Na tarde de sexta-feira, 24 de abril, alunos das turmas do 7º ano e 8ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Sylvia Centeno Xavier, localizada na Ilha dos Marinheiros, fizeram uma visita aos moradores do Asylo de Pobres de Rio Grande.

A visita ao Asylo é uma das etapas do Projeto “Integrando Gerações”, da Prof.ª Giselle Avila Machado. “O Projeto nasceu a partir do interesse dos estudantes em conhecer a realidade dos idosos asilados e, com todo apoio da equipe da escola, da SMEd e da administração do Asylo de Pobres, surge um projeto que propõe uma aproximação entre gerações, através da sensibilização de nossos alunos quanto às necessidades e carências dos idosos asilados”, explicou Giselle Machado.

O Projeto começou com os alunos escrevendo cartas aos moradores do Asylo, onde contavam um pouco de suas vidas e convidavam os idosos a fazerem o mesmo. Logo após, foi iniciada uma campanha na escola e na comunidade, para que fossem arrecadados alimentos, roupas e cobertas.

Durante a visita ao Asylo, os alunos entregaram todos os mantimentos que foram arrecadados. Mas, mais do que apenas realizar a entrega, os meninos e meninas tiveram a oportunidade de ouvir e conversar com os idosos, dando, assim, um pouco de atenção e carinho a eles.

Se para os idosos a presença dos jovens foi motivo de alegria, com certeza para os alunos da EMEF Sylvia Centeno Xavier a experiência ficará gravada em suas memórias. Em pouco mais de uma hora de contato com os moradores do Asylo, muitos alunos, além de ficarem conversando e ouvindo histórias de vida, também foram solidários, ajudando os idosos a se locomover, e tentando deixá-los mais confortáveis.

Um ponto marcante da visita foi o contato com uma idosa que conheceu a Profª Sylvia Centeno Xavier, que empresta o nome à nossa escola; outro, foi o contato com um antigo morador da Ilha dos Marinheiros, que conhece as famílias de alguns dos jovens que participaram da visita.

A integração de gerações foi finalizada, neste dia, com um delicioso café, com direito a bolos e quitutes feitos pelos estudantes e suas famílias.

No Asylo, foi demais conhecer novas pessoas que têm muita história para contar, como a senhora que conheceu a Profª. Sylvia Centeno Xavier; ela disse que sua filha foi aluna da professora Sylvia. Acho que eles são tratados com carinho e muito amor, porque dá pra sentir isso no ambiente. Eu tenho certeza de que eles adoraram nossa visita, pois amor nunca é demais.” –  Lizandra Pombo Bueno.

Eu adorei ir porque quando chegamos lá todos estavam ansiosos para nos conhecer. Quando entrei, tinha um senhor chamado Peixinho, o qual eu não o conhecia, mas junto com meus colegas começamos a conversar com ele. Tinha outro senhor com vergonha, num cantinho, e eu e minhas amigas demos “oi” pra ele e depois entramos no Asylo. Lá conheci várias histórias; conheci uma idosa que disse que era amiga da Profª Sylvia Centeno Xavier e que a filha dela tinha estudado com ela. Eu conheci também uma velhinha que perdeu o filho; ele era o único que ela tinha e ficou sozinha. E também uma senhora que nunca havia ganhado uma boneca e quando ganhou roubaram dela. O nome da boneca era Esperança. Bom, eu adorei muito, tinha pessoas muito legais e eu tenho certeza de que eles gostaram muito da nossa visita.” –  Raquel Ramires Souza.

SMEd
Roberton Reis

Crédito: Núcleo de Bibliotecas

Crédito: Núcleo de Bibliotecas

No dia 23 de abril, quinta-feira, o Núcleo de Bibliotecas da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através da coordenadora Rosane Azevedo, esteve presente à inauguração do “Espaço Literário e Cultural” da Escola Municipal de Educação Infantil  Lyons Club, localizada no bairro Santa Rosa.

A Sala é uma homenagem à Professora Alda Elisabete, que foi diretora daquela escola. O evento contou com a presença de várias diretoras das escolas da rede, professores, funcionários, bibliotecários e representantes da SMEd, como a gerente de Recursos Humanos e superintendente interina de Gestão Pedagógica, Ingrid Wally.

A diretora Niva Pereira da Silva recebeu das colegas como presente, vários livros para a Sala. Coincidência ou não, a inauguração aconteceu numa data muito importante, que é o “Dia Internacional do Livro”.

SMEd
Roberton Reis

No dia 23 de abril, quinta-feira, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Coriolano Benício, localizada na Vila da Quinta, realizou um “mutirão de leitura” em alusão ao “Dia Internacional do Livro”.

Ao longo da manhã, os alunos foram convidados a escolher, com a ajuda de seus professores, um livro de seu interesse na biblioteca da escola. O último período de aula foi dedicado à leitura dos livros escolhidos e os alunos reuniram-se na quadra da escola para um momento de leitura coletiva.

SMEd
Roberton Reis

O Núcleo de Bibliotecas da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), na semana passada, participou de duas importantes atividades realizadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental França Pinto, localizada no bairro Miguel de Castro Moreira.

Nos dias 23 e 24 de abril, a Biblioteca Móvel do Núcleo de Bibliotecas esteve na Escola, levando a “Hora do Conto” aos alunos, através da assessora Roberta Soares.

Já no dia 25 de abril, quando foi realizado o jantar em comemoração aos 61 anos da EMEF França Pinto, o Núcleo de Bibliotecas fez-se presente através da coordenadora Rosane de Azevedo que, entre as pessoas homenageadas por contribuírem para o crescimento da Escola, foi agraciada pelo trabalho desenvolvido na Biblioteca “Cecília Meirelles”.

SMEd
Roberton Reis

Na tarde do último sábado, 25 de abril, aconteceu na pista atlética da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) a etapa rio-grandina do Circuito Ecosul de Atletismo, com a participação de diversos atletas de renome das cidades de Pelotas, Jaguarão e Rio Grande.

Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dolores Garcia, localizada no bairro Cassino, foram destaque já em sua primeira participação no evento, sagrando-se vice-campeã no naipe feminino, perdendo a primeira colocação por apenas três pontos.

Acompanharam os alunos, os professores Daniel Moraes, Nara Suzana e Shirlei.

Abaixo, os resultados obtidos pelos alunos da EMEF Dolores Garcia:

Arremesso do Peso feminino

1º lugar – Debora Dias – 5m51cm

2º lugar – Estefanny Machado – 5m21cm

Salto em altura masculino

3º lugar – Bruno Alexandre Brum da Silva – 1m45cm

200 metros rasos feminino

1º lugar – Daniele Marques – 31″4

800 metros feminino

3º lugar – Nathalia Marques – 2’57″8

5000 metros masculino

2º lugar – Jefereson Dias Martinez – 20’09″8

3000 metros feminino

2º lugar – Nathalia Marques – 13’18″2

Revezamento 4×100 metros feminino

2º lugar – com as alunas Estefanny, Nathalia, Natali e Daniele – 1’03″1

Revezamento 4×100 metros masculino

3º lugar – com os alunos Iuri, Lucas, Jeferson e Igor – 54″5

SMEd
Assessoria de Educação Física

A Escola Municipal de Ensino Fundamental de Tempo Integral Valdir Castro realizará, no dia 03 de maio (domingo), às 12h, no salão de festas da Yara Brasil (antiga fabrica de cordas), na rua Domingos de Almeida, 660, um almoço beneficente, promovido pelo CPM da Escola.

O cardápio inclui carreteiro e feijão mexido. O valor, por pessoa, é de R$ 10,00. Devem ser levados talheres.

SMEd
EMEF de Tempo Integral Valdir Castro

No dia 22 de abril, quarta-feira, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Humberto de Campos, localizada no Senandes, recebeu o Ônibus de Inclusão Digital do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd).

Na oportunidade, a equipe do NTM, inicialmente, trabalhou com os alunos uma história em formato de vídeo sobre a Páscoa e, logo após, eles puderam utilizar os jogos pedagógicos instalados nos computadores do Ônibus de Inclusão Digital do NTM.

SMEd
Roberton Reis