O prefeito Alexandre Lindenmeyer participou em Pelotas da plenária do Fórum Permanente da Política Pública Estadual para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades, promovido pela Faders. Na ocasião, Lindenmeyer e demais representantes de inúmeras cidades gaúchas assinaram o termo de adesão ao programa RS Sem Limites, que promove a ampliação de acesso das pessoas com deficiência às redes de saúde, educação, assistência social, trabalho, transporte, habitação, esporte e lazer, cultura, turismo e demais políticas setoriais.
Segundo o prefeito rio-grandino, o momento foi importante não apenas pela assinatura do documento, mas pela oportunidade de reunir tantos municípios comprometidos com as políticas públicas que fazem diferença. “Precisamos tirar do papel, tirar das fotografias e trazer para vida prática essas questões que buscam a igualdade, sempre respeitando as diferenças que todos temos”, disse ele.
A secretária de Município de Cidadania e Assistência Social de Rio Grande, Maria Cristina Juliano, também aprovou a iniciativa e prevê algo semelhante em breve para o município: “A assinatura dessa adesão pelo prefeito Lindenmeyer é o primeiro passo para a gente pensar na construção de um plano do Município, que garanta que toda pessoa tenha direito de viver sem limites, seja ela deficiente ou não”, reforçou.
Rio Grande hoje, segundo dados do IBGE, possui 198 mil habitantes. Desses, 53 mil possuem algum tipo de deficiência. Está um pouco abaixo da média no Estado, que é de 27%. Na avaliação da diretora-presidente da Faders, Marli Conzatti, essas pessoas não são vistas nas ruas, nos espaços públicos de qualquer cidade: “São invisíveis na sociedade”, define. “Essa transformação positiva de inclusão é um exemplo que deve vir de cima para baixo, das esferas de decisão, através da transversalidade”, concluiu.