No dia 08 de novembro, os alunos das turmas 40 e 51, da Escola Municipal de Ensino Fundamental São João Batista, que está localizada no bairro homônimo, visitaram o Museu da PUC, em Porto Alegre e, também, o Zoológico de Sapucaia do Sul, acompanhados pelas professoras Suelen Hermann (professora regente da turma 51), Cristiane Ferreira (articuladora dos projetos da Escola, junto ao laboratório de informática) e Ana Paula André (professora da turma 40).

Já que o Museu da PUC apresenta áreas de conhecimento sobre a pré-história e dinossauros, nada mais encantador do que unir uma atividade do “Projeto Pré-história: uma evolução do dinossauro à idade da pedra”, que já vinha sendo desenvolvido pela turma, a uma incrível aventura que foi proposta às famílias, as quais abraçaram a causa”, destacou a professora Suelen.

Para baratear os custos, as professoras juntaram duas ideias: o projeto da turma 51, com os dinossauros, e o projeto “Coisas de crianças e jovens”, da turma 40, que tem por objetivo propor atividades que tanto satisfaçam crianças como jovens. Aí surgiu a ideia de conhecer um zoológico.

Deu trabalho, ansiedade, organização e muita, muita gratificação em ver o brilho no sorriso e no olhar desses estudantes. Algo que para nós pode parecer tão simples, para eles foi muito emocionante, só pelo fato de sair da nossa cidade”, finalizou Suelen.

 

SMEd
Roberton Reis
Com informações da EMEF São João

Divulgação

 

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof. Manoel Martins Mano, que está localizada no bairro Parque São Pedro, convida toda a sua comunidade escolar para que prestigiem a “XVIII Mostra Artística e Cultural”, com a temática “A vida floresce quando a liberdade acontece”. Confira a programação completa clicando aqui.

SMEd
Roberton Reis
Com informações da EMEF Prof. Manoel Martins Mano

Na última quarta-feira, dia 14 de novembro, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Aurora Ferreira Cadaval, que está localizada no Taim, através de um projeto de integração com a EMEF Pedro Osório, recebeu as assessoras dos Núcleos de Educação Infantil e de Educação Integral da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), para um momento de contação de histórias. “Foi um momento de diversão, alegria e encantamento, onde as crianças puderam interagir com as histórias e as personagens criadas pela assessoria”, destacou a diretora Alessandra Furtado.

Depois desse momento de fantasia e imaginação, as Escolas, juntamente com o Posto de Saúde e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), fizeram uma caminhada até a Capela e retornaram pela praia, um momento de paz e interação com a natureza.

Para finalizar nosso dia, fizemos um gostoso lanche, onde interagimos mais uma vez. Foi um dia incrível e super proveitoso, de trocas, boas risadas, diversão e o melhor de tudo, de muita integração entre as Escolas, a Secretaria e a Equipe da Saúde, parcerias que tornam nossa escola com vida”, finalizou Alessandra.

 

SMEd
Roberton Reis
Com informações da EMEF Aurora Ferreira Cadaval

Divulgação

SMEd
Roberton Reis
Com informações da EMEF Mate Amargo

Divulgação

 

SMEd

Divulgação

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através do Núcleo de Matrículas, informa que o período de inscrições para transferências do 1° ao 9° Ano do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal de Ensino inicia na próxima segunda-feira, dia 19 de novembro.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente através do site www.riogrande.rs.gov.br/matriculas, até o dia 30 de novembro. Para obter maiores informações, acesse o Edital do Processo de Transferências do 1° ao 9° Ano do Ensino Fundamental.

 

SMEd

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através do Núcleo de Educação de Jovens e Adultos, promoverá, nos dias 27 e 28 de novembro, às 18h, no Auditório da EMEF Cipriano Porto Alegre, o “4º Seminário Municipal da Educação de Jovens e Adultos (EJA) – Relatos de Experiência”.

O Seminário, que está em sua quarta edição, ocorre em duas etapas, sendo a primeira composta por um encontro formativo-teórico e a segunda pela mostra dos trabalhos e os relatos de experiência, momento destinado à troca de saberes entre os professores e professoras que compõem a Rede Municipal de Educação, no âmbito da EJA.

Para esta segunda etapa, cada participante deverá fazer sua inscrição no período de 19 a 23 de novembro, através do site da SMEd (www.riogrande.rs.gov.br/smed), de acordo com a(s) “Modalidade(s) de Inscrição” que irá participar. Destacamos que todas as escolas deverão apresentar, pelo menos 01 (um) relato na Modalidade “Apresentação Oral”. Além dessa, estará disponível a possibilidade de inscrição nas Modalidades banner, apresentação de vídeo e exposição de trabalhos. Cabe salientar que não há limite de coautoria para cada trabalho. Todos os autores deverão realizar sua inscrição, completando corretamente os dados solicitados no formulário.

Clique AQUI para fazer a inscrição.

SMEd
Roberton Reis
Com informações do Núcleo da EJA