SMEd realizará reunião com Supervisores(as)/Coordenadores(as) Pedagógicos(as) da EJA no dia 21

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através do Núcleo de Orientação e Supervisão Escolar (NOS), realizará, na próxima quarta-feira, dia 21 de agosto, reunião com os(as) Supervisores(as)/Coordenadores(as) Pedagógicos(as) que atuam nas escolas da rede pública municipal de ensino com  Educação de Jovens e Adultos (EJA).

A reunião, que acontecerá na UNOPAR (rua Barão de Cotegipe, n° 415, bairro Centro), às 19h30min,  tratará sobre a “Relação Escola e Profissionais da Educação”, Plataforma do PPP e Regimento.

 

SMEd
Roberton Reis
Com informações do Núcleo de Orientação e Supervisão

“Mês da Família” na EMEF Dom Pedro II

Durante o mês de agosto, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom Pedro II, que está localizada no bairro São João, está promovendo atividades semanais alusivas ao “Mês da Família”, as quais envolvem os familiares dos(as) estudantes da instituição de ensino. As atividades programadas estão listadas no cronograma abaixo:

  • 07 de agosto: atividades físicas e dança  com a professora Daiane Bork;
  • 14 de agosto: recepção no pátio da escola; história sobre diferentes famílias,  utilizando um varal de imagens; Voz e violão: apresentação de música com Matheus Franz;
  • 19, 21 e 23 de agosto: palestra com Bombeiros Civis.;
  • 28 de agosto: primeira roda de conversa “Diálogos em Família“.

 

SMEd
Roberton Reis
Com informações da EMEF Dom Pedro II

Núcleo de Alimentação Escolar da SMEd participa da “Semana da Família” na EMEF Roque Aíta Jr.

Na última quinta-feira, dia 15 de agosto, o Núcleo de Alimentação Escolar (NAE) da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), representado pela Nutricionista Bruna Mendonça Limons e pelas estagiárias de nutrição, Julia Bettanzos e Luciana San Martins, esteve presente às atividades promovidas pela EMEF Roque Aíta Jr., que está localizada no Parque Coelho, alusivas à “Semana da Família”.

O encontro entre os(as) responsáveis pelos(as) estudantes e a equipe do NAE oportunizou o conhecimento sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), enfatizando a importância do programa no emprego da segurança alimentar e nutricional dos(as) estudantes. O momento também foi oportuno para tirar dúvidas sobre alimentação adequada, restrições alimentares e demais assuntos relacionados à nutrição. 

 

SMEd
Roberton Reis
Com informações do NAE

CEAMECIM/Furg promove Palestra “A Educação em Ciências e o Livro Didático em tempos de disputas” nesta quinta-feira, dia 22

Divulgação

O Centro de Educação Ambiental, Ciências e Matemática (CEAMECIM) da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) promoverá, nesta quinta-feira, dia 22 de agosto, às 8h30min, a Palestra “A Educação em Ciências e o Livro Didático em tempos de disputas“, com a Prof.ª Dr.ª Elenita Pinheiro de Queiroz Silva, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

De acordo com a Professora Fabiane Dionello Branco, do CEAMECIM, “o evento, que acontecerá na Sala de Videoconferência do CEAMECIM (Furg/Campus Carreiros), é de extrema importância por estarmos vivenciando a adequação da BNCC, do RCG e do RCR”.

SMEd
Roberton Reis

EMEF Altamir de Lacerda Nascimento promoveu “Festa da Família” no dia 17

Na manhã do último sábado, dia 17 de agosto, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Altamir de Lacerda Nascimento, que está localizada no bairro Bernardete, promoveu a “Festa da Família”, com o tema “Quem cuida de mim”, onde os(as) alunos(as) das turmas da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental homenagearam seus familiares com diversas apresentações artísticas.

SMEd
Roberton Reis
Com informações da EMEF Altamir de Lacerda Nascimento

1ª Etapa de Preenchimento da Plataforma do PPP e Regimento Escolar das Escolas da Rede Municipal de Educação de Rio Grande encerrará no dia 23

Divulgação

A Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através do Núcleo de Orientação e Supervisão (NOS) informa que a 1ª Etapa de Preenchimento da Plataforma do  Projeto Político Pedagógico (PPP) e Regimento Escolar das Escolas da Rede Pública Municipal de Ensino de Rio Grande encerra na próxima sexta-feira, dia 23 de agosto. A 1ª etapa envolve discussões sobre “Escola e Comunidade”.

Considerando ainda os desafios das Escolas, em esfera Nacional, articularem seus documentos com o cotidiano vivenciado e ainda com a obrigatoriedade proposta nas Diretrizes e Bases da Educação, Lei 9394/96, que é envolver a comunidade escolar em seu processo de construção/revisitação do PPP e do Regimento, a Rede Municipal de Educação de Rio Grande lança a Plataforma Digital, uma ferramenta inovadora que auxiliará a gestão escolar neste processo de revisitação de suas documentações.

A ferramenta objetiva facilitar a reflexão das práticas de gestão democrática e pedagógica que serão promovidas nos espaços escolares nos próximos anos. As etapas de preenchimento das documentações escolares estão articuladas com as discussões do processo formativo proposto pela Secretaria de Município da Educação no ano de 2019: Relação Escola e Comunidade, Relação Escola e Estudantes, Relação Escola e Profissionais da Educação e Relação Escola e Proposta Pedagógica.

Em caso de dúvidas no que tange ao preenchimento da Plataforma Digital, entrar em contato com a equipe da Assessoria Pedagógica, pelo e-mail: ppp.regimentosmed@gmail.com ou pelo telefone: (53) 3233-7292, com as assessoras pedagógicas do Núcleo de Orientação e Supervisão da SMEd, Karine Dias Pinto e Tania Tuchtenhagen Clarindo.

Acesse aqui para realizar o preenchimento na Plataforma Digital.

SMEd
Roberton Reis

Oficina de “Escuta e Diálogo sobre a escola possível frente aos desafios do século XXI”: inscrições podem ser realizadas até esta terça-feira, 20

Divulgação

Neste ano de 2019, as Redes de Ensino, atendendo às Resoluções do Conselho Nacional de Educação Nº 2, de 22 de Dezembro de 2017, e do Conselho Estadual de Educação Nº 345, de 12 de Dezembro de 2018, estão no movimento de reorganização de seus currículos, alinhando os mesmos às concepções e objetivos propostos na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), bem como no Referencial Curricular Gaúcho (RCG).

Neste movimento de revisitação de seus currículos, o Território de Rio Grande, composto pela articulação entre a Rede Municipal, Rede Estadual e a Rede Privada, acredita que é um importante momento de participação de todos(as) aqueles que compõem o cotidiano escolar.

A hora agora é de escuta daqueles que são o sentido do fazer educativo de nossas escolas: os(as) estudantes. A equipe de Coordenação do Referencial Curricular do Território de Rio Grande considera a escuta dos(as) estudantes no espaço escolar um caminho importantíssimo para possibilitar que eles(as) manifestem seu protagonismo, exerçam seus direitos, compreendam o mundo ao seu redor, aprendam a conhecer e a conviver com seus pares e descubram e desenvolvam seus potenciais, afinal, “ser protagonista também é assumir a responsabilidade por aquilo que você oferece ao outro. É a construção de uma teia de quereres, saberes, de expressão e de manifestação cultural, na qual cada um que tece o fio, se responsabiliza por fazê-lo de maneira forte, por entrelaçá-lo nos demais e por entender-se parte dele” (Carolina Pasquali, 2017).

Nesse sentido, a Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), através do Núcleo de Orientação e Supervisão (NOS), promoverá, nesta quarta-feira, dia 21 de agosto, nos turnos da manhã, tarde e noite, a Oficina de “Escuta e Diálogo sobre a escola possível frente aos desafios do século XXI”, a qual será voltada para os(as) estudantes das redes municipal, estadual e privada de Rio Grande.

Para participar da atividade, é necessário realizar a inscrição acessando os links abaixo, no período de 17 a 20 de agosto. As vagas são limitadas.

Antes de realizar a inscrição, leia as informações abaixo:

  • Cada escola poderá inscrever apenas um(a) estudante em cada uma das etapas/níveis ou modalidades (no máximo um(a) estudante da Educação Infantil, um(a) dos Anos Iniciais, um(a) dos Anos Finais e um(a) da EJA);
  • As vagas abrangem alunos(as) da Rede Municipal, Estadual e Privada;
  • O critério de seleção será por ordem de inscrição;
  • A responsabilidade com o deslocamento dos(as) estudantes ficará a cargo da Escola ou pais/responsáveis.

Clique aqui e confira o cronograma com informações sobre número de vagas, horário, local e endereço para cada etapa/nível e modalidades em que os(as) estudantes podem inscrever-se.

SMEd
Roberton Reis
Com informações do Núcleo de Orientação e Supervisão

Escolas da Rede Municipal devem enviar o Pedido de Gêneros da Alimentação Escolar para o mês de Setembro até o dia 20

Divulgação

O Núcleo de Alimentação Escolar (NAE) da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd) informa que esta sexta-feira, dia 20 de agosto, é o último dia para as escolas da rede pública municipal de ensino enviarem o “Pedido de Gêneros da Alimentação Escolar”, relativo ao mês de setembro. O mesmo deverá ser enviado, via SISMED, até às 18h.

SMEd
Roberton Reis
Com informações do NAE

FESTA LITERÁRIA DA EMEF CIDADE DO RIO GRANDE/CAIC MOVIMENTOU COMUNIDADE ESCOLAR: 25 ANOS DA ESCOLA FOI O TEMA DESTA EDIÇÃO

Adaptado de www.riogrande.rs.gov.br

Três dias de uma rotina intensa de contato e incentivo ao mundo da leitura. De 15 a 17 de agosto, aconteceu na EMEF Cidade do Rio Grande/CAIC a “VI Festa Literária do CAIC” (FLIC). A edição deste ano trouxe no tema uma homenagem aos 25 anos da instituição: “Somos todos personagens desta história”. Paralelamente à rotina normal de aulas, os alunos e alunas foram imersos nas atividades programadas para a Festa, entre contação de histórias, saraus, peças teatrais, biblioteca itinerante, rodas de conversa, de música, encontro com autores, sessão de autógrafos, entre outras.

A FLIC foi estampada e espalhada pelos corredores, salas e demais espaços da escola. A construção do espaço aconteceu conjuntamente com os(as) alunos(as), que do Maternal, passando pela Educação Infantil, Ensino Fundamental, e pela Educação de Jovens e Adultos (EJA), sob a coordenação da equipe pedagógica, confeccionaram exposições e painéis permanentes que foram distribuídos pelo local. Entre os espaços disponíveis para visitação,  houve a possibilidade de conferir as exposições “Um Mar de Histórias”, do 1º ano A; “O tamanho da gente”, do 1º ano C; “Histórias mágicas no CAIC”, do 3º ano B, “Estranho não é ser diferente”, do 4º ano A; e “Cordel”, do 4º ano B.

A diretora da EMEF Cidade do Rio Grande/CAIC, Liane Marques, explicou que o projeto da FLIC surgiu em 2014, a partir do desejo em comum dos(as) professores(as) que trabalhavam com Literatura na instituição de promover uma festa literária. “A primeira edição surgiu então a partir desse movimento e com a ideia de proporcionar às crianças encontros com autores. Ao longo das edições, nós já trouxemos aqui autores como o Sérgio Brito, Rosane Castro,  Sérgio Vaz, Andréia Pires, que foi professora aqui na Escola e fez parte do movimento inicial de construção da festa. Para compor a programação da festa, além do material produzido pelos(as) próprios(as) alunos(as), nós contamos também com o auxílio de parceiros, como a Trupe Bugigang, que esteve conosco este ano”, exemplificou.

Ela também explicou que por vezes a festa literária se retroalimenta da “Rua das Crianças”, atividade que acontece durante a Feira do Livro da FURG. “Exemplo é a peça de teatro ‘Três lobinhos e um porco mau’, que a gente apresentou lá na Feira e trouxe para a edição deste ano. E o inverso também acontece, que é levar o que é produzido dentro da FLIC para a próxima Feira do Livro”, contou Liane. Também narrou que a temática de comemoração dos 25 anos do CAIC possibilitou uma diversidade maior de trabalhos e um encontro bastante festivo.

A escritora Andréia Pires participou também desta edição, conversando com alunos(as) dos 4º e 6º anos sobre seu livro “Um ninho no estranho”, cuja inspiração são as crianças da própria escola. A conversa aconteceu durante a sessão “Encontro com a autora”. Ela falou sobre a relação que tem com a instituição de ensino e o que espera que interações como essa possam proporcionar. “Voltar para o CAIC é um presente, é um grande espaço de criação de sonhos, um lugar que nos ensina a sonhar muito. Voltar aqui para fazer esse encontro com uma turma, como escritora dessa vez, é um privilégio. Participar dessa atividade da FLIC também faz parte da minha história, que me formou também como artista e como escritora em Rio Grande. Eu espero que a gente consiga conversar e levar daqui mais estímulo para a criatividade; eu já soube que eles deram continuidade à narrativa do livro e é isso que a literatura traz pra gente, possibilidades. É o que eu quero levar daqui hoje: estímulo, vontade de criar mais ainda e essa sensação boa do reencontro com um lugar tão especial para mim, como o CAIC”, destacou Andréia.

 

SMEd
Roberton Reis
Adaptado da Assessoria de Comunicação/PMRG