Na manhã desta segunda-feira (15) a casa da Dona Gilda, homenageada pelo programa Rio Grande Eu Amo Eu Cuido e entusiasta de causas sociais e ambientais no município, recebeu uma intervenção de grafite. A ação contou com o apoio da Secretaria de Município do Meio Ambiente (SMMA), do Projeto BGV Rolezinhos e do artista Lucas Stuczynski, graduando do curso de Gestão Ambiental da Universidade Federal do Rio Grande (FURG).
Dona Gilda é voluntária social e idealizadora do projeto “Mãos que fazem arte”, responsável por promover oficinas de artesanato com materiais recicláveis para um grupo de crianças moradoras do bairro Castelo Branco. Há 7 anos, a senhora também atua como monitora voluntária do “Projeto Pé na Areia – Educadores Ambientais Mirins” da SMMA.
O artista responsável pela execução da obra, Lucas Stuczynski, ressalta como é importante esse tipo de ação social para “trazer um pouco de alegria e felicidade para toda a comunidade, não só para a Dona Gilda, pois acaba atingindo outras pessoas”, comenta.
A voluntária complementa dizendo que a obra vai beneficiar a comunidade tanto quanto as paradas de ônibus do Projeto Arte na Parada e os painéis de graffiti no Bairro Getúlio Vargas, do Projeto BGV Rolezinhos. Durante a grafitagem, olhares atentos e curiosos de gente de todas as idades observavam a construção dos desenhos. “Nosso objetivo é incentivar a cultura, mas também a educação para as crianças. Elas precisam ser educadas para que o ambiente delas seja preservado e que elas aprendam desde cedo a preservar”, finaliza Dona Gilda.
Assessoria de Comunicação / PMRG