O prefeito do Rio Grande Fábio Branco e o prefeito de Pelotas, Adolfo Fetter Junior, assinaram o Termo de Cooperação entre o Movimento Brasil Competitivo (MBC) e as prefeituras das duas cidades para o desenvolvimento de indicadores locais de competitividade, denominado Índice de Competitividade Municipal (IMC). A assinatura ocorreu em Pelotas na tarde de quinta-feira, 27.
O IMC é desenvolvido com o apoio do Instituto Mexicano para a Competitividade e pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), e tem com finalidade medir a capacidade de cada município em atrair e reter investimentos que criam empregos e geram bem estar à população. Na ocasião o coordenador do MBC, Claudio Gastal, explicou que a ferramenta vai trabalhar com o posicionamento prático gerando resultados, definindo agendas prioritárias através de dados e informações, identificando pontos fortes e melhorias a serem trabalhadas.
Em seu pronunciamento, o prefeito Fábio Branco agradeceu a oportunidade criada e relatou que os trabalhos com a nova ferramenta serão verdadeiros desafios a serem superados, mas que a prefeitura não medirá esforços para a complementação dos trabalhos. Durante o encontro, os representantes da Associação dos Municípios da Zona Sul (Azonasul) afirmaram que a experiência deverá ser levada para as outras cidades da região.
O programa basicamente consiste na busca da melhoria progressiva e contínua dos serviços e processos nas gestões, acompanhado da gradativa redução de custos e eliminação de desperdícios, diminuição de prazos de projeto, produção e atendimento, visando à satisfação da comunidade. Ele ainda se baseia num modelo de gestão que visa garantir sua continuidade a longo prazo, independentemente de mudanças de governo ou políticas partidárias.
28.08.09