A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através do Núcleo de Orientação, Supervisão e Coordenação Educacional (NOS), informa aos Coordenadores, Orientadores e Supervisores, bem como aos demais profissionais das escolas da rede pública municipal de ensino que trabalham com a Educação de Jovens e Adultos (EJA), e que têm participado das formações mensais da I Jornada Municipal de Orientação e Supervisão, que na próxima quinta-feira, 18 de setembro, o encontro será no Sobrado dos Azulejos, localizado na rua Marechal Floriano Peixoto, 103, a partir das 19h.

Sob a coordenação do Núcleo de Orientação, Supervisão e Coordenação Pedagógica, a Jornada Municipal tem encontros marcados com profissionais da Educação Infantil, Ensino Fundamental – Anos Iniciais, Ensino Fundamental – Anos Finais, Educação de Jovens e Adultos e Educação do Campo, até novembro deste ano.

Confira o cronograma dos próximos encontros:

  • Educação de Jovens e Adultos – 18/09, às 19h, Sobrado dos Azulejos.
  • Anos Finais – 22/09, às 8h30, Sobrado dos Azulejos.
  • Anos Iniciais – 30/09, às 14h, CFDCI Escola Viva.
  • Educação do Campo – 02/10, às 14h, CFDCI Escola Viva.

SMEd
Roberton Reis

O Núcleo dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd) realizará na próxima quinta-feira, 18 de setembro, mais um Encontro de Formação Continuada para os Professores dos 4º Anos da rede pública municipal de ensino.

A Formação acontecerá no Anfiteatro do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., localizado na rua Visconde de Paranaguá, 102, às 13h30. Na ocasião, a Profª. Rita Germano abordará o trabalho com diferentes “Gêneros Textuais”.

Os professores da rede que trabalham com os 5º Anos participaram da Formação realizada nesta segunda-feira, no Centro de Formação para a Diversidade Cultural e Inclusão Escola Viva, quando o tema “O Ensino de Ciências”, foi trabalhado pelo grupo do CEAMECIM/FURG, através de oficina com roteiros e desafios.

Entendemos que este espaço formativo se configura como um momento importante para enriquecer e qualificar o trabalho pedagógico desenvolvido por nossos docentes nas turmas dos 4º e 5º anos. Salientamos que a presença de todos(as) os (as) Professores é de extrema importância e gostaríamos da participação dos mesmos”, destaca Paula Pires, coordenadora do Núcleo dos Anos Iniciais da SMEd.

SMEd
Roberton Reis

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através da Gerência de Recursos Humanos, oferecerá, nos dias 17 e 18 de setembro, a 1ª Capacitação para Secretários das Escolas da Rede Pública Municipal de Ensino, a qual será realizada no Centro de Formação para a Diversidade Cultural e Inclusão Escola Viva, localizada na Av. Portugal, 38.

O Núcleo de Registro e Acompanhamento dos Estudantes salienta a importância da participação dos referidos servidores, pois o objetivo da Secretaria é a capacitação dos mesmos, a fim de buscar a unidade nas informações a serem emitidas pelas escolas que integram a rede municipal de ensino, considerando a legislação vigente e, também, visando à melhoria dos serviços atinentes às escolas municipais.

Acesse aqui a programação da 1ª Capacitação para Secretários de Escolas.

SMEd
Gerência de Recursos Humanos
Núcleo de Registro e Acompanhamento dos Estudantes

Na tarde do dia 1º de setembro, no Auditório do Centro de Formação para a Diversidade Cultural e Inclusão Escola Viva, foi realizado o Sarau Poético: Palavra Viva, da Biblioteca “Prof. Gerson Prestes de Lima”.

Em meio a um cenário acolhedor, estiveram reunidos neste evento estudantes, professores, poetas, escritores, músicos e demais convidados para participar e prestigiar o Sarau Poético Palavra Viva do CFDCI Escola Viva.

Neste ano, a Escola Viva organizou o Sarau contando com a participação da escritora Marisa Wilde Rodrigues Pinto, os grupos Muito Prazer Eu Existo e Novo Afeto, entre outros.

A tarde foi de aclamação artística de qualidade, tendo na abertura a apresentação de violino da aluna Lívia, acompanhada pelo Professor Adão Veiga, da Escola Viva.

Muitos foram os poemas, dentre eles os da poetisa homenageada, Marisa Wilde, a qual fez-se presente, juntamente com sua filha Ariane Wilde Rodrigues Pinto. Na ocasião, as duas escritoras abordaram sobre suas obras. Foi marcante a mensagem da escritora de apenas 15 anos: “Tudo é possível se você acreditar” e “Tudo é possível se você tiver coragem”.

Na sequência, “A lagarta verde”, de Marisa Wilde, foi encenada pelo Grupo Novo Afeto. O Grupo Muito Prazer Eu Existo fez apresentações de poemas pequenos, os “HAICAI”. O Professor Adão Veiga apresentou um de seus contos: “Rosa só quer pintar”. Também emocionaram as declamações da poetisa homenageada pelos alunos e professores, assim como de Carlos Drumond de Andrade, José Paulo Rodrigues Nobre e Adão Veiga.

As criações próprias também emocionaram a todos presentes, como a do aluno Alerrandro Cardoso, “Chuva de Amor” e “Pra sempre vou te amar”. Após, foi a vez da interpretação da música “Depende de Nós”, de Ivan Lins, na Linguagem Brasileira de Sinais (Libra).

Foi um a tarde enriquecedora e emocionante, na qual foi possível perceber o trabalho dos organizadores: Juciane Machado, Rosane Pereira e Eliane Serpa, com o apoio dos colaboradores Rúbia Mara Scott Hood Miranda, Hilda Martins, Léa de lima, Alexandre Degani, Sabrina Bicho, Janira Charle, Patrícia Brum e da diretora Maria de Lourdes Escouto.

SMEd
Assessoria de Língua Portuguesa – Anos Finais
Joelma Furtado

No dia 8 de setembro, o Núcleo dos Anos Iniciais, juntamente com a Secretaria de Município da Educação de Rio Grande, homenageou seus alfabetizadores pela passagem dessa importante data: o Dia do Alfabetizador.

Os alfabetizadores foram recepcionados com um delicioso coquetel, ao som da Profª. Luciane Longaray e seus filhos, Lucas Mirapalheta Longaray e Matheus Mirapalheta Longaray. O trio agradou e entusiasmou os professsores, os quais elogiaram a recepção proporcionada.

O evento também contou com a presença da Profª. Drª. Eliane Peres, a qual palestrou sobre o tema “Alfabetização: uma história da sua história”, além das artistas porto-alegrenses, Karine Cunha e Leila Pereira, do Grupo Vitrola de Histórias, que contagiaram as alfabetizadoras ali presentes com as cantigas de roda cantadas e adaptadas pelas mesmas.

A noite em homenagem aos Alfaberizadores foi muito agradável! O Núcleo dos Anos Iniciais agradece a presença de todos(as) presentes no evento e espera que o objetivo do encontro tenha sido atingido no que tange ao enaltecimento do trabalho destes profissionais tão especiais na trajetória escolar dos nossos educandos.

SMEd
Assessoria do Núcleo dos Anos Iniciais

Na próxima terça-feira, 16 de setembro, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Profª. Marília Rodrigues Santos, que está localizada no bairro Boa Vista, estará completando 37 anos de existência.

A escola, que inicialmente teve o nome de EMEF Silva Paes e foi construída na localidade do Taim, anos mais tarde foi remanejada para a sua localização atual. A partir de 2010, passou a chamar-se EMEF Prof.ª Marília Rodrigues Santos.

Atualmente atende em torno de 170 alunos, do Nível I da Educação Infantil ao 5º Ano do Ensino Fundamental, contando com 22 professores, 1 bibliotecária, 3 monitoras e 5 funcionárias, tendo a sua equipe diretiva formada pelas Professoras Marien Nader, diretora; e Berenice Moraes, vice-diretora.

As comemorações alusivas ao aniversário terão início no dia 16 de setembro e serão estendidas até o dia 27 do mesmo mês, quando será realizada uma festa para os alunos e pais, com diversas atividades!!

Parabéns a todos que fazem parte dessa família!!!

SMEd
EMEF Profª. Marília Rodrigues Santos
Professora Deise Donatti Maciel – Coordenadora Pedagógica

No dia 1º de setembro, o Núcleo de Educação Ambiental da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), juntamente com a superintendente de Gestão Pedagógica, Juliane Alves, realizou reunião com os representantes das Secretarias de Município de Controle e Serviços Urbanos, de Desenvolvimento Primário e de Meio Ambiente, afim de fechar parcerias para a potencialização de ações na área de Educação Ambiental nas escolas da rede pública municipal de ensino.

Na oportunidade, foram discutidos os seguintes temas: resíduos, palestras, oficinas, arborização, poda, estrutura, mudas, suporte logístico geral, entre outros. Também foram apresentadas as ações que deverão ser firmadas para atividades futuras.

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd) comprometeu-se em enviar o mapeamento da realidade das instituições escolares da rede, bem como as suas demandas, afim de estabelecer parcerias com as outras Secretarias e planejar as ações que podem contribuir com as necessidades apresentadas pelas escolas.

Juliane Alves ressaltou a decisão do grupo em realizar uma nova reunião, logo após o envio das demandas a cada uma das Secretarias Municipais, a fim de que seja construído, coletivamente, um Plano de Ação para o atendimento das solicitações das escolas.

SMEd
Roberton Reis