A Secretaria de Aeroportos de Aviação informou na última semana que o projeto para liberação do Edital de Licitação da Ampliação do Aeroporto em Rio Grande foi aprovado. De acordo com Alexandre Lindenmeyer o anúncio reforça a iniciativa do Executivo em articular com os Governos Federal e Estadual através de diversas reuniões realizadas nos últimos meses, além da notícia ser extremamente positiva para a cidade do Rio Grande.
Segundo o prefeito, Alexandre Lindenmeyer, na última reunião ocorrida em janeiro na cidade de Brasília ficou definido que em Maio será lançado o Edital de Licitação e o Aeroporto Gustavo Cramer, considerado o primeiro dos 270 terminais brasileiros a ser contemplado com a licitação.
Ainda, o crescimento do Município nos últimos anos vem se justificando pelos diversos investimentos em infraestrutura. "Rio Grande tem uma demanda extraordinária não só pelo Porto do Rio Grande, como também pelos parques industriais da região Sul", explicou. O prefeito reitera que na próxima terça-feira (28), estará em Brasília, onde tratará de diversos assuntos inclusive do Edital de Licitação do Aeroporto do Rio Grande.
Conforme informações da Aviação Civil em três anos e meio haverá cerca de R$ 401,6 milhões em investimentos, nos 40 aeroportos regionais. Outros R$ 378 milhões estão sendo executados no âmbito do Plano de Aviação Regional, o qual prevê melhorias em 270 aeroportos regionais brasileiros. O programa igualmente contém outros objetivos, entretanto o principal é garantir que 95% dos brasileiros tenham um aeroporto a menos de 100 quilômetros.
AEROPORTO
Ainda, o aeroporto rio-grandino terá um novo pátio, com mais de 23 mil metros quadrados e capacidade para operar nove aeronaves simultaneamente.
O processo de licitação deverá ser por Regime Diferenciado de Contratação (RDC) com prazo estimado de mais 30 dias, após a publicação do edital.
INFORMAÇÕES:
- Aeroporto Código C3 - Operação por instrumentos IFR diurno /noturno com implantação de VOR, Estação Meteorológica de Superfície, estação de rádio EPTA, PAPI e casa de força;
- Implantação de novo pátio de aeronaves com 23.784,00m, com posição para até oito aeronaves comerciais de grande porte (família Boeing 737 e Airbus 419 e 420);
- Implantação de Seção contra incêndio nível 5, de área total 4.148 m, sendo 290m de área construída;
Redigido por: Raquel Carlucho