Após cinco anos rodando pelo litoral norte, o projeto Trânsito Consciente chega efetivamente ao Balneário Cassino. O projeto é uma realização do Instituto SobreMoto, que faz parte da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, em convênio com o Detran, este que adere desde 2011 o projeto Década de Ação pelo Trânsito Seguro (RS 2011-2020) – na qual governos de todo o mundo se comprometem a tomar novas medidas para prevenir os acidentes no trânsito. O projeto estará na cidade nesta sexta-feira (28), sábado (1º) e domingo (2).
O projeto, uma ação da Operação Verão 2014 do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, tem como objetivos principais passar informação e conscientização da segurança no trânsito. Uma forma acolhedora de aproximar os órgãos da sociedade e, mais uma vez, ressaltar os cuidados necessários para prevenção dos acidentes de transito que ocorrem quase diariamente. O prefeito Alexandre Lindenmeyer comemorou a iniciativa. “Sempre tive compromisso com a vida e a combinação de álcool e trânsito é inadmissível e precisa sem combatida”, pontuou.
Para chamar a atenção da população um ônibus será instalado na avenida Rio Grande e disponibilizará quatro diferentes atividades. A primeira, voltado ao público infantil, é a escolinha de trânsito, que tem como diferencial o seguimento de todos os princípios pedagógicos determinados pelo Denatran e pelo Detran. A segunda é a Rádio Detran ao Ar Livre, contendo programação musical, esportes de integração, entre outas atividades.
A terceira e quarta atividades são baseadas na prestação de informação a todos os transeuntes, sejam eles motoristas, motociclistas, pedestres ou ciclistas. Por meio de equipamentos de informática disponibilizados pelos órgãos ou com os atendentes, é possível retirar duvidas sobre diversos assuntos, como multas e leis. Também estarão disponíveis panfletos educativos.
Segundo dados fornecidos pelo Presidente do Instituto, Jaime Nazario e pela Vice-Presidente Gisele Flores, são atendidas em média 300 crianças, são respondidas de 60 à 80 e entregues de 300 à 500 panfletos. Segundo Jaime a alta visibilidade do local de instalação do ônibus aumentará os índices de procura. “A data foi escolhido devido ao carnaval tradicional da cidade, um momento de maior relaxamento do condutor e aumento da população”, salienta.
É importante lembrar que se beber não dirija. Condutores de carro devem ter sempre o motorista da rodada que não beba, evitando acidentes na estrada e dentro do Balneário. Na moto, nem o condutor nem o passageiro devem estar alcoolizados e para verdadeira segurança, o capacete deve estar com a jugular fechada.
Redigido por Débora Klein
Editado por Mariana Santos