Foi aberta oficialmente a safra da Anchova pelo executivo municipal juntamente com a Secretaria da Pesca, através do Programa Rio Grande Polo Pesqueiro, neste dia (15), na 4ª Secção da Barra, onde também aconteceu o lançamento da 2ª Festa da Anchova e 278ª Festa de São Pedro, Festa do Pescador que é no dia 29 de junho, feriado do Padroeiro da cidade do Rio Grande.
Em 2013, a luta dos armadores objetivou a autorização para a captura da anchova como espécie-alvo, durante a safra. A anchova, nesta modalidade era considerada fauna acompanhante e a pesca dela estava limitada em 5% do volume total do desembarque.
O secretário Ederson Silva, agradeceu a presença de todos principalmente do proprietário da Distribuidora que cedeu espaço e recepcionou os presentes, na Barra, o seu Jerry além do Banco do Brasil, parceiro nas demandas e iniciativas da Pesca em Rio Grande e região.
Ele relembrou a luta do executivo com os armadores em 2013, que resultou na liberação da Safra da Anchova que segue até o dia 30 de agosto. Para Silva, foi uma conquista significativa para o equilíbrio e a sustentabilidade econômica da pesca de emalhe.
Silva, afirma que a Portaria Interministerial 03, de 12 de julho de 2013, estabelece critérios e padrões para a pesca de anchova, corvina, pescada, castanha, abrótea e fauna acompanhante, praticada com o emprego de redes de emalhe no litoral do Rio Grande do Sul. Ainda de acordo com ele “estamos buscando valorizar a tradição do setor, através do executivo, governo do estado e entidades representativas”.
De acordo com o prefeito Alexandre Lindenmeyer, “o lançamento da safra demonstra o trabalho que estamos fazendo em conjunto com o setor da pesca que assumimos como estratégia do nosso governo”. Segundo o prefeito, ainda temos muito a fazer, mas já conseguimos a regulamentação desta captura que vem ao encontro de uma luta, que é fortalecer a frota de pesca do Rio Grande e São José do Norte, que ao longo do tempo estava perdendo espaço.
Lindenmeyer frisou que o setor pesqueiro deve ser revitalizado e não pode ser esquecido. Além disso, o executivo tem o desafio de fortalecer a pesca buscando soluções a curto, médio e longo prazo para que os pescadores possam viver da sua produção.
O padre Rafhael Pinto, da Mitra Diocesana, saudou os presentes e abençoou a abertura da safra lembrando a importância da valorização das iniciativas que o executivo vem desempenhando em prol dos pescadores e da comunidade em geral.
A Coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento Social e Econômico da FURG (NUDESE), Lucia Nobre, disse que “a FURG como uma Universidade Pública, Gratuita e de Qualidade é uma referência social em apoiar diversos setores, inclusive às atividades da Pesca. A Coordenadora afirmou que a Universidade vem incentivando projetos que envolvam a comunidade e levem benefícios para a população como um todo”.
Daniel Melo, representante do Sindicado dos Armadores de Rio Grande, agradeceu ao executivo pelas oportunidades concedidas através de diversos diálogos que resultaram em negociações positivas para o setor.
“Como sobrevivemos da Pesca as últimas conquistas foram fundamentais para observarmos a importância da União entre todos os setores, relatou o representante da Associação dos Pescadores da Vila São Miguel”, Louredi Borges.
Já o Gerente de Negócios do Banco do Brasil, (BB) Glênio Bolivar, salientou que a Pesca é uma grande cadeia produtiva, e que o BB é um parceiro e está de portas abertas para os pescadores artesanais e demais empresas daquela localidade.
O deputado federal, Fernando Marroni (PT-RS), ressaltou que só se consegue alguma vitória com luta e interferência política contribuindo assim no processo de reconhecimento da pesca.
Para a deputada estadual, Miriam Marroni (PT-RS), "existe a importância das negociações com o Governo do Estado, onde todos devem se envolver nas questões dos pescadores para garantir através de incentivos ao setor pequeiro vitórias".
Após as intervenções foi assinado o Termo de Cooperação entre o executivo, a Mitra Diocesana, a Associação dos Pescadores da Vila São Miguel, a Cooperativa dos Pescadores da Vila São Miguel e Colônia de Pescadores Z1. O termo tem como objetivo distribuir as responsabilidades com as entidades que organizam a 278ª Festa do Pescador.
Estiveram presentes no lançamento representantes do executivo e secretários, pela Mitra Diocesana, o Padre Rafhael Pinto, o gerente de Negócios do Banco do Brasil, Glênio Bolivar, representando o Sindicato dos Armadores da Pesca em Rio Grande, Daniel Melo, pela Associação dos Pescadores da Vila São Miguel, Louredi Borges, a Coordenadora do Núcleo de Desenvolvimento Sócio Econômico, (NUDESE) Lucia Nobre, os vereadores Cláudio Costa, Luiz Francisco Spotorno ambos do (PT), Nando Ribeiro (PCdoB), Flávio Vigilante (PSB), o deputado federal, Fernando Marroni (PT-RS), a deputada estadual, Miriam Marroni (PT-RS), o representante da 4ª Secção, João da Barra e o Padre Adriano da Igreja daquela localidade. Logo após a assinatura do Termo de Cooperação foi servido um almoço para os presentes.