.

.

O Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande abriu nesta quinta-feira, 03 de setembro, o período de inscrições para o III Encontro de Educação que Tecnologia, que ocorrerá no dia 25 de setembro, no anfiteatro do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS).

 

Para obter maiores informações, acesse o folder do III Encontro de Educação que Tecnologia do NTM.

Para fazer a sua inscrição, clique AQUI.

SMEd
Roberton Reis

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande, através da Assessoria de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental, no dia 28 de agosto, finalizou a realização de cerimônias de reconhecimento aos alunos aprovados para a 2ª fase da 11ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e entrega de Menções Honrosas.

Desde o dia 04 de agosto, a SMEd visitou 20 Escolas Municipais de Ensino Fundamental, entregando as Menções Honrosas com o objetivo de motivar e incentivar os estudantes a se prepararem para a prova da 2ª Fase da 11ª OBMEP, que se realizará no dia​​ 12 de setembro, sábado,, às 14h30, no Colégio Estadual Lemos Junior.

Nestas cerimônias, foi apresentado um documentário com depoimentos de pais e de estudantes que foram medalhistas em edições anteriores desta Olimpíada. Ele estimula a não nos acomodarmos com a situação em que nos encontramos, mostra famílias e estudantes que passam por muitas dificuldades e que vislumbraram um novo futuro após terem conquistado uma medalha da OBMEP e, como consequência, uma bolsa do Programa de Iniciação Científica (PIC).

Queremos agradecer a forma carinhosa com que fomos acolhidos em cada Escola e parabenizar de forma muito especial a todos(as) professores(as) de Matemática e equipe diretiva das Escolas pelo trabalho realizado, e dizer a cada estudante que se prepare para aproveitar esta oportunidade, pois temos certeza do potencial de cada um de vocês e acreditamos que vocês também podem​​ conquistar uma medalha da OBMEP”, destacou Leila de Souza Mello, assessora de Matemática da SMEd.

Confira a lista com o nome dos alunos que receberam Menção Honrosa, e as suas respectivas escolas, clicando aqui.

SMEd
Roberton Reis

A Secretaria de Município da Saúde, através das Coordenações do Programa Saúde na Escola (PSE), Estratégia Saúde da Família (ESF) e Atenção Básica, juntamente com a Secretaria de Município da Educação (SMEd), 18ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e Universidade Federal do Rio Grande (FURG), convidam para a Capacitação “Estratégias de Prevenção à Violência – Notificando para Proteger”, a qual ocorrerá no dia 16 de setembro de 2015, às 14h, no Auditório do Hospital Universitário.

O Núcleo de Gestão da SMEd informa que a atividade supracitada integra as ações do Programa Saúde na Escola, sendo imprescindível a participação dos representantes das escolas do Programa e as demais que foram convidadas, considerando a relevância do tema abordado no evento. Para tanto, estão sendo disponibilizadas 02 vagas para as escolas integrantes do PSE e 01 vaga para as que não são do Programa.

SMEd
Núcleo de Gestão

A Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral Prof. Valdir Castro, localizada no bairro Santa Rosa, realizará, entre os dias 14 e 18 de setembro,  a sua “I Feira Cultural e Literária”, que terá como patrono o arte educador e jornalista ilustrador, Lorde Lobo.

Durante a I Feira Cultural e Literária da EMEF em Tempo Integral Valdir Castro, que contará com diversas atividades, como Hora do conto, Apresentação teatral, Oficinas, Show de talentos, Mateada,  entre outras, ocorrerá o lançamento do Livro “Escola Valdir Castro: Nossa história está apenas começando”.

Acesse aqui o folder com a programação da  I Feira Cultural e Literária da EMEF em Tempo Integral Valdir Castro.

SMEd
Roberton Reis

Crédito: SMEd

Crédito: SMEd

Na manhã do último sábado, 29 de agosto, o secretário de Município da Educação de Rio Grande, André Lemes da Silva, acompanhado da chefe de Gabinete, Adriana Carvalho, realizou a entrega de uniformes  e equipamentos de proteção individual (EPI) aos operários que atendem as escolas da rede pública municipal de ensino, e estão ligados ao Núcleo de Apoio à Infraestrutura.

A entrega dos uniformes e EPI, que foi realizada no Sobrado dos Azulejos, prédio que abriga a Secretaria de Município da Educação, reitera o compromisso da Gestão Municipal em valorizar os profissionais da educação, dando-lhes condições dignas para exercerem suas atividades.

Também estiveram presentes o coordenador do Núcleo de Apoio à Infraestrutura, Flávio Senna; e a engenheira de Segurança do Trabalho da Secretaria de Município de Gestão Administrativa (SMGA), Alessandra Sna.

Agradecer é uma forma bonita de encantar o coração de quem nos ajuda a descobrir soluções para enfrentar as tormentas da existência, desta forma, agradeço ao secretário pelo reconhecimento e valorização dos servidores da SMEd. Estes novos uniformes e EPIs serão extremamente úteis no nosso dia a dia”, destacou o coordenador do Núcleo de Apoio à Infraestrutura.

Os itens de uniforme recebidos pelos operários da Secretaria da Educação foram os seguintes: 1 jaqueta nylon, 2 calças, 3 camisetas, 2 macacões e 2 jalecos. Já os equipamentos de proteção individual foram: 1 botina, 1 óculos de proteção, 1 capa de chuva, 1 capacete e 2 pares de luva.

SMEd
Roberton Reis

No início da noite do dia 28 de agosto, foi realizado no Ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental França Pinto, que está localizada no bairro Miguel de Castro Moreira, o I Jogo da Amizade, que contou com um campeonato de Futsal entre a Escola anfitriã e a EMEF Clemente Pinto.

O cronograma do I Jogo da Amizade incluiu 3 jogos: meninos de 11 a 13 anos (Sub 13); meninas de 11 a 16 anos; e meninos de 14 a 16 (Sub 16). Ao final, o resultado dos três jogos foi  o seguinte:

  • Meninos – Sub 13: França Pinto 3 x 1 Clemente Pinto
  • Meninas: França Pinto 2 x 3 Clemente Pinto
  • Meninos – Sub 16:França Pinto 4 x 2 Clemente Pinto

 

A EMEF França Pinto iniciou no mês de abril o “Projeto Futsal com Comprometimento”, que é coordenado pela equipe diretiva da Escola e composto por 83 alunos(as), dos 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

No 1º trimestre deste ano houve a I copa Futsal com comprometimento, com a participação de alunos e alunas do 6º ao 9º ano. Neste 2º trimestre, os alunos jogam entre si todas sextas e, também, contra outras escolas, como ocorreu no dia 28, contra a EMEF Clemente Pinto.

SMEd
Robetton Reis

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd) realizou, no dia 27 de agosto, no Centro de Formação para a Diversidade e Inclusão Escola Viva, mais um encontro de formação do Fórum Municipal de Gestores Escolares: um olhar na gestão democrática, no qual o tema abordado foi “transporte escolar”.

O encontro, que aconteceu em dois turnos, iniciou com a execução da dinâmica do “Baú de Mensagens”, a qual foi conduzida pela professora Claudionara Carvalho. Cada gestor recebeu uma mensagem de otimismo para ser contemplada para si e lida para o grande grupo.

A seguir, os gestores foram divididos em seis grupos e cada grupo recebeu um envelope contendo a definição de alguns Princípios Constitucionais norteadores da Administração Pública, expostos em slides (legalidade, impessoalidade, publicidade, moralidade, eficiência, interesse público, finalidade, igualdade, motivação, lealdade e boa-fé, razoabilidade e proporcionalidade). A cada resposta correspondente aos princípios, procedeu-se um debate deste tema tão importante a todos os servidores públicos.

No terceiro momento do encontro, a coordenadora do Núcleo do Transporte Escolar, Celeneh Brum, explanou para os participantes sobre diversos programas e recursos que envolvem este serviço público: Caminho da Escola, PNATE, PEATE, MDE, Salário Educação, FUNDEB, Recurso Livre.

Celeneh Brum Também apresentou um Plano de Gestão do Transporte Escolar que está sendo implementado pela atual administração, visando à redução dos custos e ao atendimento de qualidade àqueles que mais necessitam deste serviço público.

Para finalizar, foi entregue aos gestores das escolas da rede pública municipal de ensino a tarefa de darem sugestões para a Construção da Normativa do Transporte Escolar.

SMEd
Núcleo do Transporte Escolar