A Prefeitura Municipal do Rio Grande, através da Secretaria de Município da Educação (SMEd), publicou na última quinta-feira, 11, o Edital de Nomeação dos candidatos aprovados em Concurso Público para o preenchimento dos cargos de Professor Nível I – Classe A – Educação Infantil e Anos Iniciais, Professor Nível II – Classe A – Educação Infantil, Anos Iniciais, Matemática, Ciências, Geografia, Artes Anos Finais, Artes Educação Infantil e Anos Iniciais, Educação Física Educação Infantil e Anos Iniciais e Educação Musical.

Dos 114 novos professores nomeados, 96 são professores da Educação Infantil. De acordo com o secretário de Município da Educação de Rio Grande, André Lemes da Silva, “esse grande volume de professores nomeados para a Educação Infantil ocorre porque o Município criou 1000 novas vagas para crianças de 0 a 5 anos nesse primeiro semestre de 2016, o que configura um marco histórico na oferta de vagas em Educação Infantil em nossa Cidade. Estamos inaugurando 3 novas escolas do programa Proinfância; criamos a primeira Escola Municipal de Educação Infantil do Bairro Getúlio Vargas, a EMEI Fraternidade; e abrimos novas turmas nas escolas existentes na rede municipal. O passo foi longo, mas a caminhada e o trabalho continuam. Outras 5 escolas estão em construção e mais 3 entram em licitação ainda neste mês. A gestão do prefeito Alexandre Lindenmeyer vai deixar esse legado de justiça social e acesso à escola pública de qualidade para milhares de crianças do nosso Município“.

Confira o Edital de Nomeação.

SMEd
Roberton Reis

Divulgação

Divulgação

SMEd

Divulgação

Divulgação

Construído conjuntamente com os gestores das escolas da rede pública municipal de ensino, o Calendário Escolar 2016 foi divulgado à comunidade rio-grandina nesta quarta-feira, 10 de fevereiro, pela Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através da Superintendência de Gestão Pedagógica.

O Calendário Escolar 2016 assinala o dia 22 de fevereiro como data inicial do ano letivo, tendo seu término previsto para o dia 12 de dezembro. Já o recesso escolar de inverno inicia no dia 18 de julho, estendendo-se  até 29 de julho.

O Calendário Escolar 2016 está organizado de forma a atender os 200 dias letivos e as 800 horas no Ensino Fundamental, de acordo com a LDB 9394/96. Nas escolas que possuem Educação de Jovens Adultos (EJA), o calendário segue como previsto na Lei: 100 dias no primeiro semestre e 100 dias no segundo.

Aquelas escolas da rede municipal que ofertam o atendimento de Creche em turno integral terão suas atividades retomadas na próxima segunda-feira,  dia 15 de fevereiro.

Dentre as atividades que constam no Calendário Escolar 2016, destacamos a “Aula inaugural”, que ocorrerá no dia 18 de fevereiro, às 19h, no Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro (Cidec-Sul), Campus Carreiros da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

A Secretaria de Município da Educação continuará, em 2016, propondo espaços de Formação Continuada para todos os docentes da rede, de acordo com o cronograma que será divulgado em breve.

Acesse aqui o Calendário Escolar 2016 da Rede Municipal, em formato PDF.

SMEd
Roberton Reis

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através da Central de Matrículas, dando seguimento ao cronograma do Calendário de Matrículas 2016, iniciou na manhã desta quarta-feira, 10 de fevereiro, o período de inscrições para vagas escolares remanescentes na Educação Infantil e 1º Ano do Ensino Fundamental, na Rede Pública Municipal de Ensino de Rio Grande.

Localizada no Sobrado dos Azulejos, prédio que abriga a SMEd, a Central de Matrículas estará realizando as inscrições para as vagas escolares remanescentes para a Educação Infantil e 1º Ano do Ensino Fundamental até o dia 17 de fevereiro, das 8h30 às 17h.

Inicialmente, a Central de Matrículas atenderia à comunidade, nesta quarta-feira, a partir das 14h. Porém, a fim de evitar que os pais e responsáveis ficassem à espera na rua, o secretário de Município da Educação, André Lemes, montou um Grupo de Trabalho para iniciar o atendimento às 8h.

De acordo com a coordenadora da Central de Matrículas, Adriane Fernandes Sokolnik, os documentos necessários para realizar a solicitação de vagas remanescentes são:

  • Certidão de Nascimento;
  • Comprovante de residência;
  • Identidade e CPF do responsável legal.

O resultado será divulgado no dia 20 de fevereiro, no site da SMEd (www.riogrande.rs.gov.br/smed). Acesse aqui e veja as turmas e escolas das vagas remanescentes.

SMEd
Roberton Reis

Dando continuidade ao cronograma do Calendário de Matrículas 2016, a Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através da Central de Matrículas, iniciou na manhã de quarta-feira, 03 de fevereiro, o período de solicitação de vagas escolares remanescentes para a Rede Pública Municipal de Ensino de Rio Grande.

Localizada no Sobrado dos Azulejos, prédio que abriga a SMEd, a Central de Matrículas está realizando a distribuição das vagas remanescentes para o 2º ao 9º Ano do Ensino Fundamental até esta sexta-feira, 05 de fevereiro.

Para a Educação Infantil e 1º Ano do Ensino Fundamental, a inscrição para a solicitação de vagas deve ser realizada no período de 10 a 17 de fevereiro, das 8h30 às 17h; exceto no dia 10 de fevereiro, quando o atendimento será das 14h às 18h. O resultado será divulgado no dia 20 de fevereiro, no site da SMEd.

De acordo com a coordenadora da Central de Matrículas, Adriane Fernandes Sokolnik, os documentos necessários para realizar a solicitação de vagas remanescentes são:

  • Certidão de Nascimento;
  • Comprovante de residência;
  • Identidade e CPF do responsável legal.

SMEd
Roberton Reis

 

Divulgação

Divulgação

 

O Núcleo de Alimentação Escolar (NAE) da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd) divulga o cardápio para as Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), relativo ao mês de fevereiro, cujas as aulas iniciam no dia 15. Para acessar o cardápio das EMEIs em formato PDF, acesse aqui.

SMEd
Roberton Reis

O Núcleo de Alimentação Escolar (NAE) da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd) informa que a distribuição dos Gêneros da Alimentação Escolar para as Escolas Municipais de Educação Infantil inicia nesta quarta-feira, 04 de fevereiro, conforme o roteiro abaixo.

A coordenação do NAE também destaca que os produtos de hortifrutigranjeiros serão entregues para as EMEIS a partir do dia 15 de fevereiro.

 

04/02/2016

  • E.M.E.I. Déborah Thomé Sayão
  • E.M.E.I. Verenice Gonçalves
  • E.M.E.I. Vovó Zoquinha
  • E.M.E.I da Querência
  • E.M.E.I Fraternidade

 

11/02/2016

  • E.M.E.I. Nilza Gonçalves
  • E.M.E.I. Oscar Moraes
  • E.M.E.I. Eva Mann
  • E.M.E.I. Vila da Quinta

 

16/02/2016

  • E.M.E.I. Castelo Branco
  • E.M.E.I. Lyons Clube
  • E.M.E.I. Maria da Glória
  • E.M.E.I. Dayse Pagel
  • E.M.E.I. Tia Luizinha

SMEd
Roberton Reis