Com o tema "Família e o cuidado com o idoso", inicou oficialmente na última segunda-feira, 1º, a programação do Mês da Família 2011. A abertura oficial aconteceu no Sobrado dos Azulejos, com a realização do Culto Ecumênico, reunindo autoridades e fiéis de diferentes congregações cristãs.
Prestigiaram o ato ecumênico o prefeito Fábio Branco, o vice-prefeito Adinelson Troca, o oficial de Gabinete, Édes Cunha, o secretário de Cidadania e Assistência Social, Leonardo Salum, o de Obras e Viação, Deloy Ribeiro, o de Agricultura, Joel de Ávila, a supervisora administrativa da SMEC, Cecília Pucinelli, representando o titular Claudio Omar Nunes, a coordenadora do PSF, Suzi Bromberger, representando a secretária da Saúde, Zelionara Branco, além de outros convidados.
Representando as congregações religiosas estavam o reverendo Eraldo Carvalho da Rosa, da Igreja Episcopal Anglicana e representante do Conselho Nacional das Igrejas Cristãs em Rio Grande; o pastor Rubem Bonato, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e o padre Rafael Colvara, da Igreja Católica Romana.
Na oportunidade o prefeito Fábio Branco enfatizou o trabalho da administração municipal para despertar nas pessoas a importância do fortalecimento dos laços familiares. O chefe do Executivo lembrou o papel dos movimentos religiosos e congregações que atuam diretamente no núcleo familiar, e elogiou a atuação deles perante à sociedade. Na sequência, os representantes das diversas congragações religiosas presentes deram início ao culto ecumênico, com leitura de salmos, cantos, orações e reflexões sobre a família.
Na programação do Mês da Família estão previstas diversas atividades culturais, de saúde e conscientização em variados bairros do Município visando promover o bem estar da família e envolvendo as equipes dos programas que compõem as secretarias responsáveis.
O Mês da Família este ano é uma realização da Prefeitura Municipal do Rio Grande através da Secretaria Municipal da Cidadania e Assitência Social (SMCAS), Secretaria Municipal da Saúde (SMS), com o apoio do Conselho Nacional das Igrejas Cristãs (CONIC).
CENTRO DE REFERÊNCIA DO IDOSO
Durante seu pronunciamento o prefeito também anunciou a implantação do Centro de Referência do Idoso, com serviços integrados de saúde, ação social, educação, esporte e lazer, visando um melhor atendimento para a população acima de 60 anos. O Centro será localizado no atual prédio do hospital Guayba Rache, que em breve passará por obras de reforma e ampliação.
02.08.11