Se a intenção da Organização Mundial de Saúde (OMS) era atingir e despertar a consciência de milhares de jovens, dispersos pelo mundo inteiro, explorando o tema "Juventude Livre do Tabaco", este propósito foi cumprido com êxito em Rio Grande, pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Através do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, a SMS reuniu cerca de 600 pessoas durante a 9ª Caminhada em comemoração ao Dia Mundial sem Tabaco. Transcorrida na manhã de segunda-feira, 02, de acordo com a secretaria, o evento foi composto por aproximadamente 500 jovens, estudantes da rede municipal, estadual e particular de Ensino.
A concentração teve início às 9h, no Largo Dr. Pio. Além do apoio dos educadores e as reivindicações das centenas de estudantes, a caminhada contou com a presença de grupos de idosos, o 6º Grupo de Artilharia de Campanha (6º GAC), o Núcleo de Apoio aos Portadores de Hepatite, empresas, e as bandas das escolas França Pinto, Santana e Olavo Bilac. No local, um veículo do sistema de transporte coletivo da cidade, teve suas janelas ilustradas por cartazes da campanha, lançada recentemente pelo Ministério da Saúde. Antes da partida, ainda na concentração, os integrantes da Campanha Institucional "Eu quero parar", distribuíram cerca de mil balões aos estudantes. A iniciativa tinha o intuito de testar a capacidade pulmonar, fortemente atingida pelo uso do tabaco.
A fim de percorrer as principais ruas do centro da cidade, do Largo Dr. Pio os manifestantes foram em direção ao interior do Calçadão (General Bacelar), até a rua Andradas. Com o início da caminhada, jovens vestiram máscaras de proteção à fumaça do tabaco, deixando claro aos que passavam, o pedido por ambientes livre do cigarro e com mais ar puro. Educadores e alunos mostravam aos curiosos, os trabalhos, cartazes e faixas produzidos nas salas de aula.
A Luiz Lorea foi a próxima rua a receber os participantes, que seguiram até a General Neto. Durante este trajeto, os jovens foram surpreendidos por algumas pessoas que passavam pelo local, fumando. Estas foram, imediatamente, repreendidas pelos estudantes e sugeridas a refletir sobre os malefícios da droga. Alunos das séries iniciais também distribuíram adesivos e folhetos explicativos aos que acompanhavam a caminhada.
Da General Neto, o percurso seguiu em direção a rua Dr. Nascimento, desembocando na rua 24 de Maio. Já neste ponto, era perceptível o interesse e adesão por parte da comunidade, visto o crescimento do número de participantes. Da 24 de Maio a passeata seguiu até a rua Marechal Floriano, e desta última, para o retorno ao Largo Dr. Pio.
Para a coordenadora do Programa Municipal de Controle do Tabagismo, Heloisa Soler, a 9ª Caminhada se difere das demais edições, justamente pela adesão da comunidade. "Além da sensibilidade da comunidade rio-grandina, também é visível a consciência e o engajamento dos estudantes durante o desenvolvimento das ações, nesta edição", ressalta Heloisa.
Em destaque pelo Dia Mundial Contra o Tabaco, comemorado no sábado, 31, a Caminhada foi a última ação promovida neste ano pela SMS. Antes, porém, além de propagar a campanha nas escolas e em lugares públicos da cidade, os organizadores conseguiram incluir a data no calendário municipal escolar. "Também no Dia Mundial contra o Tabaco, foi sugerido que as escolas trabalhassem e produzissem materiais referentes ao tema. Durante a sexta-feira, 30, também distribuímos folhetos explicativos sobre os malefícios do cigarro", lembra a coordenadora.
02/06/08