As famílias atingidas pelas intempéries no Município poderão solicitar a habilitação para o saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) até o dia 20 de janeiro. O mutirão na Prefeitura para atendimento aos trabalhadores com direito a realizar o saque termina amanhã, dia 18 de dezembro. Mas os atendimentos continuarão a ser realizados, exclusivamente, nas agências da CAIXA Econômica Federal, de segunda a sexta-feira, das 10h às 15h.
A data de 20 de janeiro é o prazo máximo para solicitar o saque do benefício. O reconhecimento do decreto municipal sobre a Situação de Emergência no Município foi homologado no dia 23 de outubro. A partir desta data, aqueles que foram atingidos pelas intensas chuvas e/ou granizo tem 90 (dias) para buscar o direito ao saque do FGTS. Portanto, o prazo limite é a data de 20 de janeiro.
Para o atendimento na CAIXA Econômica, são necessários os documentos já listados desde o início dos atendimentos, além do preenchimento do requisito fundamental para realizar o saque: ter quantia na conta do FGTS e residir, comprovadamente, em área atingida e informada pela Defesa Civil de Rio Grande.
Documentos necessários (originais e cópias)
-Carteira de Identidade (também são aceitos carteira de habilitação, passaporte e novo modelo da carteira do trabalho);
- Comprovante de residência em nome do trabalhador (conta de luz, água, telefone, gás, extratos bancários, carnês de pagamento). Deve ser apresentando apenas UM comprovante de residência e este deve estar datado ENTRE o período de 23/05 e 23/09;
- Cadastro de Pessoas Físicas (CPF);
- Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) ou CNIS (a ser retirada no INSS) ou CAGED (a ser retirada no Ministério do Trabalho);
- Cartão do Cidadão (opcional);
Assessoria de Comunicação/PMRG