A partir das 8h da manhã desta sexta-feira, 13, uma equipe da Secretaria de Saúde vai realizar coleta de sangue para pessoas que desejam ser doadoras de medula óssea. A ação acontecerá no Posto 4, localizado na Av. Major Carlos Pinto.
Esta será a primeira coleta a ser realizada sob responsabilidade da SMS, que em parceria com o Hemocentro de Pelotas capacitou três técnicos de enfermagem do Município. Os profissionais, que atuam no Laboratório Municipal de Análises Clínicas, tornaram-se aptos a realizar a coleta de material para medula óssea.
Segundo informações da secretária Zelionara Branco, a SMS vai disponibilizar no Rio Grande toda a estrutura e material para a realização da coleta, sendo que a atividade de amanhã vai contar com a supervisão de um profissional do Hemocentro de Pelotas. Ao todo serão realizadas 50 coletas de amostra de sangue.
A atividade terá como principal objetivo ampliar o número de doadores cadastrados, já que atualmente a estimativa é de ser encontrado um doador compatível para cada 100 mil cadastrados. Famílias dos portadores de leucemia também serão acionadas pela secretaria, para que estimulem seus amigos, familiares e vizinhos a se encaminharem ao Posto 4 amanhã.
Interessados em ser doadores de medula devem procurar o Centro de Saúde, fazer o cadastro e realizar a coleta de amostra de sangue. A partir disso será realizada uma análise do seu perfil hematológico. Após a coleta o material será encaminhado para o Hemocentro em Pelotas, para que seja incluído no Cadastro Nacional de doadores de medula óssea. Os dados ficarão cadastrados no Banco Nacional de doadores, que irá acionar a pessoa para fazer a doação da medula quando for encontrada a compatibilidade do seu perfil hematológico com o de algum paciente com leucemia.
A partir dessa primeira ação, a intenção da SMS é realizar a atividade de forma periódica, pelo menos uma vez por mês. Com isso, "estaremos contribuindo com o Banco Nacional, aumentando as chances de quem está precisando da doação de medula e consequentemente, beneficiando também os portadores de leucemia residentes em nosso Município", concluiu a secretária.
Para ser doador a pessoa deve estar em boas condições de saúde, levar documento oficial de identidade com foto, ter entre 18 e 65 anos, pesar 50 Kg ou mais, não estar em jejum, ter dormido pelo menos 6 horas antes da doação e não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores à doação.
12/02/09