EMEJA Paulo Freire realizou mais um “Encontro de Formação na perspectiva da Educação Popular Freiriana”

Na última quarta-feira, dia 05 de agosto, a  Escola Municipal de Educação de Jovens e Adultos Paulo Freire realizou mais um dos seus encontros semanais de formação. As reuniões pedagógicas têm acontecido desde o mês de abril, através da Plataforma Zoom.

Os Encontros Formativos trazem como pauta os princípios e práticas herdeiras da Educação Popular Freiriana. Em cada encontro buscamos problematizar a Educação de Jovens e Adultos, vinculando as especificidades dessa modalidade ao contexto do antes, durante e pós pandemia”, explicou a diretora Flávia Luciane Pinheiro Gonzales

Através do diálogo entre o referencial teórico e os atuais desafios do distanciamento social, em cada encontro são resgatadas práticas que valorizem a vida, a diversidade de sujeitos da EJA e o enfrentamento a todas as formas de preconceito e discriminação.

A exemplo dessas pautas, “Neste último encontro ocorreu o segundo momento abordando a temática do racismo. Nesta noite, as(os) professoras(es) foram indagadas(os)  sobre as diversas perspectivas de como acontece o preconceito racial na nossa sociedade, a partir da leitura de ‘Pequeno Manual Antirracista’, de Djamila Ribeiro. Vale ressaltar que já problematizamos também o livro  ‘Racismo Estrutural’, de Silvio Almeida”, explicou a Professora Meri Elen Bastos.

 

SMEd
Roberton Reis
Com informações da EMEJA Paulo Freire

SMEd promove “2ª Jornada Formativa da Educação Infantil” no dia 12

Divulgação

Na próxima quarta-feira, dia 12 de agosto, às 17h, a Superintendência de Gestão Pedagógica da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através do Núcleo de Educação Infantil, promoverá a Live “O encontro da Educação Ambiental com o Brincar”, a qual será transmitida na página oficial da SMEd no Facebook e no canal oficial da SMEd no YouTube.

A Live é uma das ações que compõem a “2ª Jornada Formativa da Educação Infantil” e contará com a participação da Professora Rita Jaqueline Morais (Coautora do livro “Desemparedamento da Infância: a escola como lugar de encontro com a Natureza” – Novo Hamburgo/RS); da Professora Viviane Teixeira de Oliveira (Coordenadora Pedagógica da EMEI Deborah Thomé Sayão- Rio Grande/RS); das Professoras Kátia Leivas e Rafaela Gasso (Assessoras do Núcleo de Educação Infantil da SMEd). Não perca! Compartilhe, participe!

Página oficial da SMEd no Facebook

https://www.facebook.com/smedrg/

Canal da SMEd no Youtube:

https://www.youtube.com/channel/UCLwEjdyvGdTI9SkMUBM0R3g

SMEd
Roberton Reis
Com informações do Núcleo de Educação Infantil

Dia Nacional das(os) Profissionais da Educação

Divulgação

Hoje é o dia de todas(os) as(os) Profissionais da Educação. A Prefeitura do Rio Grande, através da Secretaria de Município da Educação (SMEd), expressa o mais sincero agradecimento a toda nossa equipe de trabalhadoras e trabalhadores em educação. Que nunca nos falte o compromisso, que nunca nos falte o esperançar junto à profissão que escolhemos!

SMEd

 

SMEd promove “Encontro Formativo” com os(as) Monitores(as) Escolares da Rede Municipal nesta sexta-feira

Divulgação

Nesta sexta-feira, dia 07 de agosto, a Superintendência de Gestão Pedagógica da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através do Núcleo de Diversidade e Inclusão, realizará Encontro Formativo com os(as) Monitores(as) Escolares  que atuam nas escolas da rede pública municipal de ensino, acompanhando estudantes dos 5º e 9º Anos do Ensino Fundamental, bem como da 4ª etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA), com Necessidades Educacionais Especiais (NEE).

Com a pauta “Plano de Contingência: Seção da Educação Especial”, o Encontro Formativo apresentará orientações para os(as) Monitores(as) sobre as aulas não presenciais que iniciarão na próxima semana. A Formação será realizada através do aplicativo Zoom, às 14h.

 

SMEd
Roberton Reis
Com informações do Núcleo de Diversidade e Inclusão

“Jornada Ecoviver 2020”: Inscrições abertas

Divulgação

A Superintendência de Gestão Pedagógica da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através do Núcleo de Educação Integral, informa que o período de inscrições para participação na “Jornada Ecoviver 2020” já está aberto. Neste ano, por conta da pandemia de COVID-19, os processos de inscrição e formação serão realizados virtualmente.

Em 2020, a construção da Jornada Ecoviver ocorre de forma simplificada, aceitando as imposições de cronograma trazidas pela pandemia de coronavírus. A metodologia da Jornada Ecoviver simplificada foi desenvolvida pela equipe de coordenação pedagógica do Ecoviver para que se tornasse mais enxuta e possível de ser aplicada na volta às aulas.

De forma resumida, contempla as etapas: 1. Início da Jornada; 2. Descobrir; 3. Planejar; 4. Agir; 5. Semeando; 6. Nossas histórias. A realização da Mostra Final de Teatro está sujeita à aprovação de eventos coletivos pelas autoridades sanitárias.

Compondo a carga horária de formação e certificação, haverá uma sequência de chats (bate-papos) online em que a coordenação pedagógica estará disponível ao vivo para esclarecimentos adicionais, acolher e responder dúvidas dos(as) participantes. A presença nos quatro chats é obrigatória para a certificação no Projeto Ecoviver 2020. 

Participam do Projeto professores(as) das redes municipal e estadual das cidades em que o Ecoviver atua.

  • Rio Grande do Sul (Capão do Leão, Pelotas e Rio Grande)
  • Paraná (Cascavel, Foz do Iguaçu e Paranaguá)
  • São Paulo (Diadema, Guarujá,Guarulhos, Itaquaquecetuba, Jacareí, Praia Grande, Santos, São Bernardo, São Vicente e Taubaté)
  • Rio de Janeiro (Niterói e Rio de Janeiro)
  • Espírito Santo (Cariacica, Guarapari e Viana)
  • Goiás (Catalão e Cristalina)
  • Minas Gerais (Bocaiúva e Curvelo)
  • No ato da inscrição, será preciso optar por UMA das três alternativas de horário (manhã, tarde ou noite) para participação nos chats correspondentes à cada vídeo aula.

Para obter maiores informações sobre a “Jornada Ecoviver 2020” e, também, para realizar a inscrição, acesse AQUI.

SMEd
Roberton Reis
Com informações do Núcleo de Educação Integral

SMEd promove “1º Encontro Formativo das Escolas Multisseriadas” no dia 07 de agosto

Divulgação

Na próxima sexta-feira, dia 07 de agosto, a Superintendência de Gestão Pedagógica da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através do Núcleo da Educação do Campo e do Núcleo dos Anos Iniciais, realizará o “1º Encontro Formativo das Escolas Multisseriadas” com os(as) Coordenadores(as), Professores(as) Regentes e Profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE), que atuam nas escolas do campo da rede pública municipal de ensino.

O Encontro Formativo tem como objetivo promover o diálogo sobre as atividades não presenciais com os(as) estudantes do 5º ano. A Formação será realizada através do aplicativo Zoom,  às 14h.

SMEd
Roberton Reis
Com informações do Núcleo da Educação do Campo

SMEd promove “4º Encontro Formativo” com os(as) Profissionais do Atendimento Educacional Especializado nesta quarta-feira, dia 05

Divulgação

Na próxima quarta-feira, dia 05 de agosto, a Superintendência de Gestão Pedagógica da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através do Núcleo de Diversidade e Inclusão, realizará o “4º Encontro Formativo” com os(as) Profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE), que atuam nas escolas da rede pública municipal de ensino, bem como com os(as) representantes das escolas especializadas.

Com a pauta “Censo Escolar e Plano de Contingência: Seção da Educação Especial”, o Encontro Formativo tratará sobre o Censo Escolar e também  como a Educação Especial procederá no ensino não presencial, focando  no papel das Salas de Recursos, dos(as) Monitores(as) Escolares, da estrutura e funcionamento do AEE, entre outros assuntos. 

A Formação será realizada através do aplicativo Zoom, nos seguintes horários:

  • Manhã: às 08h30min;
  • Tarde: às 14h.

 

SMEd
Roberton Reis
Com informações do Núcleo de Diversidade e Inclusão

SMEd realizou Formação Continuada com Coordenadores(as) e Supervisores(as) da Rede Municipal sobre o “Estreitamento de vínculos Família e Escola em tempos de distanciamento social”

No último dia 23 de julho, a Superintendência de Gestão Pedagógica da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através da parceria entre os Núcleos de Orientação e Supervisão e Educação Infantil, realizou Formação Continuada com os(as) Coordenadores(as) e Supervisores(as) que coordenam o trabalho das Escolas Municipais de Educação Infantil e das Escolas Municipais de Ensino Fundamental que atendem à Educação Infantil para dialogar sobre a temática “estreitamento de vínculos Família e Escola em tempos de distanciamento social“. 

A formação, realizada através de videoconferência pela plataforma Zoom, iniciou com uma importante acolhida, na qual os(as) Coordenadores(as) e Supervisores(as) apresentaram objetos representativos das suas famílias. O diálogo possibilitou trabalhar com memórias e lembrar a empatia, essencial para nossa aproximação com os familiares. 

Além disso, a formação trouxe elementos importantes a serem considerados pelas equipes pedagógicas das escolas, apresentando a aproximação com o Documento Orientador Curricular do Território Rio-grandino para a Educação Infantil e  os desafios de ser professor(a) neste tempo de distâncias físicas, destacando que “As singularidades das crianças precisam ser respeitadas, assim sendo, faz-se necessário compreender o contexto familiar em que está inserida, tendo em vista que esse é o primeiro grupo social que elas vivenciam. Essa relação é permeada por inúmeros desafios e possibilidades, onde são imprescindíveis as parcerias entre instituições e famílias“. (DOCTR-EI – pág. 140)

A Formação Continuada foi uma oportunidade de reflexão, partilha de saberes, muito estudo, cheia de afeto, que contou com a participação intensa das escolas da rede pública municipal de ensino que atendem a Educação Infantil.

 

SMEd
Roberton Reis

SMEd realizou Formação Continuada com Coordenadores(as) e Supervisores(as) para tratar sobre “Metodologias Ativas”

Nos dias 21 e 22 de julho, a Superintendência de Gestão Pedagógica da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através do Núcleo de Orientação e Supervisão, juntamente com os Núcleos dos Anos Iniciais, dos Anos Finais, da EJA e da Educação do Campo, realizou Formação Continuada com os(as) Coordenadores(as) e Supervisores(as) que coordenam o trabalho das Escolas Municipais de Ensino Fundamental sobre  “Metodologias Ativas”. 

Realizada através de videoconferência pela plataforma Zoom, a Formação Continuada trouxe o estudo e diálogo com o Documento Orientador Curricular do Território Rio-grandino (DOCTR) e com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no aprofundamento teórico-metodológico sobre a importância do(a) estudante ser ativo(a) no processo de ensino e aprendizagem. 

Assim, conforme apontam esses Documentos – que atualmente guiam os currículos a serem implementados nas escolas – as Metodologias Ativas orientam formas de tornar esses currículos consolidados num processo de ressignificação necessária do fazer docente. Os desafios de tornar os(as) estudantes como protagonistas do seu processo de construção de conhecimento permeia processos de muito estudo, diálogo, reflexões e tentativas, considerando os inúmeros elementos que envolvem esse processo.

Ainda importa considerar que em tempos de distanciamento social e da implementação de atividades pedagógicas não presenciais – que a Rede Municipal em breve iniciará a experiência, devido ao contexto da Pandemia – as Metodologias Ativas são consideradas pela Secretaria de Município da Educação um caminho importante a ser implementado em cada escola, considerando suas diferentes realidades e possibilidades.

O encontro foi uma oportunidade de reflexão, de muito estudo e cheio de afeto, que contou com a participação intensa das escolas da Rede Municipal. A equipe pedagógica da SMEd agradece a acolhida dos(as) Coordenadores(as) e Supervisores(as) que sempre são solícitos, participativos e muito comprometidos com o fazer docente e com os novos desafios que o tempo de distanciamento vem exigindo de todos(as)”, destacou a coordenação do Núcleo de Orientação e Supervisão.

SMEd
Roberton Reis
Com informações do Núcleo de Orientação e Supervisão

Executivo Municipal prorroga prazo de Suspensão das Atividades Presenciais do Calendário Escolar

Através do Decreto Nº 17.308, de 31 de julho de 2020, o prefeito Alexandre Lindenmeyer prorroga o prazo de suspensão das atividades presenciais na rede pública municipal de ensino, bem como de  todas as escolas privadas ou filantrópicas que compõem o Sistema Municipal de Ensino, até o dia 31 de agosto de 2020, a fim de promover a prevenção e a mitigação da propagação do Coronavírus (Covid-19), e, assim, manter a proteção à saúde dos(as) estudantes, trabalhadores(as) em educação, comunidade escolar e toda população rio-grandina.

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd) organizará, exclusivamente na modalidade não presencial, o reinício progressivo das atividades letivas, nos termos do que dispõe o Parecer Normativo 001/2020 do Conselho Municipal de Educação (CME), e seguindo as deliberações do Comitê Técnico Municipal de elaboração e monitoramento do Plano de Contingência para a Covid-19, no âmbito do Sistema Municipal de Ensino.

SMEd
Roberton Reis