Uma nova capacitação para formar visitadoras do Programa Primeira Infância Melhor (PIM) está sendo elaborada para o mês de abril, tendo o município condições de se expandir para outros bairros.
Atualmente o PIM funciona em sete bairros e atende crianças egressas da UTI/neonatal do Hospital Universitário, com o apoio de 16 visitadoras. São eles: Cidade de Águeda, Balneário Atlântico Sul, Querência, Parque Guanabara, Barra, Barra Nova e Mangueira, além das egressas do HU. O objetivo do programa é orientar as famílias, a partir de sua cultura e experiência, para que possam estimular o desenvolvimento pleno das capacidades e potencialidades de suas crianças.
Helene Rodrigues, uma das coordenadoras do programa, enfatiza a necessidade de capacitar novas pessoas, já que para 2007 o PIM deverá ser implantado em outros bairros. "A partir dessa capacitação e com um mapeamento, a SMS terá condições de ampliar o atendimento do PIM, que é mais um serviço de qualidade à população rio-grandina", destacou ela.
GTE
O Grupo Técnico Municipal, monitoras e visitadoras do PIM, agradecem a todos que colaboraram para o desenvolvimento das ações em 2006.
PIM
Vale lembrar que o PIM é administrado no município pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Sua funcionalidade ocorre através da intersetorialidade dessa área com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), e a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SMCAS). O programa foi implantado no município em 2005, sendo que suas atividades foram iniciadas em setembro daquele ano.
03/01/07