Um projeto desenvolvido por uma equipe de médicos, enfermeiros e agentes de saúde da Unidade Básica de Saúde da Família PPV do Bairro Castelo Branco está se tornando referência na atenção aos cuidados paliativos. Trata-se do projeto “Estar ao Seu Lado - Cuidados Paliativos na Atenção Primária” coordenado localmente pelo médico de família Dr. Santiago Rodríguez Corrêa. Hoje, dia 22 de junho, se comemora o nascimento de Damy Cicely Saunders, médica que realizou, no mundo, um trabalho pioneiro em relação à prática de cuidados paliativos.
Cuidado Paliativo é espécie de cuidado prestado ao paciente em estado terminal. Neste tipo de atenção é necessária uma linha de cuidado que ofereça conforto para o paciente e também apoio aos familiares, por meio de uma rede de apoio específica.
No Município o Cuidado Paliativo é pensado como um problema de saúde pública, visando ações que diminuam o sofrimento de quem tem uma doença avançada com grande carga de sofrimento e necessidades a serem supridas.
O secretário de Saúde de Rio Grande, Maicon Lemos, reiterou o pioneiro do trabalho desenvolvido na Rede Pública de Saúde do Município. “O trabalho desenvolvido pela equipe daqui de Rio Grande é pioneiro no município e estado. Pela sua qualidade de atendimento, hoje temos vários trabalhos apresentados pelo grupo de atuação do projeto em eventos e até mesmo congressos internacionais”, destaca.
Atuação da equipe
Os pacientes acompanhados pela equipe da UBSF do Bairro Castelo Branco geralmente são pacientes oncológicos. O acompanhamento é realizado com suporte medicamentoso, curativos e psicológicos, dando ao paciente em estado terminal condições de conforto e, ao mesmo tempo, conscientizando as famílias sobre as fases de vida.
O Cuidado Paliativo foi incluso no Plano Municipal de Saúde 2018-2021. Entre as ações desenvolvidas pelo projeto está a implementação de uma ferramenta de identificação de pessoas que podem precisar de cuidados paliativos em Rio Grande.
Assessoria de Comunicação/PMRG