Em sua 6ª edição, a Olimpíada de Língua Portuguesa 'Escrevendo o Futuro' será realizada em 2019. Uma das novidades desta edição é a inclusão de um novo gênero: o documentário. À partir disso, professores e estudantes de todo o Brasil contarão com o apoio do Escrevendo o Futuro – que já está elaborando um caderno de orientação – para a produção de documentários em sala de aula. Dessa forma, o Programa tem investido na publicação de materiais como forma de antecipar e subsidiar esse trabalho. A revista Na Ponta do Lápis, disponibiliza os artigos “Práticas documentárias na escola, em busca de novos olhares” e “As práticas de linguagem contemporâneas e a BNCC” e uma entrevista com Estela Renner, cineasta e sócia-fundadora da produtora Maria Farinha Filmes.
No início de 2018, o Programa 'Escrevendo o Futuro' convidou cerca de 150 professores semifinalistas de 2016, para elaborarem uma sequência didática para a escrita de um roteiro de documentário. Muitos professores aceitaram o desafio e receberam orientações assim como uma série de indicações de materiais para desenvolverem seus projetos. Após esse processo de interlocução, quatro sequências didáticas foram selecionada e o Programa Escrevendo o Futuro publicou as SD’s das professoras Maira Andréa Leite da Silva (Vera Cruz – RS), Alessandra Cegobia de Andrade (Presidente Médici – RO), Michele Mendes Rocha (Santa Maria – RS) e Rosa Maria Martins Pereira (Rio Grande – RS).
A Professora Rosa Maria Martins Pereira, da E. M. E. F. Cristóvão Pereira de Abreu, localizada na Ilha da Torotama, já participou de todas as edições da Olimpíada de Língua Portuguesa 'Escrevendo o Futuro'. A sua Sequência Didática para Produção de Documentário leva o nome de “Carnaval Torotameiro – a história e a glória dos blocos e cordões”.
“O Programa Escrevendo o Futuro valoriza o trabalho de escrita de professores e alunos, além de ser uma formação para professores. Ao longo do ano, oferecem cursos online, oficinas presenciais na ocasião das semifinais da OLPEF, tanto a professores como a estudantes. Valoriza nossas práticas. Fui vencedora na última OLPEF, no Gênero Crônica, em relato de experiência. Fui convidada para fazer outro relato em 2017, juntamente com outros 150 professores semifinalistas e aceitei o desafio. Minhas alunas, às quais chamava de cinco Marias, decidiram fazer crônicas sobre as sirizeiras e fui uma das dez escolhidas para apresentar meu trabalho em São Paulo, no ano passado", afirma a professora Rosa Maria.
Salienta ainda que: "Neste ano, quando fui convidada a participar do Gênero Roteiro de Documentário, o qual não conhecia, me senti desafiada a aprender algo novo. Recebi todo suporte bibliográfico da OLPEF e me dediquei a explorá-lo. Percebi que o gênero despertou o gosto dos alunos e que eles se apropriaram do vocabulário técnico, das pautas, das escolhas importantes que surgiam enquanto trabalhávamos o roteiro do documentário, e me senti gratificada e agradecida aos estudantes que aceitaram o desafio e a OLPEF por proporcionar formações tão pertinentes”, finaliza.