A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Cultura (Secult) e do Centro Municipal de Cultura Inah Emil Martensen, está desenvolvendo durante este ano o projeto “Você me conhece?”. A iniciativa está vinculada ao programa de governo “Rio Grande ComVida”, uma vez que tem como objetivo evidenciar as personalidades que colaboraram na trajetória do município do Rio Grande, assim enfatizando essas histórias que estão por traz dos nomes de praças, parques, ruas e escolas da nossa cidade. O próximo homenageado é Pandiá Calógeras.
Breve histórico
João Pandiá Calógeras nasceu no Rio de Janeiro em 19 de junho de 1870, e faleceu em Petrópolis no dia 21 de abril de 1934. Foi engenheiro, geólogo e político brasileiro, deputado federal, ministro da Agricultura, Comércio e Indústria e da Fazenda. Além disso, foi o primeiro e único civil a exercer o cargo de ministro da Guerra na história republicana brasileira, sendo fundador da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército Brasileiro.
Autorias
Autor do decreto que estabeleceu a mina como propriedade distinta do solo, sendo alienável isoladamente, dando início ao atual regime mineral presente na Constituição Federal do Brasil. Foi autor de extensa obra, da qual se destacam: Formação Histórica do Brasil, publicada pela Companhia Editora do Brasil na prestigiada coleção" Brasiliana", em primeira e segunda edições e está hoje editado pelo Senado Federal, e "Política Exterior do Império", obra que se tornou raridade bibliográfica, teve reedição pelo Senado Federal.
Política
Em 1930 deu apoio à candidatura presidencial de Getúlio Vargas, derrotada nas urnas pelo situacionista Júlio Prestes, e ao movimento revolucionário liderado por Vargas e que tomou o poder em novembro daquele ano. Após a implantação do novo regime, colaborou com o governo em questões relativas à legislação de minas. Em 1932, presidiu a Liga Eleitoral Católica (LEC) e, no ano seguinte, elegeu-se deputado federal constituinte pela legenda do Partido Progressista de Minas Gerais. Uma rua de nossa cidade nos bairros São João e São Miguel recebe seu nome.
Par saber mais...
https://pt.wikipedia.org/wiki/Pandi%C3%A1_Cal%C3%B3geras
Fonte: Dicionário Histórico Biográfico Brasileiro pós 1930. 2ª ed. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2001