A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através do  Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM), promoverá, no dia 23 de novembro, às 14h, no Auditório do IFRS, o “5º Encontro de Educação e Tecnologia: vamos conversar sobre tecnologias?”, que contará com a presença das seguintes professoras:

  • Prof.ª Dr.ª Michelle Coelho Salort (SMEd);
  • Prof.ª Dr.ª Débora Pereira Laurino (FURG);
  • Prof.ª Dr.ª Sheyla Costa Rodrigues(FURG).

De acordo com a coordenação do NTM, os/as professores/as da rede municipal interessados/as em participar do Encontro devem realizar a inscrição até o dia 22 de novembro, pelo link.

SMEd
Roberton Reis
Com informações do NTM

Divulgação

SMEd
Roberton Reis
Com informações do Núcleo de Educação Integral

Divulgação

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Alcides Maia, que está localizada no Capão Seco, realizará, no dia 23 de novembro, a partir das 9h, a “V Feira de Ciências” e a “V Mostra de Trabalhos”. De acordo com a direção da Escola, a Mostra apresentará trabalhos que homenageiam os “280 anos de fundação de Rio Grande”. Confira a programação completa da das atividades da EMEF Alcides Maia.

 

SMEd
Roberton Reis
Com informações da EMEF Alcides Maia

Divulgação

 

SMEd
Roberton Reis
Com informações da EMEF Cidade do Rio Grande/CAIC

Divulgação

SMEd
Roberton Reis

Fonte: www.riogrande.rs.gov.br

Uma extensa programação no Cidec-Sul marcará amanhã (17) o lançamento do Movimento “ElesPorElas – HeForShe” em Rio Grande. A agenda do lançamento foi construída de forma conjunta entre a Prefeitura do Rio Grande e a Universidade Federal do Rio Grande (FURG), instituições da cidade que já aderiram ao Movimento.

O Rio Grande do Sul foi o primeiro estado brasileiro a aderir ao Movimento, uma ação internacional proposta pela ONU Mulher. O movimento HeForShe convoca homens e meninos como parceiros igualitários na elaboração e implementação de uma visão comum da igualdade de gênero que beneficiará toda a humanidade. Saiba como fazer sua adesão aqui: http://www.heforshe.org/pt#take-action

“O ElesPorElas tem a intenção de romper com o binarismo, de subverter a ordem estabelecida de opressão e violência contra a mulher no mundo. Não vamos conseguir isso se não chamarmos pra discussão os homens, se não expormos, frente a frente, os nossos direitos e a nossa demanda por respeito e políticas que nos representem. O protagonismo do movimento é feminino, uma vez que nós e que estamos convocando o público masculino a se somarem a esta luta”, explica a coordenadora de Políticas Públicas para as Mulheres, Maria de Lourdes Lose.

O prefeito Alexandre Lindenmeyer foi escolhido como representante brasileiro do Comitê Estadual do Rio Grande do Sul Impulsor do ElesPorElas. As políticas públicas para as mulheres construídas no Município já vem trabalhando o tema há alguns anos. Exemplo é a implantação de uma coordenadoria específica para isso, a Coordenadoria de Políticas Públicas Para as Mulheres.

Em Rio Grande, além da Prefeitura e FURG, 23 escolas da Rede Municipal de Ensino já estão credenciadas com o selo do ElesPorElas, levando o debate do tema para dentro das salas de aulas, com meninos e meninas.

Programação do lançamento em Rio Grande

A programação do dia 17 começa às 7h30 da manhã com uma blitz nos dois pórticos de entrada da FURG. Durante a ação haverá panfletagem e distribuição de material educativo do HeForShe. Às 8h30 haverá uma cerimônia oficial de lançamento no Cidec-Sul, com as presenças do prefeito de Rio Grande, da reitora da FURG, do presidente da Assembleia Edegar Preto, entre outras autoridades. Na sequência acontece o lançamento do “Observatório de Gêneros” da FURG.

No dia 18 a programação começa às 9h com a promoção da pedalada “ElesPorElas”. A concentração acontece em frente ao prédio da Prefeitura. Na mesma manhã também tem a realização do “Movimenta FURG”, composto por ações que envolvem mostras culturais, tendas para o público infantil, participação do grupo “Gurias Digitais”, oficinas sobre violência obstétrica e participação de escolas promotoras de igualdade de gênero.

Confira a programação completa em anexo.

Assessoria de Comunicação/PMRG

Fonte: www.riogrande.rs.gov.br

Foi realizada na noite da última terça-feira (14), no Salão Nobre da Prefeitura, a abertura da campanha Novembro Negro. A cerimônia alcançou um público de mais de 100 pessoas de todas as idades, raças, crenças e gênero: desde crianças a idosos, negros, indígenas, brancos, representantes dos Povos de Terreiro e da Igreja do Salvador estavam presentes. Apesar da alteração na data, a participação da comunidade foi bastante positiva.

 

A mesa de abertura do Novembro Negro foi composta pelo vice-prefeito, Renato Gomes, pelo secretário da Educação, André Lemes, e a secretária adjunta da pasta Neci Bandeira, pelo secretário adjunto da Secretaria de Município de Cidadania e Assistência Social (SMCAS) e representante dos Povos de Matriz Africana, Shendler Siqueira, a coordenadora da Saúde da População Negra, Eliane Costa, e as representantes do Conselho Municipal de Desenvolvimento Social e Cultural da Comunidade Negra (COMDESCON), Gisele Machado e Ingrid Santos Costa.

Ao longo do evento foram realizadas homenagens a professores da Rede Municipal de Ensino por desempenhar trabalhos educativos alusivos à Cultura Negra. A escola Dolores Garcia também foi homenageada por desempenhar há 5 anos o projeto “Nossas Raízes”, com as turmas do 4° e 5° ano.

Em sua fala ao público presente, o secretário da SMEd, André Lemes, ressaltou a importância de se trabalhar questões como raça e gênero nas escolas, além de agradecer e firmar o bom trabalho realizado pelos profissionais da área da educação.

A Campanha trabalhará a temática “Costurando ideias para uma educação étnico-racial inclusiva” e o cronograma de atividades se estenderá até o final do mês de novembro. Confira a programação do Novembro Negro deste ano em Rio Grande em anexo.

Assessoria de Comunicação/PMRG