5
JUL

Notícias

SAÚDE E EDUCAÇÃO INTEGRADAS PARA PROPORCIONAR ATENDIMENTOS OFTALMOLÓGICOS AOS ALUNOS DA REDE PÚBLICA


Nos últimos dos dias o consultório itinerante do Olhar Brasil - Programa Saúde na Escola (PSE) realizou atendimentos para aproximadamente 120 alunos de diferentes instituições de ensino da rede pública riograndina. A ação realizada proporciona aos educandos consultas com médico oftalmologista e, se necessário, o aluno recebe óculos gratuitamente para correção da visão.

 

Proposta

A proposta dos ministérios da Educação e da Saúde tem o objetivo de proporcionar acesso aos atendimentos oftalmológicos para os alunos da rede pública de ensino.

O Ministério da Educação forneceu os containers, através da Universidade Federal do Rio Grande (Furg), e o espaço na Escola Cidade do Rio Grande para abrigar toda infraestrutura do consultório itinerante. O Ministério da Saúde, através da Secretaria de Município da Saúde (SMS), proporcionou a equipe técnica – médico e enfermeiro - que realiza os atendimentos.

 

Processo de atendimento

Foi fornecido aos professores da rede pública de Rio Grande capacitação para realização do teste de acuidade visual nos alunos. Essa triagem inicial e o preenchido do Questionário de Saúde devem ser realizados diretamente na escola. Depois disso o estudante e o responsável devem comparecer na unidade de saúde mais próxima para o agendamento da consulta.

No consultório itinerante a criança realiza novo teste de visão com o médico responsável. Caso exista necessidade de utilização de óculos corretivo o estudante será encaminhado ao container de ótica para escolher a armação adequada ao seu rosto. No prazo de aproximadamente 15 dias os alunos já recebem, gratuitamente, as lentes que ajudarão a enxergar melhor o mundo onde vivem. Além disso, é altamente recomendado que sejam realizadas revisões anuais.

 

O outro lado

O oftalmologista de Bagé, Antonio Jorge Santos, deixa seu consultório na região da Campanha gaúcha todos os meses e vem até Rio Grande atender os estudantes do programa. Segundo o profissional cerca de 40% das consultas geram encaminhamentos para óculos. No entanto Santos relata que em junho deste ano surpreendeu-se ao diagnosticar um dos pequenos pacientes com cinco graus de miopia. “Na vida daquele aluno o óculos realmente fará muita diferença. Ele poderá ver outro mundo porque provavelmente tinha dificuldades graves de aprendizagem e relacionamento”, relatou. O médico garante que casos como este tornam a atividade recompensadora. “Muitas dessas crianças que atendo estão aguardando consultas há dois ou até três anos e merecem todo nosso carinho e atenção”, completa.

 

Resultados

Segundo a secretária da SMS, Vera da Silva, o objetivo é aprimorar o desempenho dos estudantes em sala de aula e, sobretudo aprimorar a qualidade de vida dos pequenos. “Quando iniciamos o programa identificamos uma grande demanda reprimida em atendimentos oftalmológicos infantis e hoje podemos comemorar o sucesso dessa atividade que é resultado de muito trabalho de todos os envolvidos”, disse.

A equipe alegra-se com o diagnóstico de que a unidade riograndina está entre as que prestam mais atendimentos das 41 existentes no Brasil. Os atendimentos no consultório itinerante ocorrem mensalmente em mutirões que ocorrem sexta e sábado atendendo aproximadamente 120 crianças. Em cinco meses já foram realizadas 350 consultas e distribuídos 130 óculos.

 

Nova visão

Karina Cardoso da Silva, de apenas 13 anos, reclamava para a família e para os professores das frequentes dores nos olhos que sentia ao forçar para conseguir enxergar. Depois do atendimento no consultório itinerante a jovem escolheu a armação cor de rosa de seu novo óculos e saiu mais feliz com a notícia de que em breve conseguirá ver sem esforço. “Achei muito legal. Vai ser muito bom para a escola”, disse a pequena que precisa de grau 0,5 em suas lentes.

 

Redigido por Mariana Santos


Fotos da Notícia


  •  - Crédito: Mariana Santos

    - Crédito: Mariana Santos

  •  - Crédito: Mariana Santos

    - Crédito: Mariana Santos

  •  - Crédito: Mariana Santos

    - Crédito: Mariana Santos

  •  - Crédito: Mariana Santos

    - Crédito: Mariana Santos

  •  - Crédito: Mariana Santos

    - Crédito: Mariana Santos

  •  - Crédito: Mariana Santos

    - Crédito: Mariana Santos

  •  - Crédito: Mariana Santos

    - Crédito: Mariana Santos

  •  - Crédito: Mariana Santos

    - Crédito: Mariana Santos





* separar os emails por vírgulas
  
Facebook Twitter Flickr

Prefeitura do Rio Grande

Largo Engenheiro João Fernandes Moreira, S/N
CEP: 96200-015 :: Telefone: (53) 3233.8400