O Simpósio foi criado com a intenção de levar conhecimento e esclarecimento à comunidade do Rio Grande e região, trazendo sempre a cada edição temas diferentes, que servem para informar a sociedade sobre a cultura, a história e a religião de Umbanda.
Nesta 3ª edição as palestras trazem temas pertinentes à religião Umbanda, para que tanto os adeptos quanto os leigos possam conhecer e tirar dúvidas quanto às lacunas não preenchidas.
A primeira palestra é “A Umbanda e O meio Ambiente”, apresentada por Cristiano Ávila, Sacerdote umbandista, Criador de diversos projetos na área cultural e social e Presidente e Fundador do Núcleo Cultural Aruanda.
A palestra trará conceitos novos sobre como não agredir ou sujar o meio ambiente com oferendas, formas de compostagem e elucidará como a religião e o costume Afro Umbandistas é de preservação do meio ambiente.
A segunda palestra “Umbanda como preservá-la”, será apresentada pelo Irmão Glênio, conhecidíssimo no Rio Grande do Sul por suas palestras sobre a história da Umbanda no sul, um grande conhecedor e um dos mais antigos sacerdotes da religião. Este trará formas de como evitar que falsos praticantes destruam os costumes e tradições da religião e sua cultura.
A terceira palestra “A Umbanda uma Religião Democrática” apresentada pelo Teólogo de formação, Teólogo Afro centrado da Tradição de Matriz Africana, Afro Umbandista e Indígena, que abordará assuntos de como a religião e a cultura umbandista é acolhedora, pois é uma religião que trata de seus ancestrais índios, africanos, ciganos, nordestinos, entre outros povos estigmatizados pelas sociedades.
A última palestra “Crianças e jovens na Umbanda” apresentada pelo Radialista e sacerdote, Carlos Alberto de Pelotas. Trará exemplos de como fazer com que as crianças e jovens possam aprender e se identificar com a cultura e religião de Umbanda. O evento ainda contará com três exposições:
a) A primeira exposição trata-se de um trabalho de doutorado do Professor de história Gerônimo Lima, o qual acabou incorporando seu trabalho aos projetos do Núcleo, criando em parceria um acervo histórico, fotográfico e documental sobre a cultura e religião de Umbanda na cidade e região, exposição da carta do fundador da Umbanda no Rio Grande do Sul, o rio-grandino Otacílio Charão, datada de 1931, além de diversas fotos antigas.
b) A outra exposição será de desenhos feitos a mão pela jovem Joana, desenhos com ênfase na cultura afro. Ela esta fazendo parte de um projeto de grupo de jovens talentos que o núcleo esta formando.
c) A terceira exposição é de Cesar Augusto, com o nome de Olhos de Água Desenhos Realistas, este jovem através de uma técnica traz desenhos extremamente realistas, também ligados a cultura negra e Afro Umbandistas.