A Patrulha Ambiental Mirim, projeto da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), realiza neste ano a sua 15ª edição. As atividades, que iniciaram no dia 9 de janeiro, encerraram na última sexta-feira (22) com a formatura de uma turma composta por 118 crianças, com idades de cinco a 10 anos. O objetivo do projeto é integrar e conscientizar os pequenos sobre os diversos assuntos que estão presentes em nosso cotidiano, da saúde à reciclagem.
As atividades desenvolvidas no Centro de Educação Ambiental (CEA) contaram com uma programação bem diversa. O curso de Salva Vidas Mirim, a Oficina de Papel Reciclado, a Educação Ambiental, com ênfase no cuidado com a natureza e nas obras de duplicação da BR-116 e BR-392, além da educação no trânsito, foram assuntos esclarecidos aos participantes, além de temas como a importância do papel reciclado e os canteiros alternativos em pneus.
Para a coordenadora do projeto e servidora da SMMA, Maria Auxiliadora Lima, é muito satisfatório trabalhar com essas crianças, pois elas se tornam multiplicadoras das ideias e conhecimentos aprendidos durante o curso de Patrulheiro Mirim. "Durante as 15 edições do projeto já passaram cerca de 920 crianças por nós. É muito interessante esse trabalho, pois os pequenos fiscalizam seus amigos e seus pais quanto aos assuntos tratados nos cursos", finaliza.
A formatura, no Centro de Educação Ambiental, localizado no Balneário Cassino, realizou-se na tarde de sexta-feira (22), e contou com crianças do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da Secretaria de Cidadania e Assistência Social (SMCAS), do bairro Cidade de Agueda, além de um grupo de crianças da Vila da Quinta.
PALESTRAS DE TRÂNSITO
O Núcleo de Educação para o Trânsito da Secretaria de Município de Mobilidade Urbana e Acessibilidade (SMMUA) participou do Projeto "Patrulheiro Ambiental Mirim" com o objetivo de ensinar aos futuros condutores a importância do respeito às normas de trânsito, a fim de que esses se comportem como pedestres conscientes.
Durante os encontros, os agentes de trânsito Michele Albuquerque e Luciano Feijó, juntamente com o mascote "Cinzinha", realizaram palestras, jogos pedagógicos, e difundiram a Escolinha de Trânsito, no sentido de ensinar questões sobre o respeito e a tolerância no trânsito, a fim de que esses também passem as orientações aos seus pais.