A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), através do projeto "Unidades Móveis Pedagógicas", está concorrendo à 10ª edição do "Prêmio Gestor Público", conferido pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Tributária do RS (SINDIFISCO-RS). Na tarde desta sexta-feira, 02, esteve em Rio Grande o auditor fiscal do Sindicato, Oswaldo Contreira, responsável pela avaliação dos projetos da metade Sul do Estado. Durante a visita, ele conheceu as seis unidades móveis da SMEC e conheceu de perto o seu funcionamento.
O projeto "Unidades Móveis Pedagógicas", sob a coordenação geral da professora Roselle Rodrigues, fala sobre as seis Unidades Móveis da SMEC, seus respectivos enfoques e o trabalho desenvolvido diretamente com a comunidade escolar. Ao todo são seis unidades, sendo elas: Escuna Móvel e Biblioteca Móvel (com duas unidades); Projeto de Educação Patrimonial "Ame o Rio Grande" e o Laboratório Móvel de Ciências. "No projeto, nós englobamos as seis unidades móveis como sendo uma única unidade pedagógica, considerando as especificidades e o papel de cada uma, seja ele o de proporcionar aos estudantes o acesso a cultura, a literatura, a ciência, ou a inclusão digital", explicou a professora.
Na última semana o auditor fiscal Oswaldo Contreira já havia estado no Município, quando visitou escolas do interior e o Centro de Formação Escola Viva. Já na visita desta sexta-feira ele pôde observar na prática o funcionamento de uma das unidades móveis. "A minha impressão foi excelente. Rio Grande já obteve três premiações e portanto tem 'know how' no assunto, de forma que a SINDIFISCO conta com a participação do Município nas edições do prêmio", comentou o auditor.
A Prefeitura Municipal, através da SMEC, já obteve três prêmios de "Gestor Público" pelos programas Quero-Quero, de Educação Ambiental, Programa Escuna, de Inclusão Digital e no ano passado, recebeu prêmio especial pelo Centro de Formação Escola Viva.
Este ano 198 municípios gaúchos concorrem ao prêmio, cuja cerimônia acontecerá no dia 08 de novembro na Assembléia Legislativa do Estado, em Porto Alegre.
O PRÊMIO
A ênfase da 10ª edição é Gestão Pública - "Administração dos Tributos - da arrecadação à aplicação - Um olhar da sociedade", quando serão destacados projetos que demonstrem efetividade na adequada arrecadação e respectiva e efetiva aplicação de recursos materiais postos à disposição pela sociedade para atender suas demandas necessárias ao bem-estar do cidadão local.