O Núcleo dos Anos Finais do Ensino Fundamental da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd) realizará, neste sábado, 1º de novembro,  o 7º Encontro de Formação Continuada dirigido aos professores dos Anos Finais das escolas da rede pública municipal de ensino.

Durante o ano de 2014, as assessorias visitaram as escolas de Ensino Fundamental – Anos Finais, no período da hora-atividade dos professores, onde foi apresentada uma prévia da caracterização de cada uma das áreas que farão parte do Plano de Estudos do Ensino Fundamental – Anos Finais.  Agora, no último encontro de formação deste ano, os professores finalizarão a caracterização de todas as áreas de ensino.

Como o encontro será por área, os ambientes serão os seguintes:

  • Auditório da Escola Viva: professores de Língua Portuguesa;
  • Sala 9 da Escola Viva: professores de Língua Estrangeira – Inglês;
  • Sala 11 da Escola Viva: professores de Língua Estrangeira – Espanhol;
  • Anfiteatro do HU: professores de matemática;
  • Sala 206 do HU: professores de Geografia;
  • Sala 207 do HU: professores de História;
  • CEAMECIM: professores de Ciências;
  • Sala de Ginástica da EMEF Sant’Ana: professores de Educação Física;
  • Sala Multiuso da Prefeitura: professores de artes.

Os professores serão recepcionados nos locais de formação no horário compreendido entre 8h e 8h30.

SMEd
Roberton Reis

No ano de 2013, as Assessorias do Núcleo dos Anos Finais do Ensino Fundamental da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd) fizeram um acompanhamento aos professores no período da hora-atividade, onde os mesmos preencheram um formulário com solicitações de materiais didáticos. No final do ano, foi feita uma tabulação com todos os pedidos e uma avaliação acerca do material solicitado.

Vários destes materiais didáticos foram comprados pela Secretaria de Município da Educação, e entregues a 29 escolas de Ensino Fundamental (Anos Finais) da rede pública municipal de ensino, através do Núcleo de Material.

O material é composto por mapas históricos e geográficos, mapas de ciências, planetário iluminado, globo histórico iluminado, kit de desenho geométrico, kit de sólidos geométricos e um modelo anatômico da arcada dentária.

Todos esses materiais estarão à disposição dos(as) professores(as) nas escolas e serão utilizados como mais um recurso para qualificar as atividades pedagógicas e os processos de ensino-aprendizagem com os estudantes”, destaca Juliane Alves, superintendente de Gestão Pedagógica da SMEd.

A ideia é que a aquisição destes materiais venha ao encontro de uma aprendizagem mais significativa”, assinala Marta Leivas, coordenadora do Núcleo do Ensino Fundamental – Anos Finais.

No dia 9 de outubro de 2014, no turno da manhã, a superintendente pedagógica Juliane Alves; a assessora de matemática, Leila Mello; a assessora de Geografia, Simone de Souza; e a assessora de História, Marta Leivas, foram até as Escolas Municipais de Ensino Fundamental João de Oliveira e Mate Amargo, para realizar a entrega simbólica dos materiais de Ciências, Geografia, História e Matemática para os professores do Ensino Fundamental – Anos Finais. “Todos os professores gostaram muito dos materiais e disseram que serão muito úteis no processo de aprendizagem dos alunos, pois os recursos visuais são muito importantes na sala de aula”, destaca Marta Leivas.

SMEd
Roberton Reis

 

O Sobrado dos Azulejos, localizado na rua Marechal Floriano Peixoto, 103, prédio que abriga a Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), estará recebendo até o dia 31 de outubro a Exposição de Trabalhos “Fronteiras”, que é uma mostra dos trabalhos realizados pelos alunos do Centro de Formação para a Diversidade Cultural e Inclusão Escola Viva, durante o primeiro semestre de 2014.

Neste ano de 2014, a Escola Viva desenvolveu suas atividades tendo em vista o tema “FRONTEIRAS”. O tema foi pinçado em função de ser um ano marcado por diversidades, tendo a realização do Mundial de Futebol no Brasil, a efervescência cultural pela Mobilidade Humana em nosso município, acentuada pelo desenvolvimento da indústria naval.  Usando a criatividade, a equipe que  organizou a exposição deu o recado: as fronteiras que aprisionam podem ser abertas pela arte e a cultura, uma vez que a escola transforma o que foi prisão em criação e alegria. Vale a pena curtir!”, explicou a diretora do CFDCI Escola Viva, Maria de Lourdes Escouto.

SMEd
Roberton Reis

Organizada pelo Núcleo de Iniciação Esportiva da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), a 8ª edição dos Jogos Especiais da Cidade do Rio Grande (JECIRG) acontecerá nos dias 4, 5 e 6 de novembro, no Complexo Esportivo da Praça Saraiva. A cerimônia de abertura do VIII JECIRG, etapa dos Jogos Escolares Municipais 2014, será realizada às 14h do dia 4.

Serão aproximadamente 400 crianças com necessidades especiais que participarão de várias modalidades, conforme programação em anexo. Estes jogos compreendem a participação de alunos de todas as Escolas da nossa cidade: Municipais, Estaduais e Particulares. É a Secretaria de Município da Educação, mais uma vez, trabalhando na construção de uma melhor Educação, a serviço de toda comunidade rio-grandina.

Acesse aqui a programação do VIII JECIRG.

SMEd
Roberton Reis

 

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd) iniciou na última segunda-feira, 20 de outubro, no Centro de Formação para a Diversidade Cultural e Inclusão Escola Viva, formação para a utilização do novo Sistema de Gestão da SMEd, o SISMED.

A formação encerrará no dia 31 e atenderá 75 escolas, sendo 66 da rede pública municipal de ensino e 9 escolas conveniadas. Serão atendidas, a cada dia, grupos de 19 escolas.

Essa formação explicará todos os detalhes de uso do SISMED, que é um software que vai facilitar o envio de dados das escolas para a SMEd, pois reúne informações sobre Alimentação Escolar, Recursos Humanos, Inscrições para Matriculas online, Cadastro de Servidores, etc. O objetivo é eliminar o uso desnecessário de papel e permitir que decisões sejam tomadas de forma mais rápida, com base nas informações reunidas pelo software.

Com o SISMED, as gerências da SMEd poderão saber, a qualquer momento, o número de alunos por turno, total de turmas, total de alunos, número de professores, convocações, dados da Alimentação Escolar, etc.

A ideia do SISMED surgiu da necessidade de expandir o software das Matrículas online a fim de substituir o BIE, Boletim Informativo Eletrônico. Dessa forma, o que antes era feito usando planilha eletrônicas, e entregue mensalmente pelas escolas, passará a ser feito online, sem necessidade das escolas entregarem pessoalmente as informações.

O SISMED, sendo uma expansão do software das Matrículas online, é desenvolvido em PHP + MySQL, e o código pertence à Prefeitura Municipal do Rio Grande. Dessa maneira, sempre que necessário poderá ser expandido, bastando para isso a SMEd contratar programadores para realizar a tarefa. Isso faz com que o ente público não fique dependente de um único fornecedor.

Segundo o responsável pelo software, Leandro Ferreira, “um software nunca estará realmente pronto. De acordo com o feedback que vamos receber das escolas e das colegas da SMEd poderemos melhorá-lo ainda mais no futuro. Essa é a grande vantagem de possuir o código do programa, podemos alterá-lo sempre que necessário, e ter sempre uma solução que oferece o melhor resultado possível ao menor custo encontrado. É um grande avanço para a SMEd, mas ainda há muito a fazer. Nosso próximo passo é integrar as listas de chamadas das escolas, o que deverá ocorrer no próximo ano. Esse desenvolvimento só foi possível por causa da visão do secretário André Lemes, que resolveu investir nesse projeto.

Nos dias 6 e 7 de outubro, a SMEd promoveu a formação de cadastramento do SISMED, a qual também ocorreu no Centro de Formação para a Diversidade Cultural e Inclusão Escola Viva e atendeu um total de 26 escolas, sendo 9 conveniadas e 17 da rede pública municipal de ensino.

Essa formação teve por objetivo explicar o que é o SISMED para as escolas e criar uma conta no sistema. Com essa ação, todas as escolas da rede municipal passaram a possuir conta no software, além das 9 escolas conveniadas. 

SMEd
Roberton Reis

Na tarde do dia 6 de outubro, segunda-feira, o Ônibus de Inclusão Digital do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd) esteve na Escola Municipal de Ensino Fundamental Humberto de Campos, no Senandes.

Na oportunidade, a assessora do NTM, Jucele Martins, e a estagiária Lidiane Neves estiveram promovendo a Oficina “Higiene e Saúde”, que tem como objetivo mostrar a importância dos cuidados com o corpo para que se tenha uma vida saudável.

Os alunos assistiram a um vídeo sobre os cuidados com o corpo e, logo após, as assessoras do NTM debateram com os alunos acerca do tema apresentado. Em duplas e trios, os alunos criaram, no editor de textos, “minicartazes” com uma frase de incentivo aos cuidados com o corpo, os quais foram, posteriormente, fixados no prédio da escola. Logo após, as assessoras disponibilizaram aos alunos jogos virtuais que tratam dos cuidados com o corpo.

SMEd
Roberton Reis