Na tarde do último sábado, dia 20 de outubro, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Ana Neri, que está localizada no bairro Bolaxa, realizou a sua “Mateada da Família”, a qual contou com apresentações culturais, escolha da mais bela prenda e do mais belo gaúcho, distribuição de erva-mate e água quente, brincadeiras e a participação da invernada DTG Estância de São Pedro.

 

SMEd
Roberton Reis
Com informações da EMEF Ana Neri

Adaptado de: www.riogrande.rs.gov.br

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através dos Núcleos de Tecnologia Municipal (NTM), de Educação Ambiental e Patrimonial, e da Assessoria Étnico-Racial, realizou, na tarde da última quinta-feira, dia 18 de outubro, no Salão Nobre Deputado Carlos Santos, no prédio da Prefeitura Municipal do Rio Grande, a Cerimônia de Formatura de 121 alunos participantes do “Projeto Aluno Monitor 2018”.

Neste ano, a temática abordada pelo Projeto Aluno Monitor faz referência aos 15 anos da promulgação da Lei nº 10.639/03, que aborda o ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana em todas as escolas públicas e particulares do Ensino Fundamental até o Ensino Médio.

A gente fez esse trabalho de pesquisa voltado ao que veio colaborar, ao que teve de promissor, ao que realmente mudou, a partir da promulgação dessa lei”, destacou a professora Fabiana Laborde, Assessora do Núcleo de Tecnologia da SMEd.

Ao longo de 7 anos de execução o projeto teve a participação de mais de 800 alunos. Para Laborde, a ação tem sido extremamente positiva, em vista das aprendizagens de monitoria que são adquiridas. “No ano seguinte e durante o próprio curso, os estudantes conseguem auxiliar os  professores na sala de aula, além de ajudar os próprios colegas que não participaram do projeto, mas que necessitam desse suporte”, ela comenta.

Ajudamos as professoras na informática, na monitoria da tarde, que era o 1°, 2° e 3° [Ano] e o pré“, destacou o estudante Guilherme, de 11 anos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Renascer, ao relatar a sua experiência.

De acordo com a secretária da Educação de Rio Grande, Vanessa Pintanel, o projeto promove um protagonismo entre os estudantes. “O projeto Aluno Monitor capacita os nossos estudantes a utilizar as ferramentas da internet, ensina a pesquisa e serve como elemento multiplicador dentro da escola, junto aos colegas”, aponta. A secretária também destacou a boa participação dos alunos e alunas neste ano, que teve ampla adesão das escolas do município, em especial, das escolas do campo.

 

Assessoria de Comunicação / PMRG

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através do Núcleo de Orientação e Supervisão (NOS), realizará, na próxima quarta-feira, dia 24 de outubro, às 18h30min, no Auditório do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Rio Grande (SINTERG), que fica na rua Andradas, 571, reunião com Coordenadores(as)/Supervisores(as) Pedagógicos(as) e Orientadores(as) Educacionais, que atuam com a Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas escolas da rede pública municipal de ensino.

 

SMEd
Roberton Reis
Com informações do  Núcleo de Orientação e Supervisão

Divulgação

Realizarão a escolha do PNLD Literário 2018 as escolas com alunado na educação infantil (creche e pré-escola), nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano) e no ensino médio constantes do censo escolar de 2017, cuja rede de ensino tenha aderido formalmente ao Programa. As instituições federais e as redes municipais e estaduais de ensino que ainda não aderiram às obras literárias terão até o dia 17/10/18 para formalizar a adesão no sistema PDDE Interativo.

Também participam da escolha as instituições comunitárias, confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos e conveniadas com o Poder Público que atendam a educação infantil oferecida em creches para crianças de até 3 (três) anos.

Para a creche, pré-escola e do 1º ao 3º ano do ensino fundamental, a escolha será de acervos para sala de aula. Já para o 4º e 5º ano do ensino fundamental e para o ensino médio, a escolha será de acervos para a biblioteca e de 02 (dois) livros para cada aluno.

Para obter maiores informações, clique aqui.

SMEd

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através do Núcleo de Orientação e Supervisão (NOS), realizará, na próxima quarta-feira, dia 24 de outubro, às 8h30min, no Salão do Sobrado dos Azulejos, reunião com os(as) Coordenadores(as)/Supervisores(as) Pedagógicos(as) que atuam com os Anos Finais nas escolas da rede pública municipal de ensino.

 

SMEd
Roberton Reis
Com informações do Núcleo de Orientação e Supervisão

 

Na tarde da última quarta-feira, dia 17 de outubro, os 70 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Luiza Tavares Schimidt, que está localizada na comunidade do Barro Vermelho, interior do Povo Novo, integrando os dois turnos, participaram do “Dia da Criança Solidário”, promovido pela “Diver & Arte”.

De acordo com a diretora da Escola, Vivian Paes, “as crianças foram agraciadas com pipoca, cachorro-quente, refrigerante e algodão-doce. Foi uma tarde maravilhosa, na qual nossas crianças viveram momentos de muita alegria e diversão. Agradeço imensamente a todos os funcionários pelo carinho para com nossos alunos“.

SMEd
Roberton Reis
Com informações da EMEF Luiza Tavares Schimidt

No dia 15 de outubro, a nutricionista Bruna Limons, responsável técnica pelo Núcleo de Alimentação Escolar (NAE), da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), a convite da Equipe de Alimentação Escolar de Pelotas, apresentou, no Colégio Municipal Pelotense, o relato de experiência referente à introdução do pescado na Alimentação Escolar em Rio Grande.

O público-alvo do Evento foram as Manipuladoras de Alimentos da cidade de Pelotas e adjacências. O Encontro, alusivo ao “Dia da Merendeira” e ao “Dia Mundial da Alimentação Escolar”,  teve o objetivo de proporcionar atividades, aprendizagens e trocas de experiências significativas entre os representantes dos municípios participantes: Rio Grande, Pelotas, Arroio do Padre e Turuçu.

SMEd
Roberton Reis
Com informações do NAE