Conforme o previsto, ocorreu às 11 horas desta sexta-feira, 16, na Secretaria Municipal de Turismo, Esportes e Lazer (SMTEL), a assinatura da Lei nº 6.244, onde o Executivo concede área do Município para ser utilizada pelo Departamento de Tradições Gaúchas "Os Campeiros". A área em questão situa-se no Parque Marinha, confrontando-se com as ruas das Galeras, das Jangadas, das Enseadas e com a Companhia Riograndense de Saneamento (CORSAN). O Termo de Concessão de Uso terá vigência de 10 anos, podendo ser prorrogado a critério da administração municipal.
A lei foi assinada pelo prefeito Janir Branco, na presença do vice-prefeito Juarez Torronteguy, vereadores, secretários municipais e integrantes daquele DTG.
Janir Branco disse que "o Parque Marinha é um bairro populoso e necessitado de iniciativas relacionadas às tradições gaúchas. Com a concessão dessa área estaremos cultuando nossas tradições, valorizando o cidadão rio-grandino e nosso estado".
O vereador Paulo Renato Gomes (Renatinho), que empenhou-se para a aprovação da lei por unanimidade na Câmara Municipal, observou que a área em questão "encontrava-se ociosa e será importante para a realização do trabalho social que Os Campeiros pretende realizar". Agradeceu o apoio dos demais vereadores e do Executivo Municipal.
O músico Carlinhos do Pala Branco, ao agradecer, disse que a área possibilitará a expansão do trabalho que aquele Departamento de Tradições Gaúchas vem realizando. Já o Patrão do DTG "Os Campeiros", Romeu Coutinho, destacou o apoio do prefeito Janir Branco e vereador Renatinho. Adiantou que a primeira iniciativa será a construção de um galpão crioulo.
PROJETOS SOCIAIS
O Departamento de Tradições Gaúchas "Os Campeiros" tem por objetivo a realização de diversos projetos sociais para toda a comunidade do Parque Marinha, dentre as quais a difusão da cultura tradicionalista do Rio Grande do Sul, comemoração da Revolução Farroupilha, realização de eventos em parceria com a associação de moradores, parcerias com as escolas do bairro para que os estudantes possam cultuar os costumes gaúchos e fundação de invernada. Também está entre suas metas a promoção de atividades para professores, alunos e comunidade, ensinando o preparo do chimarrão, churrasco e outras iguarias da culinária campeira, bem como o aprendizado de dança e música gauchesca.
16.06.06
