A partir desta quarta-feira, 04, autoridades de Rio Grande e de outros municípios estarão participando do XII Encontro dos Conselheiros Tutelares do Rio Grande do Sul, onde serão discutidas diversas questões referentes aos direitos da criança e do adolescente. O evento, que se estenderá até sábado, 07, será realizado na Sociedade Amigos do Cassino (SAC). A promoção é da Associação dos Conselheiros Tutelares do RS (ACONTURS) e realização da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Cidadania e Assistência Social (SMCAS).
A abertura está confirmada para às 19 horas, com uma solenidade ecumênica, formalidades, acolhida e o pronunciamento do secretário municipal de Cidadania e Assistência Social, Leonardo Salum, além de apresentação cultural.
Participam do evento: conselheiros tutelares, conselheiros dos Direitos, representantes de ONGs, prefeitos, vereadores, autoridades policiais, juízes, promotores, advogados, técnicos, pastorais, estudantes e secretários municipais das áreas da Educação, Saúde e Assistência Social.
O tema desse encontro será: "Conselho Tutelar e o sistema de garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente". Estão previstas várias oficinas: "Segurança Pública na Garantia dos Direitos", pelo Ten.Cel Paulo Roberto Lima de Castro e o Delegado Elione Luiz Lopes; "Crinças e Adolescentes no Mundo das Drogas, Convivência Familiar e Comunitária, pelo presidente do CEDEDICA de Santo Angelo, Srª Liliane Saraiva; "Financiamento das Políticas Públicas e Garantias de Direito", pelo promotor de Justiça Especializado Dr. Francisco Simões Pires; "Direito à família substituta, adoção e reordenamento dos abrigos", pela promotora de Justiça Drª Luciara Roberta Pereira e Advogada Drª Cristina Juliano; "O Papel da Mídia na Garantia dos Direitos", por um representante da RBS TV Porto Alegre e "Oficina de Propostas dos Conselhos Tutelares para o Fórum Nacional em Brasília".
02/10/06