Diversidade e Inclusão

A Prefeitura Municipal do Rio Grande, através da Secretaria de Município da Educação ao longo dos anos vem implementando políticas públicas para atender o que preconiza as Diretrizes Curriculares Nacionais, o Plano Nacional de Educação e o Plano Municipal de Educação, além de primar por uma educação mais humana, democrática e equilitária. Neste sentido, também implementa e estabelece política pública na área da Educação Especial, fomentando a perspectiva inclusiva em todas as escolas da Rede Municipal de Educação do Rio Grande.

 

As 77 escolas da Rede fundamentam suas ações e projetos políticos pedagógicos na concepção inclusiva, pois a escola deve estar aberta e acessível a todos, no sentido amplo da palavra, sem quaisquer formas de discriminação.

 

Além do atendimento a todos estudantes, oferece espaços e serviços específicos voltados àqueles que apresentam NEE – Necessidades Educacionais Específicas (Deficiências, Transtornos, Síndromes, Dificuldades de Aprendizagens e/ou altas habilidades/Superdotação).

 

A SMEd contém um Núcleo de assessoramento pedagógico: “NDI – Núcleo de Diversidade e Inclusão”, composto por assessoras especializadas na área, que orientam e dão suporte as escolas sobre as demandas que envolvem a Educação Especial e a Inclusão.

 

Todas as escolas da Rede possuem o serviço de AEE – Atendimento Educacional Especializado, seja no espaço de Sala de Recursos/Multifuncional ou através de ensino itinerante, que atua em 03 frentes de trabalho:

 

– Atendimento aos estudantes público alvo, instrumentalizando-os sobre recursos de acessibilidade e auxiliando-os no processo de aprendizagem;

– Assessorando familiares e profissionais da escola, principalmente os professores regentes e monitores da inclusão, sobre as estratégias de manejo e adaptações curriculares necessárias para cada caso;

– Confeccionando/elaborando recursos de tecnologia assistiva necessários para a inclusão escolar.

 

     A Secretaria disponibiliza, quando avaliada a necessidade, Monitores da Inclusão, para acompanhar estudantes nas atividades e espaços pedagógicos, minimizando barreiras que surgem no processo inclusivo.

Também viabiliza encaminhamentos a especialistas da área da Saúde e Assistência Social, através do programa “Rede Fluxo Saúde-Educação” (parceria intersecretarias), com atendimentos especializados em espaços clínicos, dando suporte a Educação.

 

Outrossim, possui na Rede ou mantém convênio com escolas especializadas em várias áreas específicas:

– EMEE Mª Lúcia Luzzardi (TEA)

– EMEB Carmen Regina Teixeira Baldino (Deficiência Auditiva e Surdez)

– EE José Alvares de Azevedo (Deficiência Visual)

– EE Mª Montessori – APAE (Deficiência Intelectual, Deficiência Física e Deficiência Múltipla).

 

Elisangela G. Macedo (Coordenadora do NDI)

                                                                                                         Telefones para contato: NDI (53) 999315370