O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG), filial da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) – empresa pública vinculada ao Ministério da Educação – desde 2015, informa a situação quanto ao desabastecimento ocasionado pela paralisação dos transportes de carga:
1) Nutrição: Há estoque de carnes para 10 dias e de alimentos não-perecíveis para sete dias. Os hortifrutigranjeiros são adquiridos diariamente, dentro da disponibilidade da oferta local. Desde segunda-feira, 28 de maio, a alimentação é disponibilizada somente aos pacientes internados.
2) Gás GLP: Consumo racionado, estimativa de estoque para 10 dias.
3) Oxigênio: As entregas ocorreram sem transtornos e dentro dos prazos previstos.
4) Material de higienização: Alguns itens em falta, mas sem comprometer a limpeza e a higienização do HU.
5) Roupas Hospitalares: A prestação do serviço de lavanderia e processamento de roupas hospitalares foi normalizado com uso da placa de identificação (fornecida pelo Hospital) no veículo de entrega.
6) Medicamentos: É realizado o acompanhando caso a caso, alguns itens poderão apresentar faltas que serão solucionadas com empréstimos e/ou substituições.
7) Insumos médico hospitalares: A situação é idêntica à dos medicamentos. O Setor de Suprimentos está rastreando as entregas para buscar apoio na PRF, visando a chegada das cargas.
9) Lixo: O lixo comum foi recolhido na segunda-feira, 28 de maio. O resíduo hospitalar está acumulado há cerca de sete dias, aguardando coleta entre o final da tarde de hoje (29) e a manhã de quarta-feira (30).
As internações, exames, procedimentos e demais serviços continuam a serem realizados normalmente, mas este quadro pode ser alterado a qualquer momento, pois o estoque de insumos está baixo e o deslocamento de profissionais fica comprometido em alguns horários. O HU-FURG/Ebserh apesar de todas as dificuldades, continua empenhado em realizar um atendimento humanizado e de qualidade a toda população, bem como em preservar a integridade de seus colaboradores.
Superintendência do HU-FURG/Ebserh?