Entre os dias 15 e 16 de Outubro Rio Grande ganhou um novo endereço: a Rua da Alimentação. O Paço Municipal mudou de nome para receber as atividades da 1ª Semana Municipal da Alimentação, da 4ª Semana Municipal de Combate e Prevenção à Obesidade Infantil e do Outubro Rosa.
A feira montada na Rua da Alimentação recebe a Feira Agroecológica, a tenda do projeto Mesa Brasil do SESC, as tendas das secretarias de Saúde, Desenvolvimento Primário, Cidadania e Assistência Social, Meio Ambiente, Pesca e Educação, além da presença do Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável de Rio Grande (Consea/RG) e da Emater. No local a comunidade pode realizar o Cadastro Único, o cadastro no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), o exame clínico de mamas na unidade móvel de saúde e a solicitação de mamografias - as formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama.
O evento é resultado do esforço coletivo da Prefeitura através de suas secretarias, visando promover o acesso à alimentação saudável. A Semana Municipal da Alimentação integra o processo de desenvolvimento de políticas de segurança alimentar e nutricional do governo municipal, como a implantação do Sistema Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Sisan) e a constituição da Câmara Intersecretarias de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável (Caisan).
A secretária de Cidadania e Assistência Social, Maria Cristina Juliano, avalia positivamente a Semana, projeto em construção desde junho com diferentes segmentos da sociedade. Este é o momento de comunicação direta com a população “onde se debate a alimentação saudável enquanto política pública”, segundo a secretária.
Relacionadas diretamente, alimentação e saúde se unem ao Outubro Rosa na luta contra o câncer de mama. Conforme a secretária de Cidadania e Assistência Social, “quando a gente fala de alimentação a gente fala de saúde, de educação, de pesca, de agricultura, de assistência social, de cidadania, de vida”. O excesso de peso pode causar a alteração dos níveis hormonais, uma das causas do câncer de mama. Combater a obesidade, o sedentarismo e a má alimentação são formas de prevenir o câncer.
Na primeira tarde de atividade foram realizados mais de 70 exames clínicos de mama. A Rua da Alimentação continua em funcionamento amanhã (16) à tarde com atividades lúdicas para as crianças, como teatro e hora do conto, além dos serviços disponibilizados. Já no período da noite acontece a corrida noturna, encerrando as atividades da 1ª Semana Municipal da Alimentação. Ao longo do mês de outubro ocorrerão atividades de conscientização e prevenção ao câncer de mama nas Unidades Básicas de Saúde da Família do município.
