PREFEITURA MUNICIPAL DO RIO GRANDE
SECRETARIA DE MUNICÍPIO DA EDUCAÇÃO

A Prefeitura Municipal do Rio Grande, através da Secretaria de Município da Educação, abre vagas para os interessados em cursar as seguintes modalidades na Escola de Belas Artes Heitor de Lemos:

Curso Turno Vagas Observações
Ballet Preparatório Manhã 05 06 anos completos até 31/12/2014
Ballet Preparatório Vespertino 05 06 anos completos até 31/12/2014
Dança do Ventre Noite 08 Os candidatos deverão ter a idade mínima de 14 anos (curso com duração de 01 semestre)
Sapateado Vespertino 05 Os candidatos deverão ter a idade de 08 a 13 anos
Técnica vocal Tarde 03 Os candidatos deverão ter a idade mínima de 15 anos
Pintura em Porcelana a 150º Manhã 04 Os candidatos deverão ter a idade mínima de 15 anos
Tecelagem Manhã 03 Os candidatos deverão ter a idade mínima de 15 anos
Pintura a lápis de cor Manhã 06 Os candidatos deverão ter a idade mínima de 15 anos
Teatro Manhã 05 Os candidatos deverão ter a idade mínima de 09 anos
Teatro Tarde 05 Os candidatos deverão ter a idade mínima de 09 anos
Teatro Noite 05 Os candidatos deverão ter a idade mínima de 15 anos
História Instrumental da Arte e da Cultura Vespertino 10 O aluno deverá ter concluído o Ensino Médio ou estar cursando o mesmo

 

Observações

  1. Para todas as modalidades a seleção será feita através de teste de aptidão.

Os interessados em concorrer a uma das vagas devem fazer sua inscrição no site da Secretaria de Município da Educação (www.riogrande.rs.gov.br/smed), no período de 30 de março de 2015, às 15h, até 06 de abril de 2015, às 22h.

As inscrições devem obedecer à faixa etária indicada em cada modalidade; a idade será comprovada no momento da matrícula, mediante apresentação da Certidão de Nascimento ou Carteira de Identidade. Caso o candidato tenha idade incompatível com a indicada no edital, esta inscrição não terá validade.

 

Cronograma

Atividade Data Local
Inscrições De 30 de março às 15h a 06 de abril às 22h. Site da SMEd (www.riogrande.rs.gov.br/smed)
Teste de aptidão 08 de abril, às 18h EBAHL
Resultado da seleção 10 de abril Site da SMEd (www.riogrande.rs.gov.br/smed)
Matrículas 13 de abril, das 8h às 20h EBAHL

Observação: O aluno que não comparecer na data da matrícula, perderá o direito à vaga, sendo chamado o candidato seguinte pela ordem da lista de espera.

Escola de Belas Artes Heitor de Lemos, na Rua Jockey Clube, nº 194.

 

Beatriz Batezat

Diretora da Escola de Belas Artes Heitor de Lemos

Na tarde da última quarta-feira, dia 25, aconteceu no Auditório do Centro de Formação para a Diversidade Cultural e Inclusão Escola Viva, às 15h, uma formação para esclarecer dúvidas sobre o SISMED, com ênfase nos módulos de Alimentação Escolar.

O SISMED é o sistema de gestão de dados da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), e alguns dos seus módulos tratam da parte de Alimentação Escolar, no que se refere a Cardápios, Demonstrativo Mensal e Hortifrutigranjeiros e Pão.

Como algumas escolas apresentavam dúvidas quanto ao preenchimento, a responsável pelo SISMED junto à Gerência de Recursos Humanos, Lourdes São Bento, resolveu organizar essa formação.

Participou também da formação a Profª. Lourdes Luciana, representando o Núcleo de Alimentação Escolar, que explicou detalhadamente às escolas presentes como preencher cada módulo, de acordo com as necessidades desse Núcleo.

O Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) prestou apoio na pessoa da assessora Vivian Paes, que deu suporte técnico para a formação.

SMEd
Leandro Ferreira

No dia 24 de março, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Viriato Corrêa, localizada no bairro Getúlio Vargas, realizou uma série de atividades, nos seus três turnos, referentes ao Março Lilás.

Durante a manhã, foi realizada uma palestra para os alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental, que abordou a “saúde da mulher”, em alusão às atividades do Março Lilás, “Mulheres: Histórias, Atos e Retratos”.

No turno da tarde, foi ministrada, por representante do Conselho Tutelar de Rio Grande, uma palestra a qual objetivou esclarecer diversos assuntos abordados por alunos e seus responsáveis.

Já os alunos do turno da noite puderam assistir a duas palestras: uma que tratou sobre a Lei Maria da Penha e outra, em parceria com a Corsan, que teve como objetivo destacar a importância da água para nossa sobrevivência e a necessidade urgente do seu  consumo consciente.

SMEd
Roberton Reis

A convite da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Pedro II, localizada no bairro São João, e no intuito de dar continuidade às atividades desenvolvidas no dia 07 de março, o Núcleo dos Anos Iniciais da Secretaria de Município da Educação do Rio Grande (SMEd), representado pelas assessoras Maria Alonso e Leyza Duarte, esteve,  no sábado, 21 de março, participando de mais um momento de troca de experiências com os professores do 1º ao 5º ano.

Na oportunidade, as professoras presentes puderam refletir sobre algumas questões relacionadas ao Ensino da Matemática, reforçando conceitos a partir de uma perspectiva de aprendizagem voltada para a construção do conhecimento.

Os encontros de formação promovidos através da escola constituem um espaço de discussão importante, que contribui na ação pedagógica dos docentes e consequentemente no cotidiano escolar dos estudantes”, ressaltou Paula Pires, coordenadora do Núcleo dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

SMEd
Roberton Reis

O projeto Professor em Prosa & Verso da página da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd) acaba de receber mais uma significativa contribuição literária, com os poemas da Profª. Lourdes Luciana, do Núcleo de Alimentação Escolar. Para vê-los basta clicar aqui.

SMEd
Roberton Reis

No dia 24 de março, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Angélica Campello, localizada no Taim, realizou diversas atividades e trabalhos alusivos ao Março Lilás, integrando todas as turmas da Escola.

Dentre as atividades realizadas, destacam-se: discussões sobre o papel da mulher na sociedade, sua valorização, respeito, a não violência contra a mulher, criação de cartazes, filmes, músicas, murais com pensamentos, releitura de obras de autoras, entre outros.

Durante o recreio dos turnos da manhã e da tarde, a Escola realizou um futebol feminino, onde as jogadoras foram professoras, funcionárias e alunas, fugindo da ideia comum de que futebol “é coisa de homem”.

Assim, o dia foi de muita importância e integração na Escola, proporcionando momentos de reflexões sobre a mulher e sua valorização na sociedade.

SMEd
Roberton Reis

Integrando as atividades alusivas ao Março Lilás, realizadas pela Prefeitura Municipal do Rio Grande, foi desenvolvido na Escola Municipal de Ensino Fundamental Sant’Ana, localizada no bairro Junção,  um evento onde os alunos dos 9° anos puderam refletir sobre o papel da mulher em diversos âmbitos da sociedade e, logo após, efetuar uma discussão mais específica sobre a participação destas na esfera esportiva.

Essa atividade interdisciplinar começou com a professora Cláudia (História), palestrando sobre a trajetória das mulheres que lutaram pela igualdade social e por seus direitos, citando exemplo de rio-grandinas, como Rita Lobato, a primeira médica do país. A professora realizou uma fala com as principais conquistas sociais, dando ênfase às mulheres da nossa cidade e, também, do nosso país.

Após esse breve histórico, as professoras de Educação Física, Luciana e Clarissa, instigaram os alunos a refletir sobre a evolução da participação das mulheres no esporte, trazendo alguns vídeos sobre o assunto. Os alunos interessaram-se bastante e interagiram respondendo aos questionamentos. Ao final das atividades, os alunos receberam um marca páginas como lembrança desta manhã de aprendizagens e reflexões.

SMEd
Roberton Reis