Aconteceu no dia 3 de outubro, no Sport Clube Rio Grande, o I Circuito de Integração – Rede Rio Grande, que teve por objetivo possibilitar a integração dos alunos da Rede de Esporte Educacional; Conhecer o Centro de Referência Esportiva localizado no Clube; além de possibilitar aos alunos a vivência de diferentes práticas esportivas.

O circuito foi composto por seis estações: Slackline, Atletismo, Punhobol, Taekwondo, Caçador e Futebol, as quais foram monitoradas por acadêmicos da Universidade Federal do Rio Grande (FURG)  e pelos professores da Rede Rio Grande.

O evento esportivo, que contou com a participação de 17 escolas e acolheu 351 alunos, teve o apoio do SESI, da Viação Noiva do Mar e do Centro de Referência Esportiva. “Os objetivos foram alcançados com êxito, podendo ser verificado na empolgação durante as práticas, nas falas dos alunos durante a entrega das medalhas de participação e no retorno às escolas”, destacou Leontine dos Santos, assessora de Educação Física da SMEd.

Leia abaixo alguns relatos de professores e alunos que participaram da atividade:

Relato dos professores:

  1. Os alunos mencionaram terem adorado as atividades, principalmente a diversidade de modalidades praticadas”, Professora Maira, da EMEF Ana Neri.
  2. As alunas pediram para praticarem punhobol nas aulas e todos que participaram gostaram de terem recebido medalhas como premiação”, Professora Juliana Moraes, da EMEF Mate Amargo.
  3. Primeiramente, os alunos retrataram que gostariam de praticar somente o futebol, mas no decorrer das demais estações, eles começaram a questionar que gostariam de praticar as outras atividades por mais tempo. E ao final, expressaram o desejo de participar de outros eventos deste tipo”, Professor Márcio França, da EMEF Helena Small.
  4. Oportunizar atividades inclusivas e perceber o sucesso no discurso dos alunos é gratificante, pois os alunos surdos e deficientes intelectuais vivenciaram as atividades com alegria e integraram-se com as outras escolas”, Profª. Dinair França.

Relato de uma aluna nas redes sociais:

Estava muito legal; a gente brincou, rimos, caímos, ensinamos e aprendemos! Aprendemos um pouquinho de ‪‎taekwondo‬, ou tentamos pelo menos, mas o legal mesmo é que tivemos a chance de ensinar aos pequeninos do Bento Gonçalves e Manoel Mano‬ o que a senhora nos ensinou, e que a gente adora jogar ‪‎punhobool‬”,  Ondina Luppe, aluna da EMEF Antônio Carlos Lopes.

SMEd
Roberton Reis

O Núcleo de Diversidade e Inclusão da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd) informa que, em virtude da realização das eleições para o 2º turno, a formação mensal para os Monitores da rede pública municipal de ensino, que aconteceria neste sábado, 25 de outubro, foi cancelada.

A próxima formação acontecerá no dia 21 de novembro, no Centro de Formação para a Diversidade Cultural e Inclusão Escola Viva, localizado na Av. Portugal, 38, às 8h30, quando será abordado o “trabalho pedagógico com os deficientes visuais. 

SMEd
Roberton Reis

No dia 10 de outubro, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Seguro, localizada no bairro Parque Marinha, realizou a 8ª Feira do Livro e Mostra Cultural, a qual, neste ano,  valorizou a produção literária dos escritores rio-grandinos.

Os mais variados trabalhos foram apresentados nas diversas áreas do conhecimento, entre eles: exposição de trabalhos sobre autores, maquetes, releitura de obras de Wagner Passos e Lorde Lobo, assim como os escritores da plataforma HQ. Também aconteceram declamação de poesia, apresentação musical, entre outras ações envolvendo a literatura.

Os estudantes foram estimulados a conhecer obras de escritores de nossa cidade e, logo após,  juntamente com os professores, selecionaram alguns deles para realizarem as mais diversas atividades, desde entrevista, esquetes teatrais, recital de poesias, entre outros trabalhos. Os escritores Dalva Leal Martins, Paulo Olmedo, Iracema Martins  e Nilza Fountoura  prestigiaram o evento e participaram da atividade “Conversa com o autor”,  que envolveu emocionalmente, além dos estudantes,  os convidados que estiveram presentes.

Mensagens como “A vida nos inspira a escrever”, de Paulo Olmedo, e “É muito bom ler a vida. A vida está cheia de mensagens”, de Nilza Fountoura, dentre outras expressões dos autores, comprovam o quanto é recompensador ser um bom leitor.

Outro momento marcante da manhã foi o concurso “Poetando”, em que os estudantes da 8ª Série e dos 9º Anos, após muitas oficinas, produziram “Poesias Gaudérias”, que é um projeto elaborado pela Profª. Janise Fountoura. “Ricas produções foram analisadas sob a ótica de palavras – expressões gauchescas, rimas e declamação”, destacou a assessora de Língua Portuguesa da SMEd, Joelma Furtado.

Ainda de acordo com a assessora de Língua Portuguesa, “é uma responsabilidade imensa escrever, porque transmitimos através da palavra o que pensamos, logo, buscar desenvolver a competência leitora é um desafio, já que nesta realidade imediatista ao saborear um bom livro temos que anteriormente desenvolver a postura de um leitor – o que realmente não é muito fácil. Cabe, então, a nós, professores, buscarmos propiciar atividades como estas desenvolvidas na Escola Porto Seguro – um grande envolvimento da equipe diretiva e pedagógica que não mediu esforços para concretizar este trabalho! Todos estão de parabéns, pois foi uma atividade em que professores estiveram totalmente envolvidos, englobando os Anos Iniciais e os Anos Finais.

Para finalizar: “O Bom Livro é Porto Seguro!”, frase criada pela autora Nilza Fontoura para a  8ª Feira do Livro.

 

SMEd
Roberton Reis

 

Crédito: SMEd

Crédito: SMEd

No dia 13 de outubro, ocorreu a Formatura da primeira turma do Programa Alfa – Alfabetizando para Profissionalizar, na cidade do Rio Grande. Esta é uma iniciativa que ocorreu através da parceria entre Secretaria de Município da Educação (SMEd),  Sindicato Rural de Rio Grande e  Serviço Nacional da Aprendizagem Rural (SENAR).

O Programa Alfa foi desenvolvido com muito sucesso na  comunidade rural do Cerrito, onde formou 13 mulheres. Desenvolvido pelo SENAR, o Programa possibilita, para adultos do campo, a oportunidade de aprender a ler e escrever, além de desenvolver cursos de formação profissional e de qualidade de vida.

O Alfa foi desenvolvido em  210 horas de alfabetização, complementadas por dois cursos regulares: Saneamento Rural e Qualidade de Vida no Meio Rural., Além disso, o Programa oferece, sem custos, material didático, merenda escolar e bolsa benefício para o monitor-professor.

Este é um dos compromissos da atual gestão: reduzir os indicadores de analfabetismo e a baixa escolaridade, buscando parcerias para possibilitar a oferta de políticas de educação de jovens e adultos nas localidades onde vivem e trabalham, respeitando suas especificidades quanto aos horários e calendário escolar”, explica o coordenador do Núcleo de Educação do Campo da SMEd, Felipe Alonso dos Santos.

SMEd
Roberton Reis

No dia 10 de outubro, foi encerrado o trabalho de seleção de textos semifinalistas da Olimpíada da Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro 2014 (OLPEF). Nos 26 Estados e no Distrito Federal, comissões julgadoras leram e escolheram os textos que representarão cada Unidade da Federação nas etapas regionais do programa, onde serão escolhidos, por sua vez, os finalistas. Foram selecionados 500 textos, 125 por categoria, garantindo que cada Estado brasileiro e o Distrito Federal tenham, no mínimo, um representante em cada um dos quatro gêneros. O número total de vagas de cada Estado para a semifinal da Olimpíada dependia do número de textos enviados para a etapa municipal.

A cada ano que passa vemos mais estudantes envolvidos, mais produções literárias sendo produzidas nas escolas. Temos a possibilidade de ver os professores desenvolvendo  as “sequências didáticas” – proposta esta que realmente faz com que o texto se aprimore. Neste processo todos ganham, pois através a apropriação do desenvolvimento do trabalho com os gêneros: Poema, Memórias Literárias, Crônica e Artigo de Opinião, percebemos que o objetivo de colaborar para a melhoria do ensino da leitura e da escrita é atingido através de um processo que vem valorizar a interação dos estudantes com o meio, principalmente quando a Olimpíada adota como tema “O lugar onde vivo”. Assim, para escrever os textos, os estudantes devem resgatar histórias, estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade, o que contribui para o desenvolvimento de sua cidadania”, explicou Joelma Furtado, assessora de Língua Portuguesa da SMEd.

No dia 7 de outubro, no Centro de Formação para a Diversidade Cultural e Inclusão Escola Viva, a Secretaria de Município da Educação (SMEd) e  a 18ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) realizaram a Cerimônia de Reconhecimento e Premiação dos alunos participantes da 4ª edição da OLPEF 2014.

Na oportunidade, a aluna Lívia da Costa Rodrigues, da  Escola Municipal de Ensino Fundamental Cristóvão Pereira de Abreu, localizada na Ilha da Torotama, foi selecionada para Etapa Regional da OLPEF 2014, representando o Gênero Poema. Abaixo, o poema da aluna Lívia.

Redes dos sonhos

O lugar em que vivo

é um mundo encantado.

Ilha de pescadores

-Ah! esses meninos levados!

 

Sento no trapiche

O sol brilha lá no mar

O vento balança as ondas

me convidando a dançar.

 

Vejo o colorido do mar,

os pássaros alegres a cantar.

-A beleza tão singular…

deste abençoado lugar.

 

Escuto motores de barcos

lá bem longe a roncar.

Seus ruídos ressoam como trovões

Eu continuo a brincar.

 

Os peixes embalam as redes.

Pescadores a puxar.

A noite se anuncia.

É hora de retornar.

 

É período de defeso

não se pode mais pescar.

Recolhe-se as redes dos sonhos

É hora de remendar.

 

No conserto destas redes

outros peixes vão brotar

dia e noite,noite e dia

famílias a sustentar.

 

Já chegou a nova safra

esperança vai raiar.

Laguna dos Patos agradece

com mil cores vai ficar.

 

Esta é a segunda vez que a EMEF Cristóvão Pereira de Abreu é classificada para esta etapa. O trabalho foi desenvolvido pela Profª. Silvia Senna Correa. Desde 2008, a Escola participa do processo, desenvolvendo o trabalho com  os Gêneros  da Olimpíada – Poema, Memórias Literárias e Crônica.

Neste ano, a etapa municipal da OLPEF teve o total de 18 escolas participantes, envolvendo 27 professores e 41 estudantes que desenvolveram seu trabalho nos quatro gêneros textuais propostos na Olimpíada.

Abaixo seguem os finalistas da Etapa Municipal da OLPEF 2014.

 

Gênero Poema

1º lugar:

Lívia da Costa Rodrigues

EMEF Cristóvão Pereira de Abreu

2º lugar:

Thiago Dilélio Gonçalves Pereira

EMEF Helena Small

3º lugar:

Paola Oliveira Valadão

EEEM Brigadeiro José da Silva Paes

Gênero Memórias Literárias

1º lugar:

Leonardo Vinagre Teixeira

EMEF Cristóvão Pereira de Abreu

2º lugar:

Júlia da Costa Bastos

EMEF Ana Néri

3º lugar:

Fábio William Dováo da Cruz

EMEF Helena Small

Gênero Crônica

1º lugar:

Verônica Meirelles

EEEM Alfredo Ferreira Rodrigues

2º lugar:

Paola Vinagre Rodrigues

EMEF Cristóvão Pereira de Abreu

3º lugar:

Marcelo de Alvarenga Duarte

EMEF Altamir de Lacerda Nascimento

Gênero Artigo de Opinião

1º lugar:

Natanael Anchieta Severo

EEEM Lilia Neves

2º lugar:

Thiago Miranda

EEEM Silva Gama

 

SMEd
Roberton Reis

 

A Secretaria de Município da Educação (SMEd), representada pela coordenadora do Núcleo de Bibliotecas, Rosane de Azevedo, e pela coordenadora do Núcleo de Educação Infantil, Lilian Bastos, juntamente com a assessora Mara Pedroso, esteve presente, no dia 3 de outubro, à Feira do Livro da Escola Municipal de Educação Infantil Oscar Moraes, localizada no bairro Hidráulica.

Durante a atividade literária, foram realizadas diversas atrações, como: releitura de obras infantis, as quais foram encenadas pelos alunos; teatro de fantoche; exposição dos trabalhos realizados pelos alunos; e a representação do “Guri de Uruguaiana”; tarefa que coube a uma das professoras da EMEI.

Essa Feira do Livro foi muito aguardada e, com certeza, valeu a pena. Parabéns à direção, aos professores, aos alunos, aos funcionários e aos estagiários envolvidos nesta bela atividade”, destacou Rosane de Azevedo.

SMEd
Roberton Reis