Na última terça-feira, dia 17 de abril, o secretário de Município da Educação de Rio Grande, André Lemes da Silva, esteve no município de Restinga Sêca, onde foi convidado para falar aos prefeitos e secretários de educação dos 33 municípios integrantes da Associação dos Municípios do Centro do Estado (AMCENTRO), sobre o tema da “Municipalização do Ensino Fundamental”.

 

Reafirmei a todos que o compromisso maior dos nossos municípios é para com o atendimento da Educação Infantil. Somente depois de atendida essa demanda, teremos condições de avançar em novas matrículas no Ensino Fundamental, respeitando as peculiaridades de cada cidade. Foi um debate importante e fundamental diante do cenário em que vivemos, o qual exigirá de todos nós planejamento técnico e muita responsabilidade”, destacou André Lemes.

SMEd
Roberton Reis

No período de 24 de abril a 03 de maio, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Sant’Ana, que está localizada no bairro América, realizará a sua “II Gincana Literária”, promovida pela Biblioteca Walter Robinson, através da bibliotecária Lilian Martha Fischer Schwarz.

 

Diante de um mundo tecnológico diverso, onde a leitura de um livro é bem menos atrativa que a TV, tablet, computador ou celular, a mesma acaba sendo deixada de lado, aparentemente por ser menos interessante. É necessário redescobrir esse lado ‘emocionante’ e ‘divertido’ da leitura”, explicou Lilian.

Para tanto, o formato da Gincana foi remodelado, tornando-se uma atividade bastante tradicional, a fim de, não só resgatar antigas brincadeiras, mas valores e a própria habilidade da leitura, a qual é tão necessária para a existência do indivíduo, exercitando plenamente sua inteligência por meio desse hábito que, mesmo egresso do sistema escolar, sempre será parte de sua vida.

SMEd
Roberton Reis
Com informações da EMEF Sant’Ana

Na Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof.ª Zenir de Souza Braga, que está localizada no bairro Humaitá, a Professora Liane Moreira está desenvolvendo com seus alunos dos Anos Iniciais o Projeto “Pequenos Grandes Artistas”, com o tema “O ambiente de Arte e Cultura da Escola”. Nesta fase do Projeto, a professora está conhecendo com seus alunos um pouco mais das obras da artista plástica Tarsila do Amaral, através de variadas formas de releitura.

SMEd
Roberton Reis
Com informações da EMEF Prof.ª Zenir de Souza Braga

Fonte: www.riogrande.rs.gov.br

O lançamento oficial do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) em Rio Grande foi realizado na tarde desta segunda-feira (16). A cerimônia aconteceu no auditório da escola Juvenal Muller e contou com as presenças do vice-prefeito de Rio Grande (representando o prefeito Alexandre Lindenmeyer), do secretário de Educação, André Lemes, de docentes que atuam nos Níveis I e II da Educação Infantil e do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental, além dos supervisores e coordenadores pedagógicos e dos articuladores do Programa Novo Mais Educação, público-alvo das formações do PNAIC.

Além do secretário de Educação e do vice-prefeito, compuseram a mesa de abertura do lançamento, a coordenadora local do Pacto, Juliana Alves, a coordenadora regional do PNAIC, Mariângela Guterres, a coordenadora de Formação do PNAIC, Suzana Rocha e coordenadora do 18ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), Janete Cardoso.

Ao se dirigir ao público presente, professores e professoras da Rede Municipal de Ensino, o secretário André Lemes reafirmou a importância de espaços de formação para superar os desafios que permeiam o processo de alfabetização das crianças da Rede. “Pela primeira vez, a formação estará sob responsabilidade da nossa Universidade Federal do Rio Grande, que coordenará o trabalho dos nossos 27 formadores locais. Trata-se de uma ação fundamentada no alcance da meta 5 do nosso Plano Municipal de Educação. O nosso processo formativo permanente reafirma nosso protagonismo docente no âmbito da profissão que escolhemos trilhar […] Estou muito contente em ver este auditório lotado. Não tenham dúvida de que nós estamos trabalhando do mesmo lado da história”, ressaltou o secretário.

O vice-prefeito de Rio Grande, por seu turno, aproveitou a oportunidade para parabenizar o trabalho qualificado que vem sendo desenvolvido pela Secretaria de Município de Educação de Rio Grande (SMEd).

Para a coordenadora local do PNAIC o auditório lotado representa o compromisso dos educadores e educadoras de Rio Grande com os seus alunos e alunas. “Não tenho palavras para dizer o que este espaço lotado, em prol da Educação, representa para mim. Estamos aqui nos qualificando, mobilizando a Rede, nos empenhando ao máximo para que o maior número de educadores possam participar, especialmente os profissionais em educação do Ciclo de Alfabetização e da Educação Infantil, até mesmo aqueles que foram nomeados ou contratados pelas redes municipal e estadual recentemente”, completou Juliana Alves.

Para os profissionais da rede estadual, as formações ocorrerão no turno da noite. Já para os professores da rede municipal, as atividades acontecerão no dia e turno de Hora-atividade, uma vez por semana, da seguinte forma:

Mês de Abril – Serão dois encontros entre os dias 17 e 27 deste mês, de acordo com o dia da semana da Hora-atividade.

Mês de Maio – As atividades serão desenvolvidas nas três primeiras semanas do mês, de acordo com o dia da semana da Hora-atividade.

Mês de Junho – As atividades serão desenvolvidas nas três primeiras semanas do mês, de acordo com o dia da semana da Hora-atividade.

Mês de Julho – O encontro acontecerá na primeira semana do mês, de acordo com o dia da semana da Hora-atividade. O evento encerra com o Seminário Final nos dias 12 e 13 de julho.

Confira no link a seguir a constituição das turmas do Programa de Formação Continuada do PNAIC/2018 do território de Rio Grande, os dias, locais e horários das atividades formativas.

 

Assessoria de Comunicação/PMRG
Com informações da SMEd

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através dos Núcleos de Tecnologia Municipal (NTM), de Educação Ambiental e Patrimonial, e da Assessoria Étnico-Racial, informa que o período de inscrições para o “Projeto Aluno Monitor 2018” inicia na próxima quarta-feira, 18 de abril.

 

Neste ano, a temática abordada pelo Projeto, que ao longo de sete anos de execução teve a participação de mais de 800 alunos, faz referência aos 15 anos da promulgação da LEI 10.639/03, que versa sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em todas as escolas, públicas e particulares, do ensino fundamental até o ensino médio.

Compreendemos que o tema é relevante e precisa ser debatido no ambiente escolar, a partir do envolvimento dos alunos em pesquisas que sustentem o debate”, destacou a coordenadora do NTM, Maria de Fátima Baldez Rodrigues.

As escolas interessadas em desenvolver o Projeto deverão realizar a inscrição no período de 18 de abril a 23 de abril, pelo link.

SMEd
Roberton Reis

No dia 04 de abril, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Porto Seguro, que está localizada no bairro Parque Marinha, comemorou mais um ano de trabalho e dedicação à educação rio-grandina, chegando, assim, ao seu 28° aniversário.

 

As atividades de parabenização à EMEF Porto Seguro, bem como a disponibilização de brinquedos para as crianças, aconteceram no dia do aniversário da Escola. No sábado, dia 07 de abril, foi realizada a final da gincana em comemoração aos 28 anos da instituição e, também, o 9° passeio ciclístico.

SMEd
Roberton Reis
Com informações da EMEF Porto Seguro

Os alunos dos 6° Anos, Turmas A e B, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof.ª Wanda Rocha Martins, que está localizada no bairro Cassino, participaram, nas aulas de História, com a Prof.ª Jacqueline Russo, da construção individual de livros com a temática “Minha história de vida“.

 

De acordo com a professora Jacqueline, “o trabalho teve como objetivo resgatar a história de vida dos estudantes, levando-os a perceberem-se sujeito/agente das suas histórias e entenderem que a História é construída diariamente, por todos nós, não por ‘heróis’ que aparecem nos livros”.

O trabalho deveria ser construído da seguinte forma: escreva sua história de vida recorrendo ao passado, por meio de suas memórias e de seus familiares e amigos; utilize sua criatividade, decore a capa, acrescente fotos e tudo que for significativo. No final do trabalho, reserve um espaço do “seu livro”, para traçar planos para seu futuro.

Construir esse trabalho foi uma experiência muito rica no campo afetivo e de autoconhecimento, o qual despertou  em meu filho grande curiosidade. Foram dias de pesquisa, leitura e muitas conversas que uniram e mobilizaram toda a família. À medida que ele escrevia, ia revivendo passagens de sua vida de forma ampla e prazerosa. Tenho plena convicção de que esse trabalho ficará guardado para todo sempre em sua memória. Meus sinceros agradecimentos à professora Jacqueline”, destacou Andriara Vieira, mãe do aluno Kainã.

 

SMEd
Roberton Reis