Na noite do dia 20 de novembro, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Zenir de Souza Braga, localizada no bairro Trevo, realizou a sua 8ª Mostra Artística e Cultural, em comemoração aos 10 anos de fundação da mesma.

O evento foi realizado no Salão Social da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e contou com a presença dos alunos, professores, pais e comunidade em geral. Durante a festa, os alunos dançaram, representaram e homenagearam a escola pela passagem do seu aniversário.

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande, através do Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM); da superintendente de Gestão Pedagógica, Juliane Alves; e da gerente de Recursos Humanos, Ingrid Wally,  esteve presente ao evento, prestigiando as atrações e comemorando com a comunidade escolar os 10 anos da EMEF Zenir de Souza Braga.

SMEd
Roberton Reis

No dia 21 de novembro, sexta-feira, o Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd)  promoveu, no Centro de Formação para a Diversidade Cultural e Inclusão Escola Viva, uma formação para os professores da rede pública municipal de ensino acerca da utilização das Lousas Digitais fornecidas pelo Ministério da Educação (MEC).

Os professores realizaram diversas atividades práticas, bem como experimentaram várias formas de utilização das Lousas, reconhecimento de seus componentes e visualização das instruções de uso da mesma.

Ao final, os professores participantes realizaram uma avaliação do trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Tecnologia Municipal durante o ano de 2014.

SMEd
Roberton Reis

O Sobrado dos Azulejos, prédio que abriga a Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd) e está localizado na rua Marechal Floriano Peixoto, 103, recebeu até a última terça-feira, 25, a exposição de trabalhos de alunos e professores das escolas da rede pública municipal de ensino, os quais foram realizados durante este ano letivo, abordando a temática afro-brasileira no cotidiano escolar.

A exposição faz parte das atividades relativas ao Novembro Negro e, segundo Ingrid Costa, assessora das Relações Étnico-raciais da SMEd, “devido à dificuldade em encontrar recursos sobre o tema, a construção deste trabalho torna-se um meio para superar essa dificuldade e enaltecer a cultura negra, reconhecendo a sua contribuição para a construção da sociedade”.

SMEd
Roberton Reis

O Núcleo de Diversidade e Inclusão da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd) informa que no próximo sábado, 29 de novembro, será realizada a última Formação para os Monitores que atuam nas escolas da rede pública municipal de ensino.

A Formação acontecerá no Centro de Formação para a Diversidade Cultural e Inclusão Escola Viva, localizado na Av. Portugal, 38, às 8h30, quando será abordado o “trabalho pedagógico com os deficientes visuais” e o fechamento do trabalho realizado neste ano.

SMEd

No ano de 2013, a Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através do Núcleo dos Anos Finais do Ensino Fundamental, realizou um levantamento acerca dos materiais de Ensino da Arte que seriam necessários para o uso em sala de aula com os alunos do Ensino Fundamental dos Anos Finais.

A partir deste levantamento foi elaborada uma lista composta pelos seguintes materiais: Tinta, Papéis (sulfite, paraná, carmim, color paper), pincéis, rolinhos para pintura, lápis de desenho, fitas dupla face, etc.

Os itens da lista foram comprados pela SMEd, a qual, através do Núcleo de Material Escolar, já iniciou a entrega desses materiais as 29 escolas da rede que ofertam os Anos Finais do Ensino Fundamental.

“Todos esses materiais serão entregues nas escolas até o final deste ano e ficarão disponíveis aos professores de Ensino da Arte dos Anos Finais. A ideia é que os professores já iniciem o ano de 2015 com o material de Ensino da Arte nas escolas. Acreditamos que a aquisição destes materiais possam qualificar ainda mais as atividades pedagógicas e os processos de aprendizagem dos alunos”, destaca Marta Leivas, coordenadora do Núcleo do Ensino Fundamental – Anos Finais.

SMEd
Roberton Reis

 

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd) tem o prazer de convidar a equipe gestora das escolas da rede pública municipal de ensino e seus(as) professores(as) para prestigiarem o II Seminário Municipal de Estudos do PNAIC, que ocorrerá nos dias 4 e 5 de dezembro, das 17h às 21h, na Associação dos Empregados da Viação Férrea, situado na rua Buarque de Macedo, 280.

Os estudos do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), na rede municipal de Rio Grande, iniciaram em 2013, envolvendo encontros que contemplaram a “Alfabetização e Letramento” com os professores que atuam do 1º ao 3º Ano do Ensino Fundamental. Já em 2014, as atividades de estudo abordaram a Alfabetização Matemática, concomitantemente com a Linguagem. Os professores foram organizados em 13 turmas sob a coordenação de Orientadores de Estudos. Os encontros mensais envolveram estudos, debates, partilhas de experiências, oficinas e palestras.

O Seminário Municipal é o evento que encerrará as atividades do Pacto no ano de 2014. O mesmo será dirigido aos professores, coordenadores pedagógicos e gestores das 54 escolas da rede municipal de ensino. Na programação do evento que encerrará às 21h, estão programados relatos orais das professoras, exposição de trabalhos realizados nas escolas, entre outras atividades que enriquecerão os dois dias do Seminário.

Contamos com a presença de todos(as) os(as) colegas!

SMEd