A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd) informa que foi prorrogada até o dia 25 de novembro a data para a realização de inscrição para participar do II Encontro de Educação e Tecnologia do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), o qual ocorrerá no dias 26 e 27 de novembro.

Voltado aos(às) professores(as) da rede pública municipal de ensino, o II Encontro de Educação e Tecnologia contará com a realização de palestras, bem como apresentação de relatos de experiências de professores(as) da rede, possibilitando, assim, momentos de reflexão sobre as linguagens e os recursos digitais afim de repensarmos as práticas e construirmos novas formas de ação.

Para saber mais sobre o II Encontro de Educação e Tecnologia, acesse o folder.

Para realizar a sua inscrição, clique aqui.

SMEd
Roberton Reis

Na última segunda-feira, 17 de novembro, o Ônibus de Inclusão Digital do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd) esteve na Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiza Tavares Schimidt, na localidade do Barro Vermelho.

A assessora Vivian Paes e a estagiária Lidiane Neves trabalharam com os alunos do turno da manhã e do turno da tarde as Oficinas de Bullying e Matemática (Tangran), respectivamente.

SMEd
Roberton Reis

 

No início da tarde de quarta-feira, 19 de novembro, a Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), realizou a Cerimônia de Formatura do Projeto Aluno Monitor, o qual formou 176 alunos de 16 escolas da rede pública municipal de ensino.

A Formatura, que aconteceu no Auditório do Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., além dos Alunos Monitores, contou com a presença de pais, professores, articuladores e representantes da SMEd. Fizeram parte da Mesa da Cerimônia as seguintes autoridades: Juliane Alves, superintendente de Gestão Pedagógica, representando o prefeito Alexandre Lindenmeyer; Raquel Lempek, gerente Pedagógica, representando o secretário de Município da Educação, André Lemes; e Josiane David, coordenadora do NTM.

As 16 escolas da rede pública municipal de ensino que participaram do Projeto são: EMEF Ana Neri, EMEF Antônio Carlos Lopes, EMEF Assis Brasil, EMEF Dolores Garcia, EMEF Frederico Ernesto Buchholz, EMEF Jayme Gomes Monteiro, EMEF Manoel Martins Mano, EMEF Mate Amargo, EMEF Porto Seguro, EMEF Rio Branco, EMEF Sant’Ana, EMEF São Miguel, EMEF Sylvia Centeno, EMEF Viriato Corrêa, EMEF Zenir de Souza Braga e EMEF Olavo Bilac.

Na oportunidade, três alunos foram premiados por terem criado as melhores apresentações de slides, uma das atividades incluídas no Projeto Aluno Monitor. Os vencedores foram: Ingrid da Veiga Teixeira, da EMEF Antônio Carlos Lopes; Leonardo Silveira, da EMEF Porto Seguro; e Nicolas Freitas Dias, da EMEF Zenir de Souza Braga.

SMEd
Roberton Reis

Na última sexta-feira, 14 de novembro,  foi realizada no Salão do Centro de Formação para a Diversidade e Inclusão Escola Viva uma cerimônia para homenagear os estudantes que obtiveram Menção Honrosa na 9ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), bem como seus professores e diretores.

Estiveram presentes o secretário de Município da Educação, André Lemes; a superintendente de Gestão Pedagógica, Juliane Alves; a gerente Pedagógica, Raquel Lempek; a coordenadora do Núcleo dos Anos Finais, Marta Leivas; a assessora de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental, Leila de Souza Mello; e os estudantes que se destacaram na 9ª edição da OBMEP, acompanhados de seus familiares, professores(as) e diretores(as) destes estudantes ou seus representantes.

Na ocasião, foi apresentado um documentário sobre a OBMEP, mostrando o alcance do programa em todo o Brasil e falando sobre estudantes de origem humilde que acreditaram e conseguiram conquistar excelentes resultados na referida Olimpíada.

Os estudantes receberam uma placa do Secretário de Educação e os professores(as) e diretores(as) receberam um certificado. Após foi oferecido um coquetel.

O evento buscou reconhecer o trabalho que tem sido realizado nas Escolas Municipais, tanto por parte da equipe diretiva, que dá todo o suporte aos professores e professoras, quanto destes, que a cada dia se preocupam mais com seu planejamento, buscando novas metodologias e recursos, a fim de tornarem suas aulas mais atrativas e possibilitarem um melhor entendimento da Matemática, contextualizando-a com sua prática.

Os principais homenageados foram os estudantes, que através de seus esforços e dedicação, apoiados por seus pais ou responsáveis, conquistaram este excelente resultado na 9ª OBMEP. A vocês, nosso reconhecimento. Parabéns!”, destacou Leila de Souza Mello.

SMEd
Núcleo dos Anos Finais

Na última sexta-feira, 14 de novembro, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Zelly Pereira Esmeraldo, localizada no bairro Cidade de Águeda, comemorou a 27ª Semana de Arte e Cultura, tendo como tema “Arte na Comunidade”, e como slogan “A arte existe porque a vida não basta”.

Durante todo o dia, os alunos tiveram a oportunidade de participar das diversas oficinas que foram oferecidas, como: Artesanato, Capoeira, Dança, Designer e confecção de moda, Música e Teatro e escrita criativa.

A atividade encerrou com a apresentação da Cia. de Dança Dena, com o grupo da 3ª Idade, o qual fez uma bela interpretação artística ao som do Canto Alegretense  e New York.

SMEd
Roberton Reis

Com o tema “Água é vida: a minha, a sua, a do planeta”, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Altamir de Lacerda Nascimento, localizada no bairro Bernadete, realizou, no dia 13 de novembro, nos turnos da manhã e da tarde, a 2ª Feira de Ciências.

A Feira de Ciências contou com atividades variadas, dentre as quais destacamos a exposição de trabalhos, envolvendo a “poluição das águas locais”, mostra de vídeos sobre o mesmo tema e experimentos práticos de Ciências do Instituto ABRAMUNDO – Programa CTC

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande, através da superintendente de Gestão Pedagógica, Juliane Alves; da gerente de Recursos Humanos, Ingrid Wally; das coordenadoras dos Núcleos de Tecnologia Municipal e dos Anos Finais, Josiane David e Marta Leivas, respectivamente; fez-se presente a este importante evento que teve como justificativa o fato de que “dependemos uns dos outros para garantir nossa sobrevivência no planeta. Todos nós devemos fazer pequenos esforços diários para transformar as coisas ruins em coisas boas, tratar a todos muito bem e dividir melhor o que temos”.

SMEd
Roberton Reis