Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

O Executivo Municipal, através da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), iniciou nesta quinta-feira, 30 de junho, a entrega dos uniformes escolares 2016 aos alunos da rede pública municipal de ensino, os quais apresentam os seguintes itens: calça e casaco com capuz. Os estudantes do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Wanda Rocha Martins, do turno vespertino, foram os primeiros a receber os kits.

Para beneficiar mais de 21 mil alunos das Escolas Municipais de Educação Infantil e de Ensino Fundamental, o Executivo investiu R$ 1,6 milhão na aquisição dos uniformes, e a entrega será realizada por lotes, devido à dificuldade dos fornecedores cumprirem todas as encomendas em um tempo menor.

A disponibilização dos uniformes é uma política pública, regulamentada através da Lei 6.952, de 2010, ainda em outra gestão municipal, porém, a atual gestão entendeu como necessária a continuidade da ação, pois essa política pública é uma forma de democratizar o ensino, identificar as crianças e, ainda, contribuir com as famílias, auxiliando os responsáveis em um momento que está sendo de crise para muitos.

O uniforme escolar, além de garantir a identificação e a segurança aos alunos da rede municipal, torna-se um importante instrumento que minimiza as diferenças sociais no espaço escolar e contribui para o desenvolvimento do sentimento de pertencimento”, afirmou a secretária de Município da Educação, Rejane Veleda.

SMEd

Divulgação

Divulgação

Fonte: www.riogrande.rs.gov.br

A Assessoria de Educação Física da Secretaria de Município da Educação (SMEd), juntamente com os três alunos anfitriões do Revezamento da Tocha Olímpica em Rio Grande, estão promovendo o “Caminho da Superação” nas escolas da Rede Municipal.

A ação tem o intuito de divulgar a programação do Revezamento aqui em Rio Grande e mobilizar a população para a participação no evento, no dia 6 de julho.

Os três alunos escolhidos para serem anfitriões são da Escola Mate Amargo. São eles: Juliane Carvalho Jatahy, Felipe Alves Borba Gomes e Cristofer Gaier Sais. Os alunos foram selecionados através de um concurso de redação com o tema “Valores Olímpicos”. Os alunos anfitriões terão a tarefa de recepcionar a Chama Olímpica e entregá-la ao primeiro condutor, nos Molhes da Barra.

A escola, por sua vez, foi escolhida pelo Ministério da Educação para realizar o concurso por ter o maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do Município.

Assessoria de Comunicação/PMRG

Divulgação

Divulgação

O Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) informa que o período de inscrições para o III Festival de  Vídeo Estudantil de Rio Grande/RS encerrará no dia 08 de julho. O evento é uma iniciativa do projeto de extensão “Oficina de Produção Audiovisual nas Escolas“, do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e da Prefeitura Municipal do Rio Grande, através da Secretaria de Município da Educação (SMEd).

O Festival acontecerá entre os meses de maio e novembro de 2016, na cidade de Rio Grande, tendo como objetivo motivar a produção audiovisual, desenvolvendo a leitura de diversos gêneros textuais e audiovisuais como atividades pedagógicas vinculadas ao currículo escolar.

Podem participar do Festival as escolas públicas municipais de Rio Grande de nível fundamental. Os vídeos indicados devem ter a orientação e supervisão de um professor responsável (professor da turma, orientador educacional, coordenador pedagógico, professor do projeto). Para realizar a inscrição, clique aqui.

O edital do III Festival de  Vídeo Estudantil de Rio Grande/RS, em formato PDF, pode ser acessado aqui.

 

SMEd
Roberton Reis
Com informações do NTM

Na tarde do dia 21 de junho, a fim de dar continuidade aos Encontros de Formação promovidos pela Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), o Núcleo de Educação Infantil esteve reunido com as coordenadoras e professoras das Escolas Conveniadas, no Centro de Formação para a Diversidade Cultural e Inclusão Escola Viva, onde a temática abordada foi a Avaliação na Educação Infantil.

Na ocasião, foram suscitados questionamentos, trocas de experiências e conhecimentos, a fim de fomentar no grupo alguns conceitos, concepções e a sistematização do processo avaliativo nas instituições escolares. Foi realizada uma dinâmica intitulada “passo a passo”, com o intuito de trazer a construção pelas professoras sobre o que entendem por “Avaliação Mediadora”, bem como a importância de pensar uma prática que possui como eixos de partida a observação, a mediação e o acompanhamento do professor.

Segundo HOFFMANN, “Acompanhar, em avaliação mediadora, é permanecer atento a cada criança, pensando em suas ações e reações, “sentindo”, percebendo seus diferentes jeitos de ser e aprender. Mesmo que se acompanhe e conheça todas as reações de uma criança, não se estará avaliando no sentido pleno, se a intenção não for a de auxiliá-la, de um fazer pedagógico que contribua para o seu desenvolvimento”. Avaliar na Educação Infantil é contar a história do desenvolvimento da criança, acompanhando-a permanentemente em seus processos, em suas aprendizagens e avanços.

 

SMEd
Roberton Reis
Com informações do Núcleo de Educação Infantil

No dia 25 de junho, às 9h, no Ginásio do Ipiranga Atlético Clube, aconteceu a Solenidade de Abertura dos “Jogos Escolares Municipais” (JEM), onde alunos das escolas da rede pública municipal de ensino de Rio Grande, que foram representados pelas delegações escolares, juntamente com gestores e professores, estiveram reunidos para dar início a mais uma edição dos JEM.

O evento, que contou com a presença do Prefeito Municipal Alexandre Lindenmeyer e demais autoridades, teve apresentações artísticas dos alunos do Projeto Rio Grande em Ação, os quais estudam nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental Maria da Graça Reyes e Ramiz Galvão.

Os anfitriões da “Tocha Olímpica”, estudantes da EMEF Mate Amargo, estiveram presentes, conduzindo a mesma durante o evento. Aconteceu, também, o “Juramento do Atleta”, o qual foi realizado pela aluna Taissa Ferreira, da EMEF França Pinto. A partir do dia 1º de julho, iniciará a modalidade de futsal, no Ginásio do SESI e, posteriormente, serão realizadas as outras modalidades esportivas.

O Núcleo de Iniciação Esportiva (NIE) da Secretaria de Município da Educação de Rio Grande (SMEd), responsável pela organização dos Jogos Escolares Municipais, espera que esta edição tenha o mesmo sucesso das anteriores, mantendo o excelente nível técnico e a perfeita harmonia entre as escolas participantes.

SMEd
Roberton Reis
Com informações do Núcleo de Iniciação Esportiva

Com a finalidade de trabalhar os “Valores Olímpicos” com os alunos da Educação Infantil e dos Anos Iniciais e Finais, de forma interdisciplinar, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Frederico Ernesto Buchholz realizou atividades durante o 2º trimestre com a temática das Olimpíadas 2016.

Nesta quinta-feira, 30 de junho, aconteceu a abertura das “Olimpíadas do Buchholz”, a qual contou com a participação das delegações formadas pelos alunos, professores e alunas da Ginastica Artística da Escola, além da presença do mascote “Fred”. A atividade também contou com a participação especial do professor Canhoto e seus alunos de “Karatê”.

 

SMEd
Roberton Reis
Com informações da EMEF Frederico Ernesto Buchholz