"Nosso governo tem um enorme compromisso com os alunos da rede municipal e procura valorizar também os do Estado. Em vista disso, não podemos deixar os alunos da escola Lília Neves fragilizados e correndo o risco até de perderem o ano letivo". A declaração foi do prefeito Janir Branco, durante conversa telefônica com a diretora da Escola Estadual Lília Neves, da Vila da Quinta, Vera Márcia Silveira dos Santos.
No início da tarde desta segunda-feira, 19, o Chefe do Executivo reuniu-se com a secretária municipal de Educação e Cultura, Sônia Tissot, e com a supervisora Cecília Pucinelli, para tratar da falta de transporte escolar a cerca de 100 alunos daquela escola que moram em diversas localidades do interior do município, como a Ilha da Torotama, Domingos Petroline, Palma e Taim. O problema foi causado, porque o Governo do Estado não tem repassado a verba referente ao convênio firmado este ano com o Município, para a aquisição das passagens escolares.
O prefeito, preocupado com a situação dos alunos do ensino médio da zona rural, não está medindo esforços para viabilizar a continuidade do transporte escolar. Adiantou que enviará à Câmara Municipal, com a maior brevidade possível, um projeto de lei solicitando autorização para utilizar recurso emergencial na aquisição das passagens e, posteriormente, requerer o ressarcimento por parte do Governo do Estado.
Janir Branco lembrou que seus pais não puderam continuar os estudos porque, no passado, não tiveram oportunidade de estudar fora da Ilha da Torotama. "Não podemos deixar os alunos, que se esforçam tanto para frequentar a escola e completar seus estudos, nessa situação", disse o prefeito, que determinou prioridade na solução desse problema.
19.06.06