O Dia 20 de Setembro foi marcado com desfiles e homenagens em Rio Grande. Logo às 9 horas, na Praça Tamandaré, houve a homenagem da Maçonaria em frente ao monumento túmulo do General Bento Gonçalves. Em seguida, destaque para o desfile militar e para o desfile Farroupilha, que partiram do Rincão da Cebola e percorreram a rua General Neto (fato inédito, em homenagem ao herói rio-grandino). Por fim, novamente junto ao monumento túmulo do grande líder da Revolução, houve o encerramento oficial da Semana Farroupilha e a extinção da Chama Crioula.
DESFILES
A banda Mascarenhas, com representantes da Região Altiva da Brigada Militar, deu início às apresentações que trouxeram, pela ordem, o 6º Batalhão da BM, Pelotão de Policiamento Comunitário, Pelotão de Operações Especiais, Policiamento Ostensivo com Cães, representantes do Proerd (programa sobre resistência a drogas e violência), Escolinha de Trânsito, representantes do serviço de Equoterapia (para portadores de necessidades especiais), viaturas da BM, dos Bombeiros (inclusive os dois caminhões novos), da Polícia Civil e do Plano de Auxílio Mútuo, que reúne o esforços de empresários e instituições do município pela defesa da vida e do bem estar público.
Logo em seguida, iniciaram-se os desfiles tradicionalistas, onde diversos Centros de Tradição Gaúcha e inúmeros piquetes mostraram boa parte da cultura rio-grandense, com indumentárias, trajes típicos, carroças, cavalos, lanceiros, peões, piás e prendas. A abertura foi com o CTG Mate Amargo. Depois, seguiram-se dezenas de outras representações, todas prestigiadas e bastante aplaudias pelo público que ocupava os dois lados de calçamento da General Neto.
O último ato cívico da manhã foi a extinção da Chama Crioula, encerrando oficialmente a Semana Farroupilha no Município. O evento teve a participação do prefeito Alexandre Lindenmeyer, da primeira-dama Eunice Lindenmeyer, do vice-prefeito Eduardo Lawson e sua esposa Sílvia, de secretários de município, bem como de autoridades representantivas da Câmara de Vereadores (presidente Renatinho), do legislativo estadual, da Brigada Militar, da Maçonaria, das representações tradicionalistas entre outras.