O prefeito em exercício de Rio Grande, Eduardo Lawson, recebeu na quarta-feira (27) os representantes do Consórcio Rio Grande de Engenharia (CONRIO). Participaram do encontro o representante da empresa, Paulo Fernando da Silva, o diretor da EletroRio, Rienco Farias de Felipe, o representante da PEX Engenharia, Arno Bechstedt e o empresário da Mégim, José Antônio Leite dos Santos. O objetivo foi apresentar a CONRIO para o poder executivo e divulgar o interesse da empresa em ser a protagonista principal nos processos licitatórios em obras na região sul do Estado, agregando engenharia e mão de obra especializada da região.
Segundo Arno Bechsted, o Consórcio surgiu da necessidade de atender as demandas de serviços na área de engenharia na região das cidades de Rio Grande e São José do Norte. "Era necessária a união de empresas especializadas em várias áreas da engenharia para poder atender às concorrências de obras de grande porte com valores competitivos, mobilização rápida e com mão de obra da região, sem a necessidade de buscar pessoal em outros estados", explica.
Com a utilização de mão de obra local na execução destas obras, o Consórcio poderá qualificar ainda mais os seus funcionários com cursos técnicos para a operação e manutenção de estaleiros, fábricas, shopping centers e parques eólicos. Além disso, haverá uma distribuição direta de renda para os funcionários residentes da região. Dessa forma não haverá desvio de benefícios para outros pontos do país, ou seja, o dinheiro será investido na região.
No final do encontro ficou definido que, em breve, os empresários da CONRIO se reunirão com o prefeito Alexandre Lindenmeyer, a fim de apresentar o projeto e assim estreitar as relações entre a Prefeitura e o Consórcio.