Seminário de Educação do Campo da Região Sul do Rio Grande do Sul: Práticas Pedagógicas nas Escolas do e no Campo, acesse aqui.

SMEd
Núcleo da Educação do Campo