No dia 5 de fevereiro, a partir das 22h, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Sant’Ana estará autografando dois Livros de Literatura Infantil na 42ª Feira do Livro da Furg, a qual começou a receber os leitores na última quarta-feira (28), na praça Didio Duhá, no balneário Cassino.

Os livros, desenvolvidos no Projeto da Sala de Letras da Escola, são intitulados: “O condomínio dos fantasmas”  e  “Deixa… que eu conto”. Ambos são frutos de  construções coletivas, coordenados pela professora Rosane Porto, sendo o primeiro da turma do 1ºC, e o segundo  das turmas Nível II, 1ºA e 1ºC.

Ressaltamos a honra que sentimos em poder participar deste evento, representando uma Escola Pública Municipal com produções de nossos “pequenos grandes” escritores, os quais autografarão suas obras, na presença da Comunidade escolar e de seus familiares. Agradecemos  o apoio  que recebemos da Pró- Reitora da Universidade Federal do Rio Grande, Lúcia Anielo; do Sr. João Balancine, da gráfica  da Furg  e do Secretário de Município da Educação, André Lemes. Estas pessoas, juntamente com seus assessores, não mediram esforços para que este trabalho fosse realizado”, destacou Denise dos Santos, diretora da EMEF Sant’Ana.

 

SMEd

PREFEITURA MUNICIPAL DO RIO GRANDE

SECRETARIA DE MUNICÍPIO DA EDUCAÇÃO

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande, através da Gerência de Recursos Humanos e da Superintendência de Gestão Pedagógica, abre vagas para os docentes do quadro efetivo do Magistério Público Municipal, interessados em atuar na Escola Municipal de Educação Integral Valdir Castro.

A Escola Municipal de Educação Integral Valdir Castro, localizada à rua Juan Llopart, 685, Bairro Santa Rosa, é a primeira escola urbana de Educação Integral em tempo integral, conforme LDB 9394/96. A escola oferta Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano e conta com 144 estudantes que permanecem em atividades pedagógicas durante 8 horas diárias. A escola está implementando uma proposta pedagógica diferenciada, e objetiva colocar em prática a proposta próxima à que tem sido realizada em algumas escolas no Brasil, e que se aproxima à prática desenvolvida na “Escola da Ponte”, em Portugal.

As necessidades da escola estão apresentadas no quadro abaixo:

 

Vagas

Área

Carga horária

Turno

Observações:

05

Anos Iniciais

40horas

Manhã e Tarde

01

Língua Estrangeira

20horas

Manhã

* convocação

01

Língua Estrangeira

20horas

Tarde

* convocação

01

Educação Física

20horas

Tarde

* convocação

 

1. Das Inscrições

Os interessados em uma das vagas devem fazer sua inscrição no site da Secretaria de Município da Educação (www.riogrande.rs.gov.br/smed), no período de 29/01 a 12/02.

No dia 13/02 haverá uma reunião na Secretaria de Município da Educação, às 14h, para todos os inscritos

2. Da Seleção dos Candidatos

Será divulgada a seleção dos candidatos no dia 16/02, no site da SMEd e na Secretaria de Educação.

 

Juliane de Oliveira Alves

Superintendente de Gestão Pedagógica – SMEd

Ingrid Wally Jorge

Gerente de Recursos Humanos – SMEd

Clique aqui para ver o Edital em PDF.

Clique aqui para fazer a sua inscrição.

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande, através da Superintendência de Gestão Pedagógica, divulga o Calendário Escolar 2015 das escolas de Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal.

Construído em conjunto com os gestores das escolas da rede municipal, o Calendário Escolar 2015 assinala o dia 23 de fevereiro como data inicial do ano letivo, tendo seu término previsto para o dia 22 de dezembro. Já o recesso escolar de inverno inicia no dia 20 de julho, estendendo-se  até 1º de agosto.

O Calendário Escolar 2015 está organizado de forma a atender os 200 dias letivos e as 800 horas no Ensino Fundamental, de acordo com a LDB 9394/96. Nas escolas que possuem Educação de Jovens Adultos (EJA), o calendário segue como previsto na Lei: 100 dias no primeiro semestre e 100 dias no segundo.

Aquelas escolas da rede municipal que ofertam o atendimento de Creche em turno integral terão suas atividades retomadas no dia 03 de fevereiro.

No período compreendido entre os dias 05 e 13 de janeiro de 2015, a secretaria das escolas de Ensino Fundamental da rede municipal estarão abertas para a confirmação de matrículas do 1º Ano e, também, para que sejam feitas inscrições para transferências.

Entre os dias 23 e 30 de Janeiro, as secretarias escolares estarão funcionando para que seja feita a confirmação de matrícula dos estudantes transferidos. Já nos dias 03, 05, 10 e 12 de fevereiro, as escolas estarão abertas para atendimento à comunidade, das 9h às 13h.

Dentre as diversas atividades que constam no Calendário Escolar 2015, destacamos a “Aula inaugural”, que está prevista para o dia 19 de fevereiro; Avaliação do Plano de Ação, no dia 17 de julho; Avaliação com a Comunidade Escolar, no dia 18 de julho; e o “Encerramento do Fórum de Gestores”, nos dias 26 e 27 de novembro.

No ano de 2015, a proposta de Formação Continuada é que esta seja realizada, prioritariamente, por dentro do espaço escolar. Assim, cada escola deverá entregar até o dia 1º de abril o Plano de Ação de sua instituição, contendo as temáticas a serem discutidas pelos docentes no espaço formativo da escola.

A SMEd também continuará propondo espaços de Formação Continuada para todos os docentes da rede, de acordo com o cronograma que será divulgado em fevereiro de 2015. 

SMEd
Roberton Reis

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), na última terça-feira, 23, realizou a Cerimônia Oficial de Posse dos Diretores e Vice-diretores das escolas da rede pública municipal de ensino, os quais foram eleitos para o triênio 2015-2017, conforme a Lei 5.359/1999. Na oportunidade, também foram empossadas as 12 coordenadoras das Escolas Multisseriadas do Campo.

A Cerimônia realizada no Centro de Convívio dos Meninos do Mar (CCMar) foi o ponto culminante do processo democrático iniciado no dia 15 de setembro e encerrado em 17 de novembro, quando as comunidades escolares exerceram o direito de eleger a gestão das suas respectivas instituições educacionais públicas municipais para os próximos 3 anos.

A Mesa de Honra da Cerimônia contou com a presença das seguintes autoridades: prefeito Alexandre Lindenmeyer; secretário de Município da Educação, André Lemes; secretária-Adjunta da SMEd, Neci Bandeira; presidente da Comissão Central das Eleições Escolares, Jaqueline Miccielle; Lauro Barcellos, representando a reitora da Universidade Federal do Rio Grande; superintendente de Gestão Pedagógica da SMEd, Juliane Alves; e superintendente de Gestão Administrativa da SMEd, Rejane Veleda. O evento contou também contou com a presença da primeira-dama, Eunice Lindenmeyer, da vereadora Denise Marques, dos coordenadores e assessores da SMEd e docentes das escolas da rede.

Para o secretário da Educação, a Cerimônia de Posse representou “a materialização de um processo que foi elaborado e construído com muitas mãos e consciência de todos os envolvidos”. “Embora tenhamos tido alguns problemas, vale muito mais termos problemas em um processo democrático, do que termos problemas em um processo ditatorial”, destacou Lemes. “Aos gestores que nos deixam fica o sentimento de agradecimento pela sua caminhada, disponibilidade e esforço ao longo dos seus mandatos. E aos gestores que hoje vêm receber a sua diplomação, fica o sentimento, para alguns, da reafirmação do compromisso já estabelecido; e para outros, da demarcação desse compromisso a partir de 1º de janeiro, quando todos assumirão seus cargos”, finalizou o secretário da Educação.

Me sinto parte desta história. Este não é apenas um momento de uma posse, pois vejo esse momento como parte de uma construção de anos”, afirmou Lindenmeyer. O mesmo ainda destacou que o fato de a comunidade escolar poder escolher seus representantes para o local onde crianças e adolescentes passam metade de suas vidas, potencializa a democracia. Passado o momento de conflitos, o prefeito afirmou que agora é o momento de ver o crescimento das instituições escolares. “Enquanto prefeito municipal, quero compartilhar desta caminhada”, finalizou.

SMEd
Roberton Reis

Fonte: www.riogrande.rs.gov.br

A Secretaria de Município de Gestão Administrativa (SMGA) informa que desde o dia (15), os setores de Protocolo, Núcleo de Seleção e Treinamento (NST) e Núcleo de pessoal Inativo (NPI) da SMGA estarão funcionando em novo endereço. Na esquina da Buarque de Macedo com Cristóvão Colombo. Até o final do mês, além dos setores de atendimento, a integralidade da SMGA estará funcionando no novo endereço. E as secretarias de Turismo e Habitação também encontram-se no mesmo local.

Da Assessoria de Comunicação da PMRG

Aconteceu nos dias 9, 10 e 11 de dezembro o II Seminário Estadual do Pacto pela Alfabetização na Idade Certa. O evento foi realizado, concomitantemente, no Teatro Guarani e no Prédio Santa Margarida, na cidade de Pelotas.

Participaram do Seminário as 13 Orientadoras de Estudos da rede pública municipal de ensino de Rio Grande: Aline Minasi, Chirly Duarte, Débora Porto, Leila de Souza Mello, Leyza Duarte, Luciane Longaray, Maria Alonso, Márcia Furtado, Nelda Santos, Paula Pires, Rafaela Gasso, Rafaelle Vieira, Roberta Torres, juntamente com a superintendente Pedagógica e Coordenadora Local do Pacto, Juliane Alves.

A abertura do evento aconteceu no Teatro Guarani, na manhã do dia 9. Após, iniciou-se a Conferência Inicial: “Matemática, Aprender e Compreender”,  com a professora Luzia Faraco Ramos. À tarde, no prédio Santa Margarida, as Orientadoras de Estudos participaram de oficinas e relatos de experiências.

Já no dia 10, pela manhã, houve a palestra “Políticas de diferença, memória social e relações étnico-raciais”, com as professoras Madalena Klein, da UFPel; Ledeci Lessa Coutinho, da SMEd de Canguçu; e Marielda Barcellos Medeiros, da CRE de Pelotas. Durante a tarde, as Orientadoras participaram de minicursos com diferenciadas temáticas.

No dia 11, a pauta da manhã ficou por conta da professora Fernanda Antoniolo (FURG), com a “Alfabetização e Educação Matemática: relações com a Neurociências”. Na parte da tarde ocorreu a Conferência de encerramento “Avaliação Nacional da Alfabetização: desafios para a gestão e organização do trabalho pedagógico”, com o professor João Alberto da Silva (FURG) e a professora Maria Nônnberg (UFPel).

O coquetel de encerramento aconteceu no Clube Diamantinos, para que todos os participantes do Seminário pudessem confraternizar depois de um ano intenso de formações e estudos.

SMEd
Coordenadora do Núcleo dos Anos Iniciais
Paula Pires