Divulgação

Divulgação

Nos dias 02 e 03 de junho, a Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através do Núcleo de Diversidade e Inclusão, promoverá o “4º Seminário Municipal de Diversidade e Inclusão: Práticas Pedagógicas Inclusivas no Cotidiano Escolar”, que será realizado no Centro Integrado de Desenvolvimento Costeiro (Cidec-Sul) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

O Seminário, que objetiva oportunizar reflexões e troca de experiências sobre práticas pedagógicas inclusivas no cotidiano escolar, com foco nas adaptações curriculares e nos materiais necessários à acessibilidade dos estudantes da Educação Especial que vivenciam o processo inclusivo, é direcionado aos professores, gestores, coordenadores pedagógicos, orientadores, supervisores, monitores e funcionários que atuam nas escolas da rede pública municipal de ensino e escolas especiais, bem como aos familiares dos alunos incluídos e a toda comunidade rio-grandina interessada na questão da Educação Inclusiva.

As inscrições para o “4º Seminário Municipal de Diversidade e Inclusão da SMEd” podem ser realizadas até a próxima segunda-feira, 30 de maio, através do preenchimento da “ficha de inscrição”, que deve ser entregue ao Núcleo de Diversidade e Inclusão, no Sobrado dos Azulejos, que está localizado na rua Marechal Floriano Peixoto, 103.

Acesse aqui o folder do “4º Seminário Municipal de Diversidade e Inclusão: Práticas Pedagógicas Inclusivas no Cotidiano Escolar”, em formato PDF, e faça sua inscrição.

 

SMEd
Núcleo de Diversidade e Inclusão

Crédito: Núcleo de Educação Infantil

Crédito: Núcleo de Educação Infantil

Na tarde do dia 17 de maio, a Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através do Núcleo de Educação Infantil, esteve reunida com os professores da Educação Infantil das escolas conveniadas, no 2º Encontro de Formação Continuada do ano letivo, onde a temática abordada foi a “Pedagogia de Projetos”.

As questões foram discutidas em uma roda de conversa, propiciando um momento de estudo, de partilha e de troca de experiências. “Dialogar sobre projetos é sempre muito importante, pois o trabalho pedagógico, a partir desta perspectiva,  possibilita a ampliação dos saberes das crianças através da pesquisa. Além disso, torna o cotidiano da Educação Infantil um espaço de discussão, de interações, de autonomia, promovendo, assim, a busca constante e coletiva de novas descobertas pelos pequenos”, explicou a coordenação do Núcleo.

Os encontros mensais promovidos pelo Núcleo de Educação Infantil têm como objetivo principal relacionar os conhecimentos discutidos com o grupo às práticas desenvolvidas pelos professores e coordenadores no cotidiano das escolas, promovendo uma oportunidade de reflexão coletiva do trabalho realizado, além de apontar novas possibilidades do fazer pedagógico.

 

SMEd
Núcleo de Educação Infantil

No início desta semana, os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Marília Rodrigues Santos, participantes do Programa Mais Educação, realizaram uma visita ao Horto Municipal do Povo Novo, na qual tiveram a oportunidade de vivenciar momentos de interação prazerosa com a natureza.

Nesta saída, os alunos foram recebidos pelo engenheiro agrônomo Ronaldo Silva, que apresentou-lhes o Horto Municipal do Povo Novo, explicando e mostrando as formas de cultivo, a produção de mudas, a estufa, entre outros elementos que fazem parte daquele espaço. As crianças fizeram questionamentos sobre o que viram, demonstrando interesse e curiosidade sobre os tipos de árvores, adubos, entre outros aspectos.

“Tornando ainda mais agradável nossa saída de campo, nos foi dada a oportunidade de colher e comer as frutas diretamente das árvores, atividade que possibilitou às crianças uma experiência única”, destacou a direção da EMEF Marília Rodrigues Santos.

 

SMEd
Roberton Reis
Com informações da EMEF Marília Rodrigues Santos

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através do Núcleo de Registro e Acompanhamento dos Estudantes e do Núcleo de Educação Infantil, realizou no início do mês de maio, reunião com os Gestores das Escolas de Educação Infantil particulares do Município. Na ocasião, a assessora da SMEd, Maria de Lourdes São Bento, apresentou o Censo Escolar, o qual é realizado anualmente, sob a coordenação do Inep.

O encontro, que ocorreu no Auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental Helena Small, priorizou a apresentação e os objetivos do Censo Escolar, no intuito de que as escolas realizem, a partir deste ano, a inscrição e, posteriormente, o preenchimento dos dados, nos prazos designados na Portaria do Inep nº 120/2016. O preenchimento caberá aos Gestores e responsáveis pelas escolas, por meio do Educacenso, sistema de coleta de dados via internet, do Portal do Inep.

O Censo Escolar é o principal levantamento estatístico-educacional sobre as unidades de ensino públicas e particulares do país. Os dados contêm informações detalhadas sobre os professores, crianças e turmas, que colaboram para subsidiar a definição de políticas públicas brasileiras de educação.

Atualmente, o Município possui 32 Escolas de Educação Infantil particulares, as quais são autorizadas pelo Conselho Municipal de Educação (CME). Ao final da reunião, a equipe da SMEd colocou-se à disposição das Escolas Infantis particulares, no que tange às orientações, encaminhamentos e quaisquer dúvidas que surgirem durante o processo de inserção das informações das instituições.

 

SMEd
Núcleo de Educação Infantil

As turmas dos 4º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cidade do Rio Grande/CAIC, sob a coordenação dos professores Guilherme e Sara, estão participando de atividades que abordam a importância e a contribuição da Cultura Afro-brasileira para a nossa formação social, cultural, econômica e política.

O trabalho teve início com os estudantes realizando a construção de conceitos de identidades. Para tanto, foram confeccionados bonecos, aos quais os alunos dos 4º anos deram nomes, características físicas e psicológicas, assim como sociais e econômicas. As atividades são realizadas com muita discussão e diversão, e os primeiros resultados já podem ser visualizados nas fotos acima.

 

SMEd
Roberton Reis
Com informações da EMEF Cidade do Rio Grande/CAIC

Na tarde do dia 18 de maio, no Largo João Fernandes (em frente à Prefeitura Municipal), o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) de Rio Grande, em parceria com diversas Secretarias Municipais, promoveu a “Rua da Proteção”, evento alusivo ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes.

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande também participou da realização do evento e esteve representada pela secretária-Adjunta, Neci Coelho; e pelas assessoras dos Núcleos Pedagógicos e Administrativos da SMEd. O Núcleo de Bibliotecas da SMEd também fez-se presente, através da Biblioteca Móvel e de suas assessoras, que além de divertirem as crianças, através de contações de histórias, também alertaram a todos sobre o tema da “Rua da Proteção”.

Durante o evento, aconteceram apresentações, como a Banda Marcial da Escola Helena Small, show musical com Marcelo Vaz e convidados, apresentação da “Trupe Dafuzarca”, aulão de zumba, com a Academia Geração Eleita; participação da equipe da DST/AIDS, com orientação sobre prevenção e cuidados (SMS); Centro de Estudos Psicológicos (CEP-RUA) da FURG, com exposição de seu trabalho; Hora do Conto e distribuição de mudas de árvores do Horto Municipal do Povo Novo.

 

SMEd
Roberton Reis
Com informações do Núcleo de Bibliotecas

No início da tarde desta quarta-feira, 25 de maio, os servidores da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd) participaram de uma atividade coletiva de integração, a qual foi ministrada pela assessora de Educação Física dos Anos Finais, Leontine Santos.

A ação, que contou com uma seção de alongamento, seguida de uma atividade de atenção e cooperação, faz parte da edição 2016 do Dia do Desafio, que propõe que as pessoas interrompam suas atividades rotineiras e pratiquem, por pelo menos 15 minutos consecutivos, qualquer tipo de atividade física.

O evento, promovido pelo Sistema Fecomércio/RS/SESC, ocorre sempre na última quarta-feira do mês de maio, da 0h às 21h, e conta com a participação de milhares de cidades do mundo inteiro. O evento foi idealizado em 1984 pela ParticipAction, entidade esportiva canadense, e difundido mundialmente pela Trim & Fitness International Sport for AllAssociation (TAFISA), de origem alemã. O Brasil participa da ação desde 1995.

A atividade é promovida em todo o país pelas prefeituras, por meio da articulação de suas Secretarias de Esporte, Educação e Saúde com órgãos municipais, associações, conselhos, sindicatos, federações, instituições, grupos de voluntários, academias, clubes, empresas, faculdades, escolas e a população.

Em Rio Grande as atividades do Dia do Desafio estão sendo organizadas pelas Secretarias do Turismo (SMTEL), da Educação (SMEd), da Saúde (SMS) e pelo Serviço Social do Comércio, em parceria com a Escola de Yoga SURYA e Academia Mad Max .

 

SMEd
Roberton Reis