Na tarde desta segunda-feira (9) reuniram-se na Casa dos Conselhos, na Rua Marechal Floriano Peixoto, nº5, os organizadores do evento que ocorrerá no dia 18 de maio, Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. A ação alusiva, que tem o apoio da Secretaria de Município da Cidadania e Assistência Social, ocorrerá a partir das 13h principalmente em frente ao Paço Municipal, porém com outras atividades pela cidade.
Estiveram presentes na reunião Andréa Stifft, psicóloga e coordenadora do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social), Reginaldo Rodrigues, Conselheiro Tutelar, Claudia Simão, Assessora administrativa do CREAS/SMCAS, Angela Pietro, coordenadora da Proteção Especial de Média Complexidade, Fabiane dos Santos Soares, assistente social com serviço especializado em abordagem social, Jéssica Pereira, assistente social/ CREAS, Marcelo Rossoni, educador social com serviço especializado em abordagem social e Queli Schenkel, coordenadora Serviço Social do Transporte (SEST) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT).
Na reunião, foi discutida a programação da ação. No dia do evento haverá panfletagem informativa sobre o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, um show musical com o artista Marcelo Vaz, aulão de zumba com a professora Denise da escola Geração Eleita, espaço recreativo para as crianças com pinturas e hora do conto, distribuição de mudas de árvores (parceria com o Horto do Povo Novo), atividades com estudantes de fisioterapia da Faculdade Anhanguera, além de uma divulgação dos cuidados que devem ser tomados em relação ao abuso e exploração infantil, feito pelo CEP-RUA FURG.
Além dessas ações feitas em frente à Prefeitura Municipal, ocorrerão atividades em outras localidades da cidade, como uma palestra voltada para o tema na E.M.E.F. João de Oliveira Martins, no Bairro Castelo Branco, no dia 17 de maio. No dia 18, na Faculdade Anhanguera, às 19h ocorrerá uma roda de conversa sobre o documentário “Canto de Cicatriz”, com alunos dos cursos de direito e psicologia. Também haverá panfletagem em áreas como Rua Henrique Pancada, Postos de Combustível da BR 392, Av. Roberto Sokowisk, Praça Tamandaré, Estiva, Vias 1 e 9, além dos arredores da Prefeitura.
Segundo a coordenadora do CREAS, Andréa Stifft: “O objetivo do evento é estimular a comunidade e a sociedade como um todo a prevenir, através de ações, a situação de violação de direitos, com todo um cuidado para marcar esse dia bastante importante pra quem trabalha na área”, ressalta.
Assessoria de Comunicação/PMRG