Nos dias 04 e 05 de agosto, o prefeito Fábio Branco participou no Rio de Janeiro da "Navalshore" 2011- Feira e Conferência da Indústria Naval e Offshore que aconteceu no Centro de Exposições Sulamérica. O objetivo principal da participação foi manter contato com autoridades e empresários ligados ao setor da construção naval, em especial executivos das empresas que operam na cidade do Rio Grande e as que poderão se instalar no Município.
Fábio Branco ficou impressionado positivamente com o avanço da tecnologia utilizada na construção naval e as perspectivas de evolução deste segmento para os próximos anos. "É importante que o Município do Rio Grande marque presença em eventos como este, que é considerado oa maior e mais importante da indústria naval e offshore da América Latina", disse o prefeito.
No evento houve exposição reunindo as últimas novidades em produtos e serviços para construção e reparo naval, além de soluções para o setor de petróleo e gás. Ao todo, participaram mais de 320 empresas expositoras nacionais e internacionais e profissionais vindos de mais de 40 países.
1° FÓRUM DE CONTEÚDO LOCAL
Ainda no Rio de Janeiro, o prefeito Fábio Branco participou nesta sexta-feira, 05, do I Fórum de Conteúdo Local, organizado pelo Sindicato Nacional da Indústria de Construção e Reparação Naval (SINAVAL), no Hotel Marriott, em Copacabana. O evento teve como tema principal a participação nacional no fornecimento de bens e serviços para navios e plataformas.
Prestigiaram o Fórum os principais atores da cadeia produtiva naval e offshore, tais como ministros de Estado e outros representantes do governo, dirigentes de estatais e de bancos de fomento. No evento foi apresentado um estudo sobre a participação nacional no setor naval e offshore e fornecimento de bens e serviços para navios e plataformas que, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, aumentou de 57% para 75% desde 2003. A estimativa é de que só a exploração e produção de petróleo na camada do Pré-Sal demandarão 97 plataformas de produção, 510 barcos de apoio e 49 navios.
"O momento que a cidade do Rio Grande vive, exige a nossa participação em eventos como este, que aconteceram no Rio de Janeiro. O saldo foi positivo e mais uma vez a nossa cidade mostrou seu potencial", finalizou o prefeito Fábio Branco, que ainda esteve na Petrobrás tratando de cursos de capacitação profissional para os trabalhadores locais.
05.08.11