Direito de Brincar

Estimados(as) professores(as) da Educação Infantil,

Nas últimas semanas, estamos vivendo tempos difíceis, de mudanças abruptas nas rotinas de muitas pessoas, a partir das medidas protetivas e preventivas no enfrentamento ao vírus Covid-19. Estamos distanciados socialmente, mas unidos em prol do coletivo, cada um(a) fazendo a sua parte.

Nesse sentido, é importante ressaltar positivamente as estratégias criativas que muitas escolas, através dos(as) professores(as) tem estabelecido no fortalecimento da comunicação com as famílias e crianças. Tais ações reforçam a importância de sermos solidários, de pensar no outro, na família, nos amigos, na comunidade. É preciso seguir a vida, ocupar-se, e principalmente refletir sobre como podemos minimizar o cotidiano de isolamento das crianças que se encontram em casa neste momento. Para as crianças, é possível tornar o cotidiano mais leve e atrativo, estabelecendo conexões, quando possível, mesmo que virtuais.

Ao refletirmos sobre as infâncias, o Documento Orientador Curricular para o Território Rio-grandino para a Educação Infantil (2019), nos reforça a ideia das múltiplas infâncias, que estão inter-relacionadas ao contexto histórico e social. Hoje as crianças não podem ir à escola, encontrar os(as) amigos(as), interagir e participar de situações que envolvam muitas pessoas.

Partindo dessas reflexões, ressaltamos a importância de pensarmos em estratégias que possam ser inspiradas nos Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento, e nos eixos estruturantes do Currículo (interações e brincadeiras, conforme DCNEI (2010).

Para iniciarmos, elencamos o DIREITO AO BRINCAR,

O brincar é ação principal na Educação Infantil, por meio dele a criança descobre diferentes maneiras de interpretar e viver o mundo. É a partir das diferentes brincadeiras, dos diferentes brinquedos, que a criança desenvolve suas potencialidades.(Documento Orientador, 2019, p. 147)

Conforme preconiza o Documento Orientador, o DIREITO AO BRINCAR, se relaciona aos Campos de Experiências quando aponta que a criança precisa brincar cotidianamente com adultos e crianças, com as potencialidades do seu corpo, com diferentes sons, ritmos, formas, cores, objetos e materiais, em diferentes tempos e espaços, instigando a curiosidade, a exploração, a investigação.

O importante é garantir que o brincar esteja presente em vários momentos do cotidiano, e que a criança seja protagonista da brincadeira. Precisamos compreender que para criança tudo pode virar um brinquedo, assim podemos pensar no aproveitamento de ambientes que os pequenos possuem e usar a criatividade para fazermos desse momento, tempos de alegria e movimento.

Quem sabe pensar em materiais que nomeamos “desestruturados” ou não convencionais, elementos que a natureza nos oferece e refletirmos sobre as possibilidades dos ambientes se tornarem desencadeadores de aprendizagens e histórias para que as crianças em breve possam nos relatar? A partir da exploração desses materiais a criança constrói  as brincadeiras e a potencializa a imaginação.

Sugerimos a leitura do Documento Orientador Curricular, como importante referencial a cerca dos Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento e dos Campos de Experiências, e os links abaixo para corroborar no aprofundamento das reflexões a cerca do brincar! Desde já nos despedimos na certeza que em breve retornaremos ao convívio coletivo.

Núcleo de Educação Infantil/SMEd

Este vídeo inspira a reflexão sobre o que é de fato importante nos espaços escolares, sugerindo que “desemparedar” as crianças e oferecer a elas elementos naturais para brincar no dia a dia escolar é fundamental para seu desenvolvimento físico, psíquico e social.

A importância do Brincar. A professora da faculdade de Educação da USP, Tizuko Morchida, fala um pouco mais sobre o papel das brincadeiras na Educação Infantil.

Um convite à reflexão sobre a Educação Infantil e a importância do brincar nos primeiros anos de vida.

Este vídeo é uma pesquisa sobre o brincar da criança, especificamente o brincar de casinha, e que foi feito durante o período de parceria da Escola Casa Amarela com o projeto Território do Brincar. Trilha Sonora: Cantavento

Este vídeo aborda a importância do brincar livre na natureza, num tempo que seja natural da criança, para a constituição das relações entre as próprias e para o estímulo à criatividade e à autonomia.

Brincadeira musical “Magia das Mãos“, com a música “Ti Cutucá” (Paulo Tatit). Parte do Livro e DVD Brincadeiras Musicais da Palavra Cantada – Volume 1.

Palavra Cantada | Como fazer ABC dos Copos.

Brincadeira musical “Passa a Bolinha”, com a música “Bolinha de Sabão” (Paulo Tatit). Parte do Livro e DVD Brincadeirinhas Musicais da Palavra Cantada – Volume 2.

Palavra Cantada: Ciranda dos Bichos (Sandra Peres / Zé Tatit)

O programa Território do Brincar é um trabalho de escuta, intercâmbio de saberes, registro e difusão da cultura infantil.

https://territoriodobrincar.com.br/

Livro: BRINQUEDOS DO CHÃO: A Natureza, O Imaginário e o Brincar (Português) por Gandhy Piorski (Autor)

Este livro explora a imaginação do brincar e sua intimidade com os quatro elementos da natureza: terra, fogo, água e ar. Assim como o brinquedo, interessam ao autor, a brincadeira e seu universo simbólico; a experiência da criança quando, em comunhão com a natureza e em sua vivência transcendente, brinca e significa o mundo.