A cerimônia de condecorações da Ordem de Silva Paes, que ocorreu na manhã de terça- feira, 19, na Catedral de São Pedro, marcou os 276 anos de Rio Grande, município mais antigo do Estado. A solenidade teve início às 10h, com a palavra do chanceler da Ordem, Lauro Jesus Perello Barcelos. Este retomou a história da Ordem desde 1983, quando foi criada pelo prefeito Abel Dourado. A Ordem de Silva Paes é uma homenagem aos cidadãos, rio-grandinos ou não, que em suas atividades cotidianas trabalharam e ajudaram a construir a história do Rio Grande.
Após, o professor da FURG e também condecorado pela Ordem, Ernesto Casares Pinto, falou da importância da honraria para o município e o momento que este vive com a indústria naval. Segundo o professor, Rio Grande destaca- se por abrigar o único Porto Marítimo do Rio Grande do Sul e a Universidade Federal, fundada em 1969. "Estamos vivendo um momento exógeno. A indústria naval e off shore está fazendo com que Rio Grande crie uma autonomia nessa área", finaliza.
O grão mestre da Ordem de Silva Paes, prefeito Alexandre Lindenmeyer, parabenizou o Município pelos 276 anos. Ele também destacou o desenvolvimento que esta terra está vivenciando, não apenas econômico, mas também social. "Nosso Município está em 4º lugar em relação ao Produto Interno Bruto no Estado, mas o Índice de Desenvolvimento Humano nos desafia. Ainda precisamos crescer muito neste quesito", explica Lindenmeyer.
Autoridades civis, militares, lideranças comunitárias, empresariais e políticas prestigiaram a cerimônia de entrega das condecorações. O grau de Grande Oficial foi entregue a James Darcy (Post Morten); o grau de Oficial, para Oswaldo Barbosa; o de Comendador, a Ernesto Casares Pinto; grau de Oficial, a Loredi Borges; e o grau de Cavaleiro para Paulina Borges Leal.
Integrantes do Conselho
O prefeito Municipal e Grão-Mestre da Ordem de Silva Paes, Alexandre Lindenmeyer, instituiu o Conselho da Ordem de Silva Paes na última quarta-feira,13. Passaram a compor o Conselho: Lauro Jesus Perello Barcelos, como chanceler da Ordem; Nilza Rita Lourenço da Fontoura, secretária da Ordem; e os conselheiros João Marinônio Carneiro Lages, Fernando Amarante Silva e Dom José Mário Stroeher.
A Ordem de Silva Paes é uma homenagem que tem como objetivo sustentar o espírito de coletividade para que este perdure entre a comunidade, mostrando que a cidade é transformada pelos homens. Surgiu a partir da Ordem de Cristo, comenda portuguesa recebida pelo Brigadeiro Silva Paes. Quanto aos homenageados, são escolhidos pelos conselheiros da Ordem. Após votação secreta, o nome é apresentado ao Grão-Mestre, que homologa a escolha.