Na próxima segunda-feira (26), a partir das 9h, a comunidade pode retirar as fichas para agendamento da castração gratuita de cães e gatos (machos e fêmeas) no Centro Municipal de Eventos, que está localizado na Rua Dois de Novembro, n° 153 - Parque Res. Coelho. Conforme o cronograma anual de atendimento, o serviço está disponível somente para a Zona 2, que compreende os bairros Centro, Cidade Nova, Vila Peres, Vila Dias, Parque e Salgado Filho.
O serviço de esterilização cirúrgica de animais caninos e felinos, como método oficial de controle populacional desses animais, é oferecido gratuitamente pela Prefeitura Municipal do Rio Grande, por meio da Unidade Móvel de Castração (Castramóvel) da Coordenadoria Municipal de Defesa dos Direitos dos Animais (CMDDA).
Para realizar o agendamento da castração é necessário ser maior de 18 anos e morador de um dos bairros da Zona 2. Cada pessoa terá direito a apenas uma ficha e não poderá retirar fichas para terceiros. É necessária a apresentação dos seguintes documentos: Carteira de Identidade, CPF, comprovante de residência atualizado e inscrição no Cadastro Único. Além disso, cidadãos e cidadãs que moram sozinhos e que vivem em situação de rua também podem efetuar o cadastro.
O agendamento será realizado no ato da entrega das fichas, portanto, não é necessário levar o animal nesse dia. Outras informações estão disponíveis diretamente com a Coordenadoria Municipal de Defesa dos Direitos Animais, através do telefone 3233-7275 e no anexo ao final da matéria.
Em caso de cancelamento ou desistência, o responsável deve avisar com antecedência mínima de 48 horas, através de contato presencial ou telefônico diretamente com a Coordenadoria Municipal de Defesa dos Direitos Animais. Em caso de não cumprimento, a cirurgia não será remarcada sob hipótese nenhuma.
SOBRE A COORDENADORIA
Criada através da Lei Municipal n° 7.581 de 1° de abril de 2014, a Coordenadoria Municipal de Defesa dos Direitos Animais promove no município do Rio Grande, ações educativas, esterilização cirúrgica de cães e gatos, verificação de denúncias de maus tratos aos animais e o atendimento clínico de animais em vulnerabilidade.
Até o mês de outubro de 2018, o balanço de atividades da Coordenadoria registrou 5.834 castrações de cães e cadelas, bem como de gatos e gatas. Além de 521 verificações de denúncias de maus-tratos aos animais (as verificações têm caráter educativo e são realizadas pelos médicos veterinários).
Dentre as atividades, nesse período também foram realizados 965 atendimentos clínicos de animais em vulnerabilidade e 129 acompanhamentos à Vigilância da Raiva.