Em parceria com a Susepe/PERG, a Secretaria de Município da Saúde (SMS) inaugurará na quinta-feira (7), às 14h, uma Unidade Básica de Saúde Prisional na Penitenciária Estadual de Rio Grande. Baseado nas diretrizes do Plano Nacional de Saúde das Penitenciárias, o projeto foi aprovado pelos Ministérios da Justiça e da Saúde, através da portaria 1777/2003.
Segundo informações da enfermeira Maria da Penha Nunes, umas das responsáveis pela extensão, os serviços oferecidos na unidade serão voltados à promoção, prevenção, recuperação e controle de agravos e doenças da população carcerária. Procedimentos odontológicos, ambulatoriais, vacinas, pré-câncer, pré-natal, cauterizações, além dos atendimentos psicoterápicos e de assistência social, são algumas das ações que deverão ser colocadas em prática pelos profissionais que atuarão no local.
Compõem a equipe de saúde prisional o médico Edilon Talaier, a enfermeira Maria da Penha Nunes, a auxiliar de saúde bucal, Camila Neumann, a técnica de enfermagem Shirlei Michaello, o ondontólogo André da Silva, a psicóloga Miriam Medeiros e a Assistente Social Elícia da Silva.