De domingo, 4, para segunda-feira, 5, aconteceu o rebojo (vento sul) aguardado pelos pescadores, mas a situação da pesca não melhorou praticamente nada.
O coordenador de Pesca Artesanal da Secretaria Municipal da Pesca (SMP), Ilário Borges, que também é presidente da Colônia de Pescadores Z-1, observa que "o rebojo fez aparecer alguma corvina na Lagoa dos Patos, mas apenas 30 ou 50 quilos por parelha, o que não significa nada. Já hoje (terça-feira, 6) não deu nada".
Indagado sobre a causa da frustração na safra da corvina, Borges não hesita. "É a de sempre e, por isso, somos obrigados a falar sempre a mesma coisa. A culpada dessa situação é a pesca predatória feita com traineira", acusa.
Ilário Borges diz que a situação do pescador não é boa e tende a piorar. "Nos últimos quatro meses eles iam levando com o seguro-desemprego. Agora está uma situação ruim. Ruim mesmo. E não sei com relação ao futuro. O camarão também não nos dá muita esperança se a água continuar doce como está", lamenta ele.
06.11.07