A cidade do Rio Grande foi contemplada no leilão de Energia de Reserva realizado nesta quinta-feira, 18, em São Paulo. O projeto de energia eólica consiste na implantação de um parque no Corredor do Senandes, e deve gerar, na primeira fase,104 MW.
O vice-prefeito Adinelson Troca acompanhou o leilão. O certame, realizado na Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), em São Paulo, teve a duração de cinco horas. Bastante emocionado, por telefone, o vice-prefeito comemorou a notícia. Disse que a instalação do parque eólico deve alterar significativamente o cenário econômico do Município.
O vice-prefeito estava acompanhando de representantes das empresas responsáveis pelo projeto no Rio Grande. O empresário Nilo Quaresma Jr., da Epcor Energia, não escondeu a satisfação ao receber a notícia de que a proposta havia sido contemplada. "Isso deverá alavancar ainda mais o desenvolvimento da cidade e da região", observou.
Por telefone, o prefeito Fábio Branco, que está em viagem de trabalho a São Paulo, comentou a notícia. Ressaltou que isso é fruto do trabalho que a Prefeitura tem desenvolvimento já há vários anos nesse sentido. "Estamos buscando transformar nossa potencialidade em realidade. Tem sido assim também com os investimentos no setor naval. A Prefeitura se coloca sempre como facilitadora no processo", argumentou.
Branco comentou ainda que esse leilão era tão importante para a Prefeitura, que o Executivo Municipal esteve representado por meio do vice Adinelson Troca. Ele disse ainda que a produção de energia renovável deverá contribuir para o desenvolvimento da cidade e para a melhoria da qualidade de vida da população.
OUTRO LEILÃO
Em agosto do ano passado o Município já havia sido contemplado no Leilão de Fontes Alternativas 2010 com o projeto de três módulos da REB Empreendimentos. A potência instalada é de aproximadamente 80 MW. E as terras também estão localizadas na área do Corredor